margem bruta

O que é e para que serve a margem bruta?

Para que uma empresa não sofra prejuízos financeiros, é importante que seu gestor conheça uma série de conceitos. Na hora de calcular preços e lucros, por exemplo, é preciso levar em consideração conceitos como as margens bruta e líquida.

Neste post, abordamos o tema da margem bruta e outros assuntos relacionados a ela. Se você ainda tem dúvidas sobre esses conceitos, aproveite a leitura a seguir para tirá-las!

O conceito de margem bruta

A margem bruta é o índice que informa objetivamente o quanto a empresa ganha com a venda de seus produtos. Com ela, então, é possível medir o quanto a companhia obtém com cada venda efetuada (o percentual de lucro bruto). Ou seja, é um conceito que permite medir a rentabilidade da organização.

Assim, por exemplo, se a empresa vende um item por R$ 50 e tem um custo direto de R$ 20 para repô-lo no ponto de venda, seu lucro bruto é de R$ 30. Nesse contexto, sua margem bruta é de 60%.

As vantagens de calcular a margem bruta

Já que se refere diretamente à lucratividade da empresa, o cálculo da margem bruta é muito importante para a companhia. Um dos benefícios dele é o fato de permitir que o gestor identifique produtos que têm margem bruta menor — o que ajuda a considerar a possibilidade de elaborar novas estratégias.

Isso não quer dizer que o gestor deve dar prioridade a mercadorias com margem bruta mais alta, mas que é essencial compreender o que, de fato, favorece a empresa. É preciso avaliar, então, se é preferível ter uma margem bruta maior ou uma quantidade maior de vendas (mesmo que o lucro sobre os itens vendidos seja menor).

Quando se está interessado em abrir novos canais de comercialização, muitas vezes, é preciso deixar de lado uma margem bruta mais significativa em prol de um volume maior de vendas ou de uma divulgação mais ampla da organização.

Outra vantagem de calcular a margem bruta é que ela é um fator importante para fazer a precificação das mercadorias. Se ela for muito baixa, a margem líquida será menor ainda — e isso significa que é preciso tomar cuidado para não ter prejuízo. Muitas vezes, o cálculo da margem bruta ajuda a repensar uma precificação mal feita.

Outro benefício é que saber qual é a margem bruta permite que o gestor avalie melhor os gastos que tem com os produtos. Isso porque, para o cálculo desse índice, é preciso considerar o lucro bruto — que, por sua vez, requer que os custos envolvidos diretamente na produção ou na aquisição das mercadorias sejam levados em conta.

Como a margem bruta é expressa em porcentagem, o gestor pode ter uma noção mais precisa se é vantajoso ou não manter o produto em seu portfólio. Para isso, ele pode considerar seus custos, o lucro obtido ou o volume de vendas.

Se os custos do produto forem muito altos e a margem bruta não compensar, talvez seja melhor procurar outro fornecedor, escolher um item alternativo ou até deixar de vender a mercadoria. Outra opção é aumentar o preço de venda, mas é preciso avaliar se essa estratégia não pode afetar negativamente o relacionamento com o cliente.

A definição de margem líquida

A margem líquida é o percentual de lucro líquido que a empresa tem com a venda de uma mercadoria. O lucro líquido é o que sobra para a companhia depois que a venda é realizada e que são pagas todas as despesas e todos os impostos.

A fórmula para calcular a margem líquida é: 

  • margem líquida = lucro líquido / receita

Então, se um item tem preço de R$ 50, custo de R$ 20, lucro bruto de R$ 30 e a empresa gasta R$ 15 com despesas, seu lucro líquido é de R$ 15. Nesse caso, a margem líquida corresponde a 30%.

Assim, a cada produto vendido por R$ 50, a empresa tem um lucro líquido de R$ 15. Se ela vender 100 deles (R$ 5 mil), tem um lucro líquido de R$ 1.500 e a margem líquida continua em 30%.

Isso demonstra que os percentuais de margens bruta e líquida permanecem os mesmos, independentemente do volume de vendas. Já o lucro aumenta com a quantidade de transações efetuadas.

Por serem valores fixos, as margens ajudam a avaliar com mais precisão o panorama financeiro da empresa em relação à lucratividade do negócio. Isso contribui para que as tomadas de decisão sejam mais bem direcionadas.

Margem bruta X margem líquida

Em resumo, a margem bruta indica o total que a empresa adquire com o retorno das vendas. Em outras palavras, quanto maior ela for, maior é a rentabilidade do negócio, já que ambas estão diretamente relacionadas. Para aumentar a margem bruta, é preciso considerar o ambiente econômico, a concorrência e a oferta e a demanda do produto.

Já a margem líquida indica qual é o lucro líquido obtido a partir da venda de cada unidade de produto comercializado pela empresa. Assim, quanto maior ela for, maior é a resultante da diferença entre o montante recebido por todas as vendas e o total pago referente a impostos, taxas e deduções.

