frente de caixa

Como otimizar a frente de caixa da loja e aumentar a lucratividade

Ainda que a sua empresa ofereça bons produtos e serviços com preços competitivos, não há nada mais prejudicial do que deixar os clientes esperando por atendimento.

Para evitar a perda de vendas, você deve aprimorar os processos internos do atendimento, principalmente a frente de caixa.

Muita gente acredita que a frente de caixa é apenas o local onde os clientes pagam as compras, mas, na verdade, é o lugar ideal para garantir boas experiências e aumentar as vendas.

Diversas estratégias podem ser aplicadas em um só lugar; por isso, vamos apresentar as melhores dicas para aperfeiçoar a frente de caixa da sua loja. Confira!

O que é a frente de caixa?

A frente de caixa é a área onde os clientes realizam o pagamento e concretizam a compra das mercadorias. É um dos setores mais importantes da loja, pois está diretamente relacionado à satisfação dos clientes com todo o processo de compra.

Por esse motivo, a qualidade do atendimento oferecido na frente de caixa é decisiva para a fidelização dos clientes. Dessa forma, é essencial que o momento de finalização da compra seja tão ou mais satisfatório que fatores como a variedade de produtos disponíveis, bons preços e promoções.

Para que o atendimento seja satisfatório e corresponda da melhor maneira às expectativas dos clientes, é preciso que ele seja ágil, tanto em relação ao tempo de espera nas filas, quanto à eficiência do trabalho dos operadores de caixa.

Essa agilidade depende de diversos fatores, como as tecnologias adotadas, a qualidade dos equipamentos utilizados e o preparo dos colaboradores para lidar com os clientes. Além disso, é importante que a frente de caixa esteja integrada a outros processos dos demais setores da empresa, como a emissão de notas fiscais, para que o atendimento seja ainda mais rápido e a gestão da empresa facilitada.

Qual a sua importância para a empresa?

Você pode até oferecer os melhores produtos, ter preços atrativos e estar localizado em um bom ponto, mas se não superar as expectativas dos consumidores, não gerará experiências agradáveis.

Isso funcionará como um termômetro para a decisão de compras futuras, pois se a experiência for boa eles voltam; caso contrário, será difícil vê-los novamente.

Como exemplo, imagine que o cliente aguarde mais de meia hora na fila para pagar por suas compras. Seria quase impossível que ele não ficasse insatisfeito nessa situação. Portanto, a frente de caixa é um forte influenciador de satisfação, se funcionar de maneira eficiente.

O espaço deve ser usado como uma vantagem para o negócio, pois é o lugar onde os consumidores concretizarão  todas as suas compras e, principalmente, pagarão por elas.

Você pode aproveitar para investir em estratégias que visem “fechar com chave de ouro” a visita deles, como oferecer produtos complementares aos que estão comprando, informar promoções que não foram vistas, etc.

Que equipamentos auxiliam o setor?

Diversos equipamentos e ferramentas podem ser utilizados para auxiliar a frente de caixa e torná-la mais eficiente. Eles ajudam a melhorar o atendimento ao cliente, controlar eficientemente a saída de produtos do estoque, gerenciar com eficácia o setor financeiro da empresa etc.

Veja a seguir quais são os principais.

Leitor de código de barras

leitor de código de barras é indispensável para que o atendimento seja rápido, pois permite registrar os produtos sem ter que digitar os códigos, o que pode resultar em erros e demoras. Nas lojas, os modelos mais utilizados são os fixos  em que os operadores devem posicionar o produto na área destinada à leitura; porém existem também modelos móveis.

Impressora fiscal

É fundamental contar com uma impressora de qualidade para a emissão dos cupons fiscais que devem ser fornecidos aos clientes. Emitir o cupom é uma obrigação da loja, uma vez que ele formaliza a compra e traz mais segurança ao processo de venda; o que evita transtornos gerados pelo não cumprimento de exigências fiscais.

O equipamento deve ter uma boa velocidade de impressão, já que demoras nesse processo podem tirar a paciência dos clientes e até mesmo causar a formação de grandes filas no caixa. Além disso, certifique-se de que os colaboradores saibam manusear o aparelho corretamente para evitar a lentidão.

Software de gerenciamento

Um software de automação comercial ajuda no gerenciamento de toda a loja e auxilia na agilização do atendimento na frente de caixa. Isso porque, além de automatizar processos como a abertura e o fechamento do caixa, ele é capaz de fazer a integração da frente de caixa com os demais setores, como a contabilidade e o estoque.

Essa automatização evita erros nos processos e traz mais segurança, visto que tarefas como a emissão de notas fiscais, por exemplo, podem trazer diversos transtornos quando não realizadas corretamente.

Como aperfeiçoar a frente de caixa?

