Carteira de clientes ativa: como montar e fazer sua gestão?
Construir uma carteira de clientes ativa é uma tarefa importante dentro do negócio, por se tratar do processo em que se cria a lista total de consumidores da empresa, ou seja, aqueles que compram periodicamente os produtos e serviços oferecidos, se tornando a real fonte de renda e lucros do estabelecimento.
Por meio desse entendimento, várias estratégias podem ser implementadas para alcançar melhores resultados: por exemplo, direcionar mais recursos e atenção para essas pessoas, com a finalidade se torná-las sempre fiéis, sem se esquecer dos demais compradores.
Mas, você sabe como montar uma carteira de clientes ativa eficiente? Leia este conteúdo e veja as dicas que preparamos!
Faça um planejamento
Para montar uma boa carteira de clientes ativa, o primeiro passo é ter um planejamento efetivo. Nesse caso, é necessário listar os seguintes aspectos:
- quais colaboradores ficarão responsáveis pela gestão;
- quais estratégias serão aplicadas;
- quais serão os recursos aplicados para a implementação das medidas;
- que tipo de ferramentas serão usadas;
- qual o objetivo final.
Para auxiliar nas respostas, é possível utilizar dados de resultados de ações aplicadas anteriormente, por exemplo.
Defina o perfil ideal
Outra medida muito importante é entender quem são os clientes ideais do negócio. Caso sejam empresas, compreenda qual é o porte delas, a quais segmentos pertencem, qual demanda precisa ser suprida, entre outros pontos. No caso de pessoa física, entre os fatores que podem ser levados em consideração estão a profissão, gênero, idade, região, crenças e suas preferências.
Sem esse entendimento, fica muito difícil elaborar os próximos passos da estratégia, já que não é possível entender os clientes profundamente.
Realize a segmentação
Outra medida é desenvolver uma boa segmentação, já que só assim será possível identificar melhor as necessidades de cada tipo de cliente.
Por exemplo, você pode fazer a classificação por lucratividade, que vai abranger os consumidores que apresentam um ticket médio mais alto e, dessa forma, criar ações focadas para aprimorar o relacionamento com eles. Tenha em mente que eles representam boa parte do capital, e é muito importante mantê-los por perto.
Também é possível fazer um agrupamento por região, possibilitando a implementação de medidas com foco específico em flutuações de mercados sazonais e características do público.
Essa medida que vai incentivar a equipe a realizar um atendimento mais personalizado e direcionado para aqueles clientes em questão.
Preze pela prospecção
Para montar a carteira de cliente ativa da empresa, também é preciso prospectar clientes. Isso significa que é necessário entrar em contato com clientes que podem se interessar pelos produtos e serviços que seu negócio disponibiliza e mostrar todas as vantagens que eles obterão ao se tornarem parceiros da empresa.
Nesse caso, é importante salientar que será imprescindível saber qual é o cliente ideal, ou seja, aquele que se enquadra perfeitamente eu seu modelo de negócio. Essa é a maneira mais eficaz de garantir que as necessidades dele serão atendidas, aumentando as chances de fidelização.
Busque indicações
Nada melhor que um cliente para indicar outros, não é mesmo? Isso ocorre pelo fato de que, ao se sentir satisfeito com os produtos e serviços oferecidos, as chances são bem altas dele indicar sua empresa para pessoas próximas. Ao mesmo tempo, quem está recebendo a recomendação dele, está ganhando um feedback positivo do seu negócio.
Implemente estratégias relevantes
Outra dica para montar uma boa carteira de clientes é investir em estratégias relevantes, como o marketing de conteúdo. Isso porque, com a aplicação dessa prática, é possível utilizar as mídias sociais, blogs e sites da empresa para oferecer conteúdos e dicas relevantes e que sejam de interesse do público.
Tudo isso é realizado com o auxílio de técnicas de SEO, em que se utilizam as palavras-chave mais usadas por seus clientes ao realizarem buscas no Google, e se escreve sobre esses temas.
Conforme o consumidor vai percebendo que a empresa domina esses assuntos, ele consegue entender que ali existe uma solução para a demanda dele. Então, naturalmente, ocorre a ação de baixar um e-book, preencher formulários, assinar uma newsletter, que é o que você pretende com essa estratégia.
Contrate vendedores com uma carteira já formada
Essa é um atalho que pode ser usado pela empresa. Nesse caso, no momento do colaborador ser admitido, ele entra em contato com todos os seus antigos clientes e faz o convite para conhecerem a empresa. No entanto, é preciso tomar cuidado. Afinal, da mesma maneira que você atraiu leads com essa ação, os concorrentes podem fazer o mesmo.
Também é necessário utilizar os melhores processos de RH para ter a certeza de que você está contratando um funcionário adequado para a vaga disponível, o qual será capaz de atender às expectativas do negócio.
Busque pelos bons clientes antigos
Faça uma boa análise no banco de dados e analise se existem clientes antigos que compravam muito e hoje se encontram inativos. Essa é uma técnica para reinseri-los na carteira ativa.
Para isso, pesquise os históricos de relacionamento da empresa, vejas as mensagens trocadas e tudo que viabiliza a compreensão dos motivos que os levaram a deixar de adquirir os produtos e serviços do estabelecimento.
Grande parte dos problemas pode ser solucionada, como é o caso de mal-entendidos que possam ter feito o relacionamento estremecer. Avalie cada caso e veja como a reverter esse tipo de situação.
Como realizar a gestão da carteira de clientes ativa?
Além de elaborar uma carteira de clientes ativa, é necessário realizar uma boa gestão para que a estratégia possa gerar os resultados esperados.
Nesse sentido, é preciso estimular os funcionários para que eles façam uma administração eficaz desses usuários, apresentando as novidades que possam chamar a atenção desse público. Algumas ferramentas e inovações podem ser úteis nesse cenário, como plataformas e sistemas desenvolvidos especificamente para auxiliar nesse gerenciamento.
Como você pôde perceber, apesar de montar e gerenciar uma carteira de clientes ativa não ser uma tarefa tão simples, ao seguir as dicas apresentadas aqui, torna-se possível acertar nas estratégias e alcançar frutos importantes para manter a empresa competitiva no mercado.
Achou este conteúdo interessante? Então, aproveite sua visita ao blog para ler nosso artigo sobre como definir um mix de produtos para melhorar a gestão de estoque!