10 dicas de ouro para escolher o melhor fornecedor de software
Para vencer a competitividade do mercado, grande parte das empresas estão buscando investir as melhores tecnologias como forma de oferecer um serviço diferenciado e, assim, se destacar entre os concorrentes. No entanto, uma dúvida que ocorre em muitos casos é se o melhor é investir no desenvolvimento da ferramenta ou contar com um fornecedor de software.
Ao escolher por um desenvolvedor, é possível investir em uma solução personalizada, com foco nas necessidades da empresa, mas que exige um trabalho maior com a definição da tecnologia e criação de uma equipe. Já ao optar com um fornecedor, além dos benefícios mencionados, o cliente pode contar com a entrega de um produto em um menor tempo, além de contar com toda expertise do profissional para obter o melhor recurso.
Porém, você sabe como escolher o fornecedor de software ideal? Leia este conteúdo e veja as dicas que preparamos sobre os aspectos mais relevantes a serem considerados.
1. Capacidade da empresa
As empresas fornecedoras de softwares apresentam diferentes perfis técnicos, por isso, é necessário verificar se a organização escolhida tem um time que esteja alinhado com as demandas do negócio e que realmente seja capaz de contribuir para o alcance dos objetivos e resultados esperados.
2. Experiência
A análise da experiência do fornecedor de software é uma questão importante a ser considerada. Por este motivo, tente conhecer o histórico da empresa, número de projetos executados, tempo de atuação no mercado, certificações, prêmios, resultados alcançados, entre outros.
Se possível, tente conversar com o gestor da empresa para entender quais são os valores e verificar se eles estão alinhados aos valores do seu negócio.
3. Referências
Você também pode perguntar para o fornecedor quem são os seus clientes e, se possível, solicite referências do mesmo ramo que atua. Após, tente entrar em contato com esses clientes para ouvir a respeito das suas experiências com a ferramenta.
Assim, ficará mais fácil entender e avaliar se os sistemas que você está considerando são apropriados para atender às demandas e necessidades do negócio.
4. Reputação
A credibilidade de um fornecedor não é construída de um dia para o outro. Então, é necessário avaliar como ele se comporta perante os clientes e mercado, verificar se apresenta um bom histórico de atendimento e se sabe apoiar os seus parceiros para valorizar as relações.
5. Atendimento
Um atendimento de qualidade é fundamental para a manutenção de uma boa relação entre fornecedor e clientes. Devido a isso, verifique se as empresas demoram a responder às dúvidas ou enviar os orçamentos, têm conhecimentos específicos para oferecer os sistemas mais adequados para as empresas e demais fatores que indiquem que você está contando com o profissional correto.
6. Produtos oferecidos
Quando estiver procurando por um fornecedor de software busque focar nas soluções que precisa. Mesmo que o profissional tenha anos de experiência, uma boa reputação e que os clientes indiquem boas referências, é necessário observar com cuidado se a solução que ele disponibiliza vai atender completamente às suas expectativas. Nesse caso, você deve questionar:
- os softwares disponibilizados fornecem soluções para as demandas da empresa?
- A ferramenta inclui os módulos que a empresa precisa?
- É possível personalizar o sistema?
- Ele pode ser integrado aos sistemas já existentes na empresa?
7. Portfólio
Por meio do portfólio de projetos anteriores fica mais fácil ter uma visão abrangente a respeito de como o fornecedor trabalhou anteriormente, a experiência com projetos parecidos com o que a empresa pretende desenvolver e, dessa forma, realizar uma parceria muito mais segura e confiável.
8. Suporte
O suporte oferecido tem uma parcela importante no sucesso da implementação do software. Isso porque, por meio dele, é possível esclarecer dúvidas, alinhar expectativas e demais práticas fundamentais para o alcance de bons resultados.
Dessa forma, sempre é necessário conhecer como o suporte do fornecedor de software é oferecido. É preciso se certificar que o profissional escolhido tenha capacidade de atender e ajudar em todos os aspectos, desde a análise da melhor ferramenta até sua implementação e, em seguida, as atualizações indicadas para o seu pleno funcionamento. Entre os pontos a serem refletidos estão:
- qual é o período de garantia da ferramenta;
- que tipo de treinamento é disponibilizado e qual o seu tempo de duração;
- quais são as soluções oferecidas quando o software apresenta algum problema;
- com que agilidade acontece as respostas relacionadas aos questionamentos sobre o uso do sistema;
- quanto tempo demora a implementação;
- com que frequência o sistema é atualizado.
9. Custo-benefício
É preciso garantir que o custo seja adequado ao orçamento disponível para esse tipo de investimento. Contudo, não é vantajoso optar por um sistema apenas com base no preço, tendo em vista que não adianta adquirir uma solução barata e com funcionalidades precárias, que não vão proporcionar os resultados esperados.
Sendo assim, o ideal é comparar os preços praticados por alguns fornecedores e avaliar os benefícios oferecidos por cada ferramenta. Entre os principais fatores que podem influenciar no preço final de um software estão:
- personalização do sistema;
- custo de implementação;
- treinamento;
- manutenção.
10. Metodologias utilizadas
Outra ação muito importante é compreender quais são as metodologias que o fornecedor consegue adotar. Dessa forma, é possível identificar se a empresa tem toda competência e habilidade necessária para oferecer um sistema que esteja adequado às expectativas, com todas as funcionalidades alinhadas para o alcance dos objetivos e metas do negócio.
Esses são os principais critérios a serem avaliados. Então, não esqueça de verificá-los e, assim, conseguir optar pela ferramenta mais correta para a sua empresa.
Além de entender como escolher o fornecedor de software ideal, é importante ter em mente a necessidade de contar com um parceiro confiável e que transmita confiança nessa parceria. A Oriontec é uma empresa dedicada a criar, desenvolver e fornecer soluções em automação comercial, com foco em atender às necessidades do seu cliente, entregando um produto de qualidade, afinados com as necessidades do mercado e demandas dos seus parceiros.
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