Pelo simples fato de lidar diretamente com o dinheiro, a frente de caixa é um dos pontos mais delicados do negócio. Isso faz com que ela mereça uma atenção especial no controle para prevenir erros e perdas.

Para o bom funcionamento, é importante aprimorar algumas operações. Veja como isso é possível.

Disponibilize diferentes meios de pagamento

Ao oferecer diferentes opções de pagamento, você melhora o trabalho na frente de caixa, elimina a necessidade de grandes filas e deixa os consumidores satisfeitos. É como resolver diversas questões de uma só vez.

Atualmente, a maioria das pessoas prefere não usar dinheiro em espécie, seja pelo volume na carteira, seja pelo risco de perdas e roubo. Dessa maneira, é preciso levar em conta que boa parte dos seus consumidores prefere usar cartões de crédito e débito.

Além disso, em certas épocas do ano e do mês, quando o dinheiro fica curto, as compras por meio de cartões de crédito aumentam. Pagamentos com cartões são mais convenientes e seguros para ambos, clientes e lojistas.

Organize um atendimento ágil

Algo que não pode ser ignorado: o fator humano é um dos principais responsáveis pelas grandes filas formadas nos estabelecimentos comerciais atualmente.

A falta de agilidade e experiência no uso dos sistemas e equipamentos da frente de loja são algumas das razões pelas quais os profissionais se enrolam e tornam a fase final da venda uma experiência ruim para os clientes.

Para evitar que esse tipo de problema aconteça na sua loja, invista em cursos teóricos (parte conceitual) e treinamentos práticos (simulações) periódicos. Assim, a sua equipe fica sempre atualizada em relação às melhores práticas, proporcionando um atendimento ao cliente sempre rápido e agradável.

E tem mais: a empresa deve focar na busca constante por soluções inovadoras, adotando sempre o que for mais adequado ao negócio. 

investimento em softwares de gestão é uma das dicas mais importantes aqui, pois eles tendem a modernizar os métodos de trabalho, organizando e agilizando uma série de funções da frente de caixa.

Automatize os processos

A frente de caixa é a última etapa da venda em um processo que começa quando o produto é encomendado ao fornecedor, passando pelos registros de entrada e armazenamento no estoque.

Se os processos forem automatizados, a frente de caixa passa a funcionar de maneira integrada com os outros departamentos e em conformidade com a legislação. Além disso, ajuda a implantar boas estratégias para a fidelização de clientes.

Mas só automatizar os processos não será suficiente. Isso deve ser feito com a ajuda de um software específico para o ponto de venda (PDV) para alinhá-lo às operações de contabilidade, controle de estoque e planejamento de compras da empresa.

De modo geral, os processos automatizados devem reduzir filas e eliminar os problemas comuns do setor.

Realize auditorias frequentes

A auditoria levanta uma série de problemas e soluções para a melhoria e, por isso, deve ser feita regularmente. Organize esse processo para acontecer trimestral ou semestralmente.

A ideia é apontar os problemas, desafios mais comuns enfrentados no local e encontrar as soluções, tecnológicas ou metodológicas, para deixar a frente de caixa operando sempre em conformidade com as leis fiscais e em benefício do atendimento de qualidade.

Faça uma previsão de demanda

A utilização de softwares de gestão nas lojas auxilia na tomada de decisões, já que eles colaboram na análise de informações importantes para um melhor atendimento e organização do negócio. Essa vantagem pode ser utilizada, por exemplo, para fazer uma previsão da demanda na frente de caixa.

Assim, ao saber quais são os horários de maior movimento no estabelecimento, é possível preparar a frente de caixa para que não surjam filas muito grandes nesses momentos. Além disso, o estoque pode ser mais bem planejado de acordo com informações sobre os produtos mais buscados pelos clientes.

Adote o software e os equipamentos certos

Um único sistema de gerenciamento pode fornecer as funcionalidades que você precisa se escolher o certo. Isso porque, ele entrega funções simplificadas e processos integrados com o banco de dados da empresa.

Por exemplo: a integração do processo de vendas com o estoque permite alinhar a quantidade de produtos virtual com a física (real) armazenada, poupando tempo com auditorias e recontagens. Além disso, com o mesmo software dá para gerar os cupons fiscais e notas eletrônicas (NF-e) de forma prática e simples.

Se todas as etapas do processo de atendimento forem sincronizadas no sistema, a empresa oferecerá serviços de melhor qualidade aos clientes e reduzirá o tempo de espera nas filas. Certamente, o seu negócio proporcionará melhores experiências de compras, aumentando o potencial de retorno financeiro.

A escassez de agilidade e eficiência na frente de caixa acaba prejudicando a imagem do negócio. Como resultado, o cliente pode desistir de comprar, não voltar mais e ainda divulgar essa impressão para o mercado. Não deixe que isso aconteça com a sua loja! Aprimore os processos internos ainda hoje e evite esse tipo de problema!

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