A margem de contribuição

Outro conceito importante é o de margem de contribuição. Ela indica o total que a empresa pode produzir de recursos a fim de pagar os gastos fixos das mercadorias e, ainda assim, obter lucro. A margem de contribuição ajuda a diferenciar melhor os gastos fixos dos variáveis.

  • margem de contribuição = preço – gastos variáveis (diretos) da venda

O cálculo da margem bruta

Para calcular a margem bruta, existe uma fórmula básica:

  • MB = (LB / RT) x 100

As variáveis são:

  • MB: margem bruta;
  • LB: lucro bruto — ou seja, aquele obtido depois de retirar os custos diretos dos produtos;
  • RT: receita total.

Para colocar a fórmula em prática, veja um exemplo real de cálculo da margem bruta de uma empresa. No terceiro trimestre de 2011, as demonstrações contábeis da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) apresentaram os seguintes resultados:

  • Receita de Venda de Bens e/ou Serviços: R$ 2.591.262;
  • Custos dos Bens e/ou Serviços Vendidos: R$ 1.634.513;
  • Resultado Bruto: R$ 956.749.

O resultado bruto equivale ao lucro bruto. Com a fórmula da margem bruta, tem-se:

  • MB = (956.749 / 2.591.262) x 100 = 36,92% 

Assim, a margem bruta da Sabesp naquele período foi de 36,92%. Isso significa que, para cada R$ 1 de venda ou prestação de serviços, a empresa obteve um lucro bruto aproximado de R$ 0,37.

Outra opção de fórmula é:

  • MB = ((preço – custo de aquisição) / preço) x 100 

No exemplo anterior, em que preço = R$ 50 e custo de aquisição = R$ 20, tem-se:

  • MB = ((50 – 20) / 50) x 100 = 60%

Assim, a margem bruta é 60%.

Os cuidados com a margem bruta

Em empresas de alguns segmentos, como o elétrico, por exemplo, pode não ser viável calcular a margem bruta. Isso porque ela pode variar de acordo com o tipo de operação: no varejo, por exemplo, uma margem bruta superior a 40% é alta, mas, no setor de serviços, esse percentual pode não ser tão relevante, já que é relativo ao total da receita.

Ela também depende do modo como são apurados os gastos e, de acordo com os critérios utilizados, pode sofrer mudanças. E vale lembrar que é comum que as empresas evitem divulgar muitos detalhes sobre seus gastos.

Há uma relação entre a margem bruta e o mark-up — a margem bruta dividida pela participação do custo da mercadoria vendida (CMV), que envolve gastos fixos e variáveis. Pode-se também usar a relação:

  • MB = mark-up / (1 + mark-up)

Como otimizar a margem bruta

Otimizar a margem bruta é importante para garantir a melhora nas vendas e, consequentemente, no lucro do negócio. Entretanto, como conseguir isso de forma eficiente? O primeiro passo é descobrir a margem bruta da empresa. É preciso conhecer a margem de lucro bruta total atualizada em vez de usar valores estimados.

Outra opção é aumentar os preços, mas essa medida deve ser calculada e planejada. É preciso analisar a concorrência e verificar o que ela oferece de melhor. Em seguida, deve-se aprimorar o próprio produto para aumentar o preço com tranquilidade. Quando a empresa oferece algo melhor, o público entende e paga por isso.

É possível, ainda, reduzir descontos e se prevenir contra roubos ao implementar um sistema antifurtos no estabelecimento. Além disso, outra boa maneira de otimizar a margem bruta é reduzir os custos diretos das mercadorias.

Pode-se, por exemplo, conversar com os fornecedores e rever os preços dos itens. Em último caso, é possível considerar até mesmo a troca de provedores, se encontrar um concorrente com preço melhor e qualidade igual.

Outra dica é ajustar o mix de vendas. Para quê diversificar muito? Se o mix da empresa é muito variado, verifique quais produtos oferecem maior margem de lucro bruto e considere se concentrar neles. Assim, a marca se especializa, torna-se referência e consegue investir no que dá mais retorno.

Outra alternativa para otimizar a margem bruta é adotar a regra 80-20. Basicamente, ela diz que 80% da renda da empresa deve ser resultante da venda de 20% dos produtos. Quando se conhece a regra e a margem bruta de cada mercadoria que a empresa oferece, é possível criar novas ofertas.

E o melhor: a marca pode se concentrar no que oferece maior retorno ou mesmo investir para encantar cada vez mais os clientes fiéis que representam os 80% da renda — afinal, a mesma regra se aplica a eles. Os esforços, então, podem ser direcionados para a conquista e a retenção desse público que já garante o sucesso do negócio.

Agora que você já sabe o que é margem bruta, como calculá-la, as diferenças em relação à margem líquida e ainda como ela pode ser otimizada, que tal compartilhar este post nas suas redes sociais? Assim, seus contatos também vão ficar por dentro desse conceito tão importante!

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