8 indicadores de performance que você deve analisar em seu supermercado

Mais do que nunca, é importante que uma empresa tome decisões sóbrias, rápidas e eficientes. Desse modo, é possível prolongar sua permanência no mercado. Mas, para isso, precisa conhecer e acompanhar alguns indicadores de performance.

Esses indicadores são uma importante ferramenta de gestão. Com eles, é possível medir o grau de resultados que determinada área ou atividade do supermercado está gerando. Comumente, estão relacionados ao RH, vendas, marketing e finanças.

Pensando nisso, criamos um conteúdo especialmente para você conhecer alguns dos indicadores de performance mais importantes para analisar em seu supermercado. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

1. Ticket médio

Esse indicador está relacionado à área de vendas e finanças. Com ele, é possível saber o valor médio das vendas realizadas no supermercado assim como a média de receita por produtos. Em posse do ticket médio, você pode traçar estratégias para aumentar as vendas e obter mais lucros.

Veja como calcular:

Por cliente (R$) = valor total das vendas / volume total de vendas

Por produto (R$) = valor total das vendas / número de itens vendidos

O valor médio das vendas varia muito de acordo com cada supermercado e sua estratégia de atuação. Para elevar o ticket médio, é possível agregar valor ao mix de produtos, otimizar o ponto de venda e a capacitação dos atendentes.

2. Índice de lucratividade

Vender muito não é o suficiente; é crucial ter uma boa margem de lucro em cada transação financeira. Dessa forma, é possível arquitetar um empreendimento saudável e com dinheiro no caixa para pagar suas despesas e custos diários.

Veja como calcular:

Lucratividade (%) = lucro líquido / receita total x 100

Para potencializar a lucratividade, é possível aumentar o preço final dos produtos ou reduzir seus custos relacionados. Defina qual possibilidade melhor se adequa ao seu negócio. De um modo geral, o mais indicado é reduzir os custos relacionados.

3. Índice de crescimento anual

Um dos principais objetivos de qualquer supermercado é crescer. A questão é: como é possível monitorar o crescimento de um empreendimento? Isso é simples, basta levar em consideração a receita do ano atual e do ano anterior.

Veja como calcular:

Crescimento (%) = (receita do ano atual – receita do ano anterior) / receita do ano anterior x 100

Para maximizar o crescimento do supermercado, é importante incrementar o ticket médio e aumentar a efetividade das compras. Também é possível realizar mais investimentos em marketing, ampliação do mix de produtos e engajamento dos funcionários.

4. Retorno sobre investimentos (ROI)

São diversos os investimentos feitos por uma empresa. É possível destacar a aquisição de modernos softwares, treinamento de funcionários e ações de marketing. Mas como calcular o retorno financeiro obtido em cada investimento? Para isso, utiliza-se o ROI.

Veja como calcular:

ROI = (ganho obtido – valor investido) / valor investido x 100

Quanto maior for o ROI de um investimento, melhor. Ao identificar o percentual de retorno obtido, você pode classificar os investimentos mais importantes para a empresa.

5. Net Promoter Score (NPS)

A satisfação dos clientes finais é muito importante. Aliás, apenas em 2015, estima-se que as empesas brasileiras perderam US$ 217 bilhões pelo mau atendimento. Nesse contexto, o NPS é um importante indicador. Com ele, é possível calcular a satisfação e lealdade dos consumidores.

Seu cálculo se inicia com uma pergunta realizada ao cliente:

“De 0 a 10, o quanto indicaria nosso estabelecimento para um amigo ou familiar?”

Com as respostas obtidas, é possível classificar os consumidores como promotores (respostas entre 9 e 10), neutros (entre 7 e 8) ou detratores (entre 0 e 6). Depois, utiliza-se o seguinte cálculo para identificar o nível de NPS:

NPS (%) = % de promotores – % de detratores

De acordo com o percentual final, é possível classificar a empresa em quatro principais zonas:

  • Zona de Excelência: NPS entre 75 e 100;
  • Zona de Qualidade: NPS entre 50 e 74;
  • Zona de Aperfeiçoamento: NPS entre 0 e 49;
  • Zona Crítica: NPS entre -100 e -1.

6. Índice de reclamações

A reclamação de um cliente pode ter diversos motivos, tais como: a insatisfação com o mix de produtos, atendimento recebido ou com a empresa em geral. Independentemente disso, é importante acompanhar o nível de reclamações.

Veja como calcular:

Índice de reclamação (%) = número de reclamações / número de clientes x 100

É aceitável um nível de 1%, mas o foco do estabelecimento deve ser o de zerar esse indicador. Para garantir consumidores satisfeitos, sem reclamações, é importante otimizar sua experiência em cada ponto de contato, da entrada até sua saída do supermercado.

7. Taxa de turnover

O turnover é um importante indicador para o RH da empresa. Com ele, é possível identificar o percentual de funcionários que deixam a companhia em determinado período. Quando elevado, representa diversas perdas — financeiras e de talentos — para o estabelecimento.

Veja como calcular:

Turnover = número de funcionários que saíram da empresa / total de funcionários do mesmo período x 100

O valor ideal do RH depende da política de retenção