Como se recolocar no mercado de trabalho? Confira nossas dicas
Com 14,4 milhões de desempregados no Brasil, muita gente não vê perspectiva em se recolar no mercado de trabalho depois de uma demissão. Além disso, ainda há uma parcela de pessoas que estão trabalhando, mas que sonham com outro tipo de carreira, que renda mais dinheiro, satisfação pessoal ou ambas as coisas.
Com a recessão e a escassez de vagas, o empreendedorismo tem ganhado força a cada dia. Afinal, mais do que ser a única opção, abrir o próprio negócio é um sonho antigo de diversos brasileiros. Trata-se da oportunidade de conquistar autonomia financeira e de não correr o risco de ser mandado embora novamente.
Mesmo diante de tempos econômicos difíceis, é possível encontrar oportunidades em plena crise. Quer descobrir como se recolocar no mercado de trabalho de um jeito diferente e desafiador? Então, leia este post e confira dicas incríveis!
Faça cursos de qualificação e aprimore seu conhecimento
Cursos on-line, palestras, lives e webinars são muito bem-vindos para dar um up nos seus atributos e habilidades. Mas é muito importante pensar fora da caixa neste momento vulnerável da economia. Por isso, não fique restrito às formas de aprendizado ligadas à sua carreira atual. Assim, procure se aprofundar em temas associados ao empreendedorismo.
Para se ter uma ideia, o Sebrae revela que 1 em cada 4 empresas abertas fecha antes dos 2 anos de vida. Ainda segundo a instituição, mais da metade dos proprietários não realiza o planejamento estratégico antes de iniciar as atividades, algo que pode explicar um pouco essa quantidade alta de ideias que dão errado.
Por isso, faça de tudo para qualificar seu lado empreendedor. Aliás, o próprio Sebrae promove várias iniciativas interessantes, inclusive pela internet e de graça. Assim, você pode aprender a precificar produtos, a se relacionar com o cliente, a fazer o marketing digital, a elaborar a previsão do fluxo de caixa e por aí vai.
Mas tem mais vantagens: esses eventos são oportunidades de networking, mesmo em suas versões on-line, uma vez que você pode interagir com outros alunos durante os encontros e nas redes sociais.
Estimule seu sentimento de dono
Não tem como se recolocar no mercado de trabalho de um modo inovador sem se desfazer de antigos pensamentos. Por isso, comece a desenvolver o sentimento de dono. Sim, é possível se preparar para quando a oportunidade vier! Então anime-se! Veja, abaixo, algumas dicas para você começar a pensar como um empresário.
Incentive seu poder competitivo
Ninguém aqui é a favor de sair por aí passando rasteiras e dando cotoveladas nos adversários. Afinal, saber trabalhar em equipe é indispensável em qualquer posição ou segmento. Porém, é preciso ter uma certa garra, uma vontade de melhorar, de superar os desafios.
Estamos falando de uma “ambição do bem”, equilibrada e saudável. Nesse caso, você procura se destacar e apresentar a melhor solução do seu nicho, sempre com respeito às leis e à ética.
Trabalhe com disciplina
Um empresário inovador deve saber sonhar com os pés no chão. Ou seja, para alcançar o objetivo “X”, você terá de empregar esforços repetidamente ao longo de um período. Na verdade, motivação, talento e entusiasmo são importantes, mas não bastam para obter um negócio de sucesso.
Por isso, tenha uma agenda com metas diárias, semanais, mensais e anuais. Dessa forma, pense no que você quer para daqui a 5 ou 10 anos. Em seguida, liste algumas tarefas que você pode fazer hoje concretamente para chegar lá.
A disciplina é um hábito, um costume. Você não precisa de inspiração para fazer o que tem que ser feito. Você simplesmente faz! Afinal, aquilo é o que é necessário para alcançar determinada meta. Assim, você lapida cada vez mais o empreendedorismo até se tornar um empresário maduro e produtivo.
Tenha autoestima com senso crítico
Sempre que possível, tente se manter positivo, otimista e autoconfiante. Afinal, pessoas derrotistas raramente conseguem destaque. Porém, é preciso muito cuidado para não inflar demais seu próprio ego.
Por isso, se está pensando em abrir um negócio, não tome decisões baseadas em emoções e sonhos apenas. Para desenvolver seu espírito empreendedor, é preciso contar com planos audaciosos, mas realistas. Isso inclui a elaboração de um bom planejamento financeiro, entender bem as diferenças entre custos fixos e variáveis, ter uma boa ideia de onde e como captar clientes etc.
Informe-se sobre contabilidade e gestão financeira
Quando o dono não sabe fazer a gestão financeira, surgem situações absurdas como bater recorde de vendas operando no vermelho. Diante desse contexto, é preciso entender minimamente de finanças e contabilidade se você quer a independência financeira.
Não é o caso de ter que pegar um lápis e uma régua e sair conferindo venda por venda. Porém, é interessante ter uma visão de como os processos financeiros ocorrem.
É claro que você pode — e até deve — delegar obrigações fiscais e contábeis a outras empresas e prestadores de serviço. No entanto, a gestão financeira deve ser monitorada muito de perto pelo proprietário. É como já dizia o velho ditado: “é o olho do dono que engorda o boi”.
Por esse motivo, fique sempre em cima dos contadores e tenha uma boa ideia de como andam os principais indicadores de desempenho financeiro da sua futura empresa ou comércio.
Exercite a criatividade
Assim como desenvolvemos e aprimoramos a musculatura do corpo, podemos fazer o mesmo com as ideias criativas, essenciais para quem sonha com o próprio negócio. Nesse contexto, você tem que praticar a criatividade para ter aqueles insights maravilhosos e transformadores.
Assim, o primeiro conselho é escolher algo que você goste. Dessa forma, o próprio entusiasmo espontâneo será sempre uma fonte de novas ideias. Depois, é preciso partir para a prática. O contato com a arte ajuda bastante. Por isso, assista a filmes, aprecie uma boa música, visite exposições de museus, mesmo que sejam virtuais.
Mais uma dica importante: leia muito, o máximo que puder! Isso vale para notícias e livros de ficção ou biográficos. Quando lemos, as palavras nos remetem a cenas, personagens, cheiros e sons. Dessa forma, nosso cérebro é forçado a imaginar. Isso aumenta cada vez mais a sua capacidade criativa.
E aí? Gostou das minhas dicas de como se recolocar no mercado de trabalho de uma forma mais empreendedora? Viu só quanta coisa é possível fazer para despertar seu lado arrojado e inovador? Então, que tal ficar sempre por dentro de dicas interessantes sobre negócios? É simples: siga a Oriontec nas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!