Saiba como planejar e definir o preço de venda para suas promoções

É fundamental realizar promoções com objetivos específicos porque elas podem gerar resultados positivos. Por isso, o preço de venda para promoção não deve ser aleatório, mas calculado a partir de uma lógica e de uma análise de todo o contexto mercadológico.

Fazer uma promoção só é eficaz se ela for planejada devidamente e tiver metas claras, como o aumento do número de vendas, a melhoria das vendas de um produto específico, a atração de novos consumidores para o negócio ou a rotatividade do estoque.

Para isso, o primeiro passo é estabelecer a intenção da sua ação de marketing e calcular, a partir desse objetivo, o preço de venda para promoção. É sobre esse assunto que falaremos neste post. Confira!

Faça uma promoção por vez

Antes de qualquer coisa, vamos determinar uma regra: faça uma promoção por vez. Se a sua loja lançar uma promoção em cima de outra promoção, vai complicar o cálculo do desconto oferecido e da margem de lucro dos produtos.

Além disso, seria praticamente impossível calcular os resultados de cada promoção se elas forem realizadas ao mesmo tempo. Por isso, planeje suas promoções individualmente e com um único objetivo. A partir de uma meta clara e prazos definidos, fica muito mais fácil elaborar eventos promocionais.

Escolha um nicho para explorar

Agora que sabemos o que queremos atingir, vamos construir o plano de vendas. Primeiramente, precisamos conhecer o mercado em que estamos inseridos e o nicho que vamos explorar para que possamos posicionar a empresa adequadamente.

Um nicho é o espaço que a sua empresa ocupa não apenas com seus produtos, mas com seu conteúdo, sua cultura empresarial, sua marca e sua mensagem. É como as pessoas se identificam com você e pesquisam sobre a concorrência.

Para identificar o seu nicho de mercado, faça pergunta como:

  • qual é o tamanho do seu mercado;

  • existe uma demanda interna para o que você está vendendo;

  • qual é a sua posição atual no mercado — incluindo todos os pontos fortes, os pontos fracos, as oportunidades e as ameaças;

  • quem são seus concorrentes.

Quanto mais visibilidade você tiver no seu nicho, mais chances você terá de atingir as metas e os marcos do seu plano de vendas.

Identifique parceiros estratégicos

O último grupo que você deve incluir no seu plano de vendas são parceiros estratégicos, indivíduos, organizações ou empresas que atinjam os mesmos clientes. Algumas pessoas chamam esses parceiros de provedores de serviços complementares porque eles não são concorrentes — em vez disso, oferecem algum produto ou serviço que complementa o seu.

Se você vende eletrodomésticos, eles precisarão de suprimentos — a máquina de lavar precisa de sabão, por exemplo. Esses produtos que viabilizam o uso dos itens que você vende são comercializados por parceiros em potencial. Portanto, se você está planejando uma promoção, pode entrar em contato com esses parceiros estratégicos e averiguar se eles estão dispostos a participar do evento e de que forma.

Na sua promoção, você pode oferecer cupons de desconto para a aquisição de artigos dos seus parceiros.

Estime o preço de venda para promoção

Para qualquer empresa, definir os preços dos produtos é uma tarefa essencial, até mesmo crítica. Se você exagerar e precificar seus itens com um valor muito alto, seus clientes podem considerar que o custo-benefício não vale a pena e se tornar clientes dos seus concorrentes. No entanto, se não realizar a precificação com uma margem mínima de lucro, pode colocar em risco a longevidade da sua empresa.

Sendo assim, nunca estabeleça a porcentagem de desconto de uma promoção arbitrariamente e tenha registro do desconto que poderá ser oferecido para cada categoria de produto. Isso facilitará muito o cálculo do preço de venda para promoção.

Escolha um método de cálculo

Duas abordagens podem ser utilizadas para calcular o preço de venda das peças: desconto por porcentagem ou cálculo do preço de venda com base na margem bruta desejada.

O método tradicional é adicionar uma porcentagem de desconto ao preço do produto. Nesse caso, é importante considerar que os itens da sua loja podem ter margens de lucro diferentes. Portanto, é preciso analisar se você está disposto a oferecer determinado desconto para todos os itens da loja. Caso a resposta seja negativa, selecione os produtos  que farão parte da promoção.

Outro método é vincular o custo das peças a uma fórmula que indique a margem bruta de lucro e sua porcentagem. Como a margem bruta é o índice mais utilizado para determinar se uma empresa está cobrindo seus custos e gerando lucro, ela pode ser mais útil.

Ofereça frete grátis

Outra forma de fazer promoções que deve ser considerada pelo seu grande apelo é oferecer atrativos como frete grátis. Para criar uma boa estratégia de frete grátis, estime o valor do investimento total que você está disposto a fazer em marketing.

Você pode determinar, por exemplo, que pode oferecer até R$ 10 mil em frete grátis para atrair compradores no Dia das Crianças ou na Black Friday. A escolha da data deve ser feita considerando o tipo do seu negócio. A partir de então, basta considerar que a promoção deve valer até que o teto do investimento seja atingido.

Dessa maneira, você terá controle total sobre o investimento realizado nessa iniciativa e poderá calcular com facilidade o retorno sobre o investimento (ROI) que você fez.

Envie brindes

Outra forma de criar uma promoção diferenciada é agregar ao pedido dos clientes produtos de custo inferior, mas que gerem uma experiência de compra mais agradável ao seu consumidor — e você pode fazer isso oferecendo brindes durante a promoção.

Se você vende sandálias, por exemplo, pode oferecer, durante a promoção, palmilhas para mais conforto durante o uso dos calçados. As palmilhas podem ser oferecidas gratuitamente, a preço de custo ou com uma margem mínima de lucro — cabe a você determinar o mais adequado diante do objetivo da sua promoção.

Receber brindes é algo que surpreende o cliente, e essa pode ser uma boa estratégia para diferenciar a sua loja da concorrência e encantar o cliente.

Reduzir o valor de produtos estratégicos é uma excelente forma de promover a rotatividade do estoque, aumentar o fluxo de caixa da sua loja e até mesmo captar novos clientes. Por isso, o preço de venda para promoção é um fator fundamental a ser calculado. Considere a possibilidade de oferecer frete grátis ou brindes para encantar os clientes.

Gostou do nosso conteúdo sobre precificação para promoções? Então assine nossa newsletter e acompanhe nossas postagens!

materiais-gratuitos-gestao-fiscal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This