Passo a passo: veja como fazer um planejamento financeiro empresarial
Criar um planejamento financeiro empresarial eficaz é fundamental para a empresa que busca se desenvolver e aumentar sua competitividade no mercado, tendo em vista ser uma prática importante para projetar gastos e lucros, entender a real situação econômica do negócio e estabelecer as melhores estratégias para mantê-lo saudável, lucrativo e atingir os resultados esperados.
No entanto, você sabe como elaborá-lo de forma adequada, de forma a utilizá-lo para manter um melhor controle sobre a empresa e aprimorar as tomadas de decisões e implementar ações mais acertadas? Leia este conteúdo e veja as dicas que preparamos!
Reconheça a real situação do negócio
Para começar a elaboração de um bom planejamento financeiro empresarial, é necessário entender o cenário atual do negócio. Esse é o momento de analisar de forma detalhada todas as finanças para se certificar de que tem condições de quitar todas as despesas;
É preciso realizar um levantamento dos recursos que tem em caixa e os valores a receber dos clientes, estoque de itens, capital de giro, contas a serem pagas, além de criar uma lista dos produtos com mais saídas.
Com essas informações em mão, é possível compreender os custos que estão influenciando no orçamento, entender as mercadorias com maior margem de lucros e priorizá-las na hora das compras.
Defina os objetivos e metas
Depois do levantamento, fica mais claro quais são os problemas que precisam ser solucionados para a obtenção de melhores resultados. Então, é preciso estabelecer objetivos e metas para superar esses desafios.
Caso identifique que está gastando muito com certas despesas, você pode buscar medidas para reduzir esses custos, e evitar que os impactos no orçamento possam afetar a competitividade da organização. Esses objetivos e metas precisam atender os seguintes critérios:
- quantificáveis e realizáveis;
- cumprir com um tempo preestabelecido;
- listar expectativas concretas.
Também precisam ser registrados como forma de contribuir para a mensuração do sucesso, além de passar por uma revisão periódica para realizar alterações e assegurar que continuem relevantes para o negócio.
Separe os dados
Coletar dados é outra ação importante. Com a realização dessa etapa, fica mais simples compreender o contexto atual com certas informações básicas e depois fazer perguntas que vão levar à execução de um planejamento efetivo.
Além disso, os dados precisam ser revisados para garantir números precisos e que possam ser utilizados com segurança nas futuras decisões. Ao separar os dados, eles podem ser segmentados da seguinte forma:
- qualitativos: disponibilizam informações gerais a respeito das metas e objetivos de uma organização, quais riscos de realizar um investimento, entre outros;
- quantitativo: fornece dados mais específicos, sobre detalhes da situação financeira, como investimentos, pagamento de impostos, fluxo de caixa e demais.
Trace um plano de ação
Quando uma companhia cria o seu plano estratégico, cada setor desdobra objetivos e metas relacionados ao departamento em planos táticos de ação, que tem como finalidade transformar as práticas em realidade na rotina da empresa.
Esses planos apresentam um custo e precisam de investimentos, por este motivo, para realizar o planejamento financeiro empresarial, é necessário apurar cada área e quanto eles vão custar. Sendo assim, estipule os impactos no orçamento nos próximos meses, inserindo as despesas em grandes projetos, como a aquisição de maquinários.
É importante compreender totalmente o plano de ação sugerido, realizar todas as perguntas nesse estágio, para entender se será possível cumprir com todas as questões, como:
- possibilidade de aumento de preços;
- preços praticados com os fornecedores;
- pesquisa com os clientes para entender o mercado do ramo de atuação;
- análise dos concorrentes, com estratégias e preços que eles adotam, entre outros.
Esses pontos vão variar bastante dependendo do negócio e por qual período está projetando cada ação. O ideal é selecionar cada fator conforme o que realmente está mapeado como foco principal para o setor financeiro.
Controle o fluxo de caixa
Fazer o registro de todo dinheiro que entra e sai da organização é essencial para que possa continuar controlando as finanças. Após realizar o levantamento do cenário atual da empresa, é necessário continuar acompanhando o seu desenvolvimento.
Para simplificar essa ação, você pode contar com ferramentas capazes de automatizar o controle de fluxo de caixa. Com isso, a atividade pode ficar mais simples e ágil, além de reduzir ou eliminar falhas que ocorrem com planilhas manuais.
Trabalhe diferentes possibilidades
Para a execução de um planejamento efetivo, é fundamental criar uma previsão de faturamento para os próximos meses, com fundamento em dados de receitas dos anos anteriores e estimativas de mercado.
Ao utilizar dados realistas, é possível projetar os resultados da empresa em cenários diversos, como aumento da demanda, tempos de crises, entre outros. Assim, fica mais fácil se preparar para diferentes situações e se adaptar para passar por esses momentos de forma tranquila.
Revise o planejamento
Para finalizar o processo de elaboração do planejamento financeiro empresarial, é preciso fazer a revisão das estratégias implementadas com frequência. Para isso, com o decorrer do tempo, faça uma comparação dos resultados obtidos com as projeções para entender se está no caminho certo ou se é necessário adequações.
Esse acompanhamento colabora para a detecção de problemas financeiros antes que o orçamento saia do controle. Por isso, esse plano precisa ser flexível, já que os erros devem ser ajustados ao longo do desenvolvimento das fases do planejamento financeiro.
Agora que você já sabe como elaborar um bom planejamento financeiro empresarial, também é importante ressaltar como a tecnologia pode ajudar nesse sentido, já que por meio dela é possível controlar as finanças de forma mais acertada, otimizar o tempo e minimizar erros humanos. Isso porque, existem diversos mecanismos disponíveis no mercado para agilizar as atividades do dia a dia e simplificar os planos de ação.
Nesse sentido, a Oriontec pode ser uma grande aliada, tendo em vista se tratar de uma empresa dedicada a criar, desenvolver e oferecer soluções em automação comercial, totalmente alinhadas com as principais necessidades do mercado, com foco na contrição de produtos, serviços e processos capazes de melhorar as operações da empresa dos seus clientes.
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