Planos de revenda de software: saiba como fazer!
Com o avanço da tecnologia, as empresas têm, cada vez mais, recorrido às principais inovações do mercado como forma de aprimorar os processos e se destacar. Por esse motivo, apostar na revenda de software pode ser uma ótima oportunidade de negócio, já que atenda às necessidades das organizações que necessitam de alguma forma de automatização.
Contudo, para conquistar o sucesso com essa alternativa promissora, é preciso entender como criar planos de revenda efetivos. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para apresentar algumas dicas úteis. Confira!
O que considerar na hora de elaborar os planos de revenda?
Alguns fatores devem ser levados em contar no momento de elaborar planos de revenda. Veja a seguir os principais!
Ramo de atuação do cliente
Antes de qualquer outra coisa, é essencial ter em mente que cada segmento tem necessidades e demandas específicas, que se diferenciam de outras áreas. Por esse motivo, ao apresentar um produto ao cliente, pesquise sobre essas questões para realizar uma abordagem mais acertada.
Tamanho da empresa
Uma empresa pequena terá processos menores — isso não é nenhuma novidade. Então, não vale a pena contratar um sistema robusto com diversas funções que não serão utilizadas, bem como não é interessante para uma empresa de grande porte contratar um a um os módulos de que necessita.
Para evitar retrabalho ou passar por desafios ao oferecer a solução aos seus clientes, o ideal é desenvolver planos que utilizem esses pontos como base.
Apesar de ser interessante disponibilizar a possibilidade de personalização do plano conforme o desejo do comprador, existem formas de padronizar esse trabalho. Uma delas é apresentar alguns planos prontos e realizar as customizações de acordo com as necessidades que surgirem ao longo da negociação.
Momento da organização
Outro aspecto relevante e que deve ser estudado é o momento da organização. Nesse sentido, para que a venda tenha a fluidez e a rentabilidade esperadas, é essencial considerar algumas particularidades do cliente.
Descubra, por exemplo, se a empresa dele é nova ou se já tem uma experiência considerável no mercado. Outro ponto importante é se o cliente atende a outras empresas ou apenas o consumidor final, entre outros.
Por isso, o ideal é realizar uma sondagem inicial eficaz e, aos poucos, ir construindo uma relação mais próxima e sólida com os potenciais clientes, de modo a oferecer as funcionalidades que podem solucionar os problemas identificados.
Qual é o passo a passo para ter sucesso na revenda de software?
Algumas medidas podem ser colocadas em prática como forma de melhorar o seu trabalho de revenda de software e alcançar melhores resultados. Conheça o passo a passo que preparamos para ajudá-lo nesse processo!
Entenda as soluções que o sistema oferece
Conhecer o público-alvo, os produtos oferecidos e os objetivos que você pretende atingir é fundamental para fechar bons negócios, porém não é suficiente. Também é importante entender com clareza o software que você vai vender.
Pesquise quais são as funcionalidades disponíveis, suas vantagens, desvantagens, possibilidades de integração com outros sistemas e demais informações que vão contribuir para a formulação de argumentos de vendas, além de serem úteis na hora de responder dúvidas com segurança.
Identifique a dor dos clientes
Entender o cliente e identificar de que ele realmente precisa é muito importante para apresentar um atendimento de qualidade. Então, ao conversar com o comprador, busque ouvir com atenção e compreender suas necessidades e dúvidas.
Lembre-se de que cada empresa tem demandas individuais, considerando que a forma de atuação de cada negócio é distinta. Então, tenha isso em mente ao oferecer a ferramenta e elabore argumentos embasados em dados precisos e convincentes.
Ofereça benefícios e não apenas funcionalidades
A revenda de software deve ser focada nos problemas do cliente. Então, apresente os benefícios que ele terá ao adquirir o produto. Considere as vantagens em curto, médio e longo prazo.
Ao falar dos benefícios da solução em vez das funcionalidades disponibilizadas, você possibilita que o cliente entenda a importância do produto oferecido. Com isso, é possível agregar valor à venda, destacando seu custo-benefício.
Aposte em canais de vendas diferenciados
A estratégia omnichannel tem gerado resultados bastante positivos. E, por esse motivo, esse é um conceito que veio para ficar, já que traz consigo a ideia de que o vendedor precisa estar em diferentes canais de contato com o seu público.
Uma revenda de software já ocorre com o apoio da tecnologia. Por isso, é necessário aproveitar essa oportunidade para se manter presente em vários canais, como redes sociais, chats, email, aplicativos e demais recursos.
Além disso, é preciso saber explorá-los e organizar as informações para otimizar o tempo, produtividade e fechar parcerias interessantes.
Disponibilize testes grátis para os clientes
Um outro ponto que pode influenciar na decisão do cliente em adquirir ou não o software é saber como a solução vai funcionar na prática. Por esse motivo, uma alternativa é oferecer um teste gratuito.
Estabeleça um período durante o qual o cliente poderá ter acesso a todas as funções da ferramenta e aplicá-la na prática em seu dia a dia. Nessa hora, é importante que ele consiga identificar as vantagens prometidas durante o processo de negociação.
Além disso, esteja disponível para oferecer todo o suporte, tendo em vista que muitas dúvidas podem aparecer nesse primeiro contato com o sistema.
Invista no marketing de conteúdo
Por meio da aplicação do marketing de conteúdo, é possível criar um blog e publicar artigos que apresentem informações úteis para o seu público, com a finalidade de abordar os principais temas e esclarecer as dúvidas mais comuns. Isso vai fazer com que você seja reconhecido como autoridade no assunto, amentando suas chances de captar novos clientes.
Outra ideia eficiente é apostar nas redes sociais, como Facebook e Instagram, tendo em vista que esses são canais com muitos usuários presentes em vários horários do dia, o que pode ocasionar em excelentes resultados.
Apostar na venda de automação para empresas pode ser uma ótima chance de se inserir no mercado e alcançar os objetivos e metas pretendidos. No entanto, é importante colocar as dicas apresentadas em prática para elaborar planos de revenda eficazes que vão ajudá-lo a fechar negócios de sucesso!
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