Não sabe como atrair novos clientes? Confira 4 maneiras!
Os clientes são a base de qualquer empreendimento, principalmente, em um mercado altamente competitivo, que exige das empresas a criação de estratégias para manter os que já existem e conquistar novos. Nesse sentido, não basta oferecer um ótimo produto ou serviço, é fundamental que você forneça também uma excelente experiência de compra e esteja disposto a sanar todas as suas dúvidas, inclusive, no momento pós-venda.
Assim, não existe nenhuma receita pronta que garantirá a conquista de novos clientes e sua fidelização. O que há são métodos que você poderá aplicar segundo a realidade e as necessidades do seu negócio. É importante salientar que essas práticas não são estanques, podendo ser modificadas ao longo do processo, conforme os resultados forem surgindo.
Portanto, neste artigo, trago 4 dicas de como atrair novos clientes para o seu empreendimento, explicitando como elas podem ajudar nos seus resultados. Em seguida, mostrarei o que considerar ao escolher boas parcerias para a sua empresa. Confira!
O que é captação de clientes?
Para começar, considero imperioso trazer o conceito de captação de clientes. Ela se configura como uma etapa do processo de vendas em que se torna possível a identificação dos potenciais clientes, ou seja, aquelas pessoas mais tendentes a realizar uma compra e se fidelizar a determinado negócio.
Para que essa captação aconteça, é necessário definir o perfil do consumidor ideal. Em seguida, criar uma lista de pessoas que atendem a esse modelo pré-estabelecido para que sua empresa possa entrar em contato com elas.
Essa relação pode ser estabelecida por diversos meios (como e-mail, chamadas telefônicas, visitas pessoais, entre outras). A partir daí, inicia-se um relacionamento que poderá culminar no fechamento de um negócio.
Qual a importância da captação de clientes?
Como mencionei, a realidade do mercado aponta para um contexto em que a competitividade é um imperativo. Além disso, as mudanças no padrão de comportamento dos consumidores ocorrem com significativa frequência.
Esses fatos dificultam que um cliente vá até a sua loja por livre e espontânea vontade. Então, a busca por consumidores visa a manter o fluxo de pessoas sempre positivo.
Outro motivo que determina a importância da prospecção de clientes diz respeito ao custo de oportunidade. Sua empresa pode perder por não ter conhecimento de novos nichos de mercado que podem trazer lucros. Nessa conjuntura, é essencial o estudo do seu ramo e verificar as novas demandas para ampliar o seu público.
Como atrair novos clientes?
Uma vez que você entendeu o que é captação de clientes e sua importância, falarei sobre as estratégias capazes de trazer esse público para a sua empresa, estabelecendo com ele uma relação de confiança. Isso trará benefícios tanto aos resultados quanto à consolidação do seu negócio frente ao mercado. Confira!
1. Promova o espaço da sua loja
Como o comércio eletrônico tem crescido exponencialmente nos últimos anos, as lojas físicas passaram a ter o papel de proporcionar grandes experiências ao seu público. Ou seja, as pessoas frequentam os empreendimentos para poder interagir não apenas com os produtos e serviços, mas também, com o espaço.
As lojas físicas tem um diferencial de proporcionar um atendimento mais humanizado e personalizado. Assim, a promoção de cursos, workshops e exposições pode atrair um público mais curioso e focado nesse tipo de experiência, pois você mostrará que não está interessado apenas em vender, mas oferecer informação, conforto e entretenimento, criando memórias para o público, que poderá retornar ao espaço.
2. Utilize estratégias de marketing de conteúdo
O comportamento do consumidor está mudando cada vez mais rápido e, em um mundo permeado pela informação devido à ascensão das novas tecnologias, os clientes não estão mais interessados apenas no produto e serviço que você oferece. As pessoas se informam muito antes de consumir, com o intuito de tomar decisões mais acertadas.
O marketing de conteúdo atua nesse novo cenário com o objetivo de gerar conhecimento, tirar dúvidas, entreter, despertar curiosidade e incitar o consumo. Ao criar um conteúdo relevante (nas redes sociais, sites ou blogs), que se relacione com o ramo do seu empreendimento, você estará construindo com o público uma relação de confiança, que alavancará suas vendas ou ampliará suas oportunidades de negócios.
3. Envolva sua equipe de vendas
Seus colaboradores têm um papel fundamental ao sucesso da sua empresa. Tratando-se de prospecção dos clientes, eles podem ajudar de maneira consistente. Seus vendedores também podem exercer um papel de influenciador da compra, pois conhecem os produtos e entendem as necessidades dos clientes.
Para que eles sejam transformados em promotores da sua marca, deverão contar com treinamentos periódicos, além de constantes reuniões para que sejam expostos os casos em que as estratégias devem ser melhoradas. Afinal de contas, eles têm mais contato com o cliente e poderão identificar os pontos fortes e fracos dos métodos utilizados.
É importante, também, que seus funcionários estejam sempre motivados, então, invista no ambiente de trabalho, em remuneração justa e em funções de trabalho que demonstrem a importância deles para a empresa.
4. Estabeleça parcerias
É importante manter contato com empresas com propostas semelhantes às suas, com intuito de estabelecer parcerias. Vocês podem unir esforços em ações que tragam benefícios para todas ambas as partes envolvidas e, sobretudo, para os clientes.
É válido salientar que marcas diferentes podem ter um público-alvo semelhante. Quando essas empresas se unem, alcançam pessoas que, até então, não conheciam uma delas, podendo ampliar o seu número de clientes.
O que considerar ao escolher boas parcerias para a sua empresa?
Uma das premissas para se escolher uma boa parceria para seu empreendimento é que a empresa deve ter um público semelhante ao seu, além das propostas, visão e valores. É importante sempre dar atenção ao fato de que a imagem da sua empresa estará em jogo, e que você não deve fechar negócio com qualquer organização.
Nesse sentido, a Oriontec pode ajudar, pois fornece hardwares, softwares e consultoria para empresas de varejo em geral. Além disso, soluções em gestão e automação comercial com elevado padrão de qualidade, levando satisfação e segurança aos clientes.
Portanto, saber como atrair novos clientes é essencial para a manutenção do sucesso da sua empresa. Além de elevar seus lucros e resultados, auxilia na construção e fortalecimento da sua marca no mercado, tornando-a uma referência para os consumidores.
Gostou do artigo? Deseja saber mais dicas de como melhorar os resultados do seu empreendimento? Então, entre em contato com a gente, pois podemos ajudar você!