Veja o que não pode faltar em um sistema de gestão para varejo
Contar com um sistema de gestão para varejo é fundamental para a empresa que busca se destacar no mercado, tendo em vista se tratar de uma solução com foco na automação de várias atividades executadas em uma organização, gerando uma série de benefícios, como otimização dos processos, auxílio para que todas as obrigações fiscais fiquem em dia, controle de estoque, redução de erros, minimização das perdas financeiras, ajuda nas tomadas de decisões, entre outros.
Para que todas as suas vantagens possam ser usufruídas, elaboramos este conteúdo para mostrar o que não pode faltar em um sistema de gestão para varejo. Confira!
Integração
O sistema de gestão precisa ser uma plataforma para que a empresa tenha acesso a outras ferramentas. Nos dias atuais, existem soluções que resolvem pendências específicas, com foco nas operações dos estabelecimentos, como fazer a gestão financeira, realizar compras, controlar o estoque e demais.
Por isso, recursos como validador tributário, conciliador de cartões, entre outros modelos, geralmente são integrados aos sistemas. Dessa forma, esse é um aspecto que deve ser avaliado aos decidir pela melhor opção para o seu negócio.
Controle financeiro
Os dados a respeito das vendas e gerenciamento financeiro da empresa precisam estar à vista do empreendedor e do seu time. Isso possibilita um maior entendimento sobre a saúde financeira da companhia. Assim, ela permite tomar decisões mais acertadas sobre pagamentos, investimentos e aporte de recursos.
É fundamental ter uma visão abrangente do capital que entra e sai da organização, bem como dos impostos a pagar, fluxo de caixa e demais informações. Realizar tudo isso de forma manual dá muito trabalho e, por esse motivo, é necessário automatizar ao máximo a função para evitar erros.
Sistema de frente de caixa (PDV)
Na hora de avaliar as características de uma solução de gestão para o varejo é preciso estar atento ao sistema de frente de caixa, já que será um dos processos mais usados nas atividades. Então, é necessário contar com uma ferramenta de ponto de venda seguro.
Para que esse tipo de ferramenta seja considerado seguro, o manuseio pelos usuários precisa ser fácil, apresentar segurança dos dados recebidos e enviados, além de estar enquadrado às normas vigentes.
Serviço de atendimento ao consumidor (SAC)
O pós-venda é outro fator que necessita de muita atenção. Quando reclamações, sugestões e elogios são feitos pelos clientes, a empresa tem a possibilidade de fortalecer essa relação e garantir a confiança dos consumidores.
Por meio de um bom sistema é possível resolver as pendências de maneira mais ágil e segura, além de ajudar na transmissão das reclamações com fluidez para os setores responsáveis, assegurando o cumprimento dos prazos estabelecidos.
Referências de clientes
Buscar referências de clientes anteriores também é uma prática necessária, tendo em vista que essa é uma excelente forma de mensurar a qualidade da empresa.
Portanto, antes de adquirir um sistema de gestão para varejo, consulte a opinião de outras empresas, veja a reputação do fornecedor nas redes sociais, verifique as premiações e certificações recebidas.
Aderência às necessidades do negócio
O sistema deve se adequar às necessidades do negócio. Isso significa que a ferramenta precisa atender às demandas da empresa, simplificando as operações. Alguns atributos são exclusivos do setor de varejo e devem ser atendidos pelo mecanismo de forma simples e prática, além de contribuírem para o desenvolvimento da companhia.
Atendimento
Depois de implementar o sistema na empresa, o contato será feito com a equipe de suporte. Por esse motivo, observe como esse serviço é oferecido pelo fornecedor do sistema, considerando os canais disponíveis para atendimento.
Para evitar a falta de atendimento e suporte, verifique com outros usuários da ferramenta a respeito do seu funcionamento, quais são os horários disponíveis e se os responsáveis estão presentes quando os parceiros precisam.
Legislação
As normas que regem sobre a carga tributária brasileira são muito complexas e passam por mudanças com frequência. Isso influencia diretamente no sistema de gestão para varejo, tendo em vista que ele precisa estar adequado às leis.
Além de impedir a ocorrência de problemas com o Fisco, uma boa ferramenta que esteja em conformidade com as normas fiscais do varejo faz com que a organização aumente a sua produtividade e evite prejuízos originários de sanções fiscais.
Também, com esse tipo de sistema é possível otimizar o tempo, considerando que não haverá retrabalho, gerando ganho de segurança fiscal para operar com mais tranquilidade.
Estrutura
Antes de adquirir um sistema é importante averiguar a estrutura e quais equipamentos são necessários para o seu uso. Por exemplo, um software em nuvem pode contribuir com a realização de backups periódicos, proporcionando economia, além de evitar a perda de informações importantes. Outro ponto é a possibilidade de acessar dados de qualquer lugar a qualquer hora, desde que autorizado.
Implementação e treinamento
Outro aspecto a ser verificado é a forma que será realizado o treinamento, além de analisar se a empresa tem estrutura para essa capacitação. Também é possível avaliar as possibilidades que o fornecedor pode oferecer para que esse processo ocorra da melhor forma possível.
Custo-benefício
O preço também deve ser inserido nessa avaliação, tendo em vista que os custos com esse tipo de investimento influenciam na decisão de compra. Contudo, as funcionalidades oferecidas e como elas vão colaborar para a melhora dos resultados devem ser consideradas.
É necessário pesquisar o quanto os processos são otimizados e como as despesas serão minimizadas com a implementação desse sistema. Por esse motivo, realize uma estimativa financeira e calcule em quanto tempo o investimento vai alcançar os objetivos pretendidos.
Agora que você entende as vantagens que um sistema de gestão para varejo consegue proporcionar, para atingir os melhores resultados, é importante contar com o parceiro ideal, como a Oriontec, que tem uma solução completa para atender varejistas, destacando seus maiores diferenciais.
Além disso, se trata de uma empresa dedicada a criar, desenvolver e fornecer ferramentas em automação comercial, alinhadas com as necessidades do mercado. Oferece um suporte de qualidade, capaz de suprir as necessidades dos clientes, proporcionando conhecimento e capacitação apropriados para lidar com a tecnologia ou atendendo e solucionando qualquer dúvida sobre os produtos, e serviços.
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