automação comercial grátis

Automação comercial grátis: 6 problemas de utilizá-la

Investir em tecnologia é algo desejado por muitas empresas, pois ajuda a facilitar o dia a dia nas organizações, ajudando no fluxo de caixa, no controle de estoque, na gestão financeira, nas questões relativas à legislação fiscal etc. Mas, pensando em economizar, é comum que os empresários busquem por sistemas de automação comercial grátis.

É claro que o controle de gastos é importante e você deve pensar em medidas para gastar menos e lucrar mais. No entanto, deve-se planejar adequadamente em quais setores ou ferramentas essas economias devem acontecer.

O valor pago por um sistema de automação comercial deve ser entendido como um investimento, que trará retorno para o negócio, principalmente porque as versões gratuitas são limitadas e podem trazer dores de cabeça.

Continue a sua leitura e veja quais são os principais incômodos que você pode ter se utilizar apenas o sistema de automação comercial grátis. Acompanhe nossa lista!

1. Limitações da ferramenta de automação comercial

Geralmente, as ferramentas de automação comercial grátis não são customizáveis, tendo os mesmos recursos e layout para todos os estabelecimentos que fizerem o download do sistema.

Sendo assim, você terá poucos recursos para atender as reais necessidades da sua empresa, pois o programa não foi feito pensando exclusivamente no seu negócio. Ou seja, não foi realizado um estudo aprofundado daquilo que é necessário para o seu setor.

Isso pode até não parecer tão importante em um primeiro momento, mas tenha certeza de que logo nos primeiros dias de uso você perceberá que não ter um sistema com possibilidades de customização é um problema.

2. Falta de suporte técnico

Quando você baixa um sistema de gestão gratuito na internet, precisa estar ciente de que não terá um suporte técnico à disposição para auxiliá-lo a solucionar possíveis erros do sistema ou esclarecer dúvidas pontuais sobre o uso da plataforma.

Esse diferencial é exclusivo dos programas pagos, pois é com o valor investido no sistema que as empresas desenvolvedores conseguem manter o serviço de atendimento ao cliente, com profissionais especializados e que podem ajudar nas questões necessárias.

Mesmo que você tenha conhecimentos avançados em informática ou conte com os serviços de uma equipe de TI de confiança, dificilmente conseguirá solucionar os problemas oriundos da falta de suporte técnico, pois os códigos desse tipo de programa são fechados, sem que haja a possibilidade de outras pessoas fazerem atualizações.

3. Problemas de segurança

Quando você investe em um sistema de automação comercial pago, está também garantido um sistema seguro, que faz backups com frequência, possuindo ferramentas de segurança que evitam a perda ou vazamento de informações sigilosas.

O mesmo não acontece com as versões gratuitas, que não recebem atualizações e não fazem o backup. Assim, se o seu computador for invadido por vírus ou, até mesmo, estragar por qualquer motivo, você pode perder todas as informações do seu negócio, gerando prejuízos.

4. Personalização no contato com o cliente

Investir em ações de marketing e relações públicas são um grande diferencial para os estabelecimentos comerciais, que podem criar mensagens personalizadas para enviar automaticamente comunicados aos clientes em datas importantes.

Você poder apostar em ocasiões como o dia em que fazem aniversário, datas comemorativas (dia dos pais, das mães, das crianças), feriados nacionais, entre tantas outras.

Porém, nos programas gratuitos isso não é possível se ser feito, pois não são disponibilizados os recursos necessários para enviar mensagens personalizadas, contendo o nome de cada cliente no início do e-mail, por exemplo.

Em algumas versões até é possível fazer o envio de mensagens a sua base de contatos, mas sem que elas sejam personalizadas ou segmentada.

Já imaginou que estranho seria se você enviasse uma mensagem de feliz dia das mães para um homem ou para uma mulher que não é mãe? Isso é o que pode acontecer se você utilizar apenas um sistema gratuito.

5. Falta de atualizações

É normal que os sistemas de gestão precisem receber atualizações para corrigir possíveis erros, modernizar códigos, entre outras ações que fazem os programas funcionarem adequadamente.

Pense no seu celular, por exemplo, o sistema iOS ou Android não atualiza automaticamente de tempos em tempos? O mesmo precisa acontecer com o programa de gestão da sua empresa.

O problema é que as versões gratuitas são únicas, ou seja, são desenvolvidas uma vez e não são mais atualizadas. Assim, é natural que, com o passar do tempo, o programa se torne ultrapassado e obsoleto. Pela falta de atualização, alguns erros da plataforma permanecerão sem possíveis reparos.

Como os protocolos de atualizações não existem na automação gratuita, você não poderá tomar como surpresa se de um momento para outro o programa deixe de funcionar ou tenha algum serviço afetado.

6. Otimização de processos

Se você é dono de um supermercado, por exemplo, e faz todos os registros de compras dos clientes ou controla o estoque por um sistema, precisa encontrar uma solução que realmente seja eficaz e otimizado, a fim de não ocorrerem erros ao longo desses processos, certo?

Por isso é preciso encontrar uma solução ideal para o seu negócio. A realidade de um supermercado não é a mesma de uma loja de roupas ou de um consultório médico.

Sendo assim, utilizar um sistema genérico não vai otimizar os processos da sua empresa, pois é algo feito para ser utilizado em qualquer negócio, sem saber qual é a real especificidade de cada segmento comercial.

Agora que você conheceu os principais problemas que podem ser causados por um sistema de automação comercial grátis, certamente vai querer evitar essas dores de cabeça, não é mesmo? 

Portanto, procure realizar pesquisas a fim de encontrar um software de gestão que ofereça mecanismos para uma otimização do seu negócio.

Um sistema de automação pode ser um aliado na construção de planejamentos eficientes e organização rentável, ao diminuir os prejuízos e aumentar a lucratividade.

Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Já usou um sistema gratuito e teve problemas?

Compartilhe conosco, deixe o seu comentário neste post! A sua opinião é muito importante e pode ajudar outros empresários a não cometerem erros na escolha de um sistema de automação comercial.

materiais-gratuitos-gestao-fiscal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This