Tendências tecnológicas para o setor supermercadista em 2022
A inovação tecnológica é infinita, não limite para novas possibilidades e criações que podem facilitar variadas ações do dia a dia. A cada dia uma nova tecnologia surge para que possamos explorar coisas que há anos pareciam tão distantes, desde o segmento de fabricação de pote biodegradável aos pequenos comércios locais.
São ferramentas, técnicas e dispositivos que nos auxiliam na resolução de problemas e tomada de decisões, muitas vezes, diminuindo o custo e tempo que gastaríamos no processo se não tivéssemos essas inovações.
Tendência tecnológicas
A inovação tecnológica vai além de aplicativos, sistemas e produtos criados para a rotina em cada, nos estudos e diversão, está presente em aspectos profissionais, e são capazes de aumentar a produtividade e receita desde grandes indústrias de compressor parafuso a montadoras internacionais.
É preciso conhecer as necessidades de todos os relacionados ao processo, colaboradores, clientes e fornecedores. O primeiro passo é idealizar, descobrir novas ideias e soluções, a realização de um brainstorm pode ser muito benéfica neste momento do processo.
Claro que nem todas as ideias poderão ser aproveitadas e implementadas dentro do empreendimento, mas avalie uma a uma com a mesma importância. Analise passo a passo, os prós e contras, custos e rentabilidade que possibilitariam, tal como as despesas e investimentos para implementação.
Depois de idealizado, selecionado, testado e aprovado, chegou a hora de colocar no mercado sua inovação, produzir e comercializar, de forma que atenda diversos perfis e públicos e necessidades de consumidores.
Setor supermercadista para 2022
Entendemos que as inovações tecnológicas chegam para todos os setores, sem exceção, de fábricas de batedeira industrial aos supermercadistas. Abaixo, listamos 4 dessas inovações que prometem se destacar a partir do próximo ano.
Uma das maiores preocupações acerca dos empreendimentos é o meio ambiente, e não é diferente nos supermercados. Apesar de não ser um tema novo, é uma questão que veio à tona nos últimos tempos, e com isso, cada vez mais pessoas se preocupam e passam a colocar em prática ações de consumo que causam o menor impacto possível ao universo.
Portanto, é essencial acompanhar essa mudança e adequar no espaço de compra do consumidor, atualizando estruturas e serviços.
Outro ponto que tem se destacado e ganhando mais adeptos é a compra online, supermercados digitais, que possibilitam uma lista de compra e entrega na porta de casa, com todo conforto, comodidade e, muitas vezes, um valor menor do que no espaço físico.
Depois de tanto tempo sobrevivendo em uma pandemia, evitando contato físico, lugares fechados e cumprindo orientações de segurança, o ar fresco se tornou um dos bens mais valorizados. Investir em espaços ao ar livre é uma das maiores tendências que o coronavírus nos deixa. Ambientes mais amplos com luzes naturais e entrada de ar fresco, com certeza, estarão em alta a partir do próximo ano.
Outra herança, nada feliz, que a covid-19 nos deixa é o infinito número de pessoas desabrigadas e desempregadas. Milhares de famílias tiveram suas rendas reduzidas, muitas vezes sem sobra para se alimentarem.
Pensando no coletivo, uma das tendência para o próximo ano é o de fabricação própria, a criação de produtos similares e de tão boa qualidade quanto a marca líder, mas com propriedade da própria rede de supermercados.
Contudo, concluímos que cada novidade, cada descoberta e invenção passa por processos e adaptações, e para aplicar inovações tecnológicas em seu negócio é preciso entender cada etapa e entender quais os benefícios e desafios propostos, e mais do que isso, conhecer as necessidades dos consumidores e se colocar à frente da concorrência e se transformar.
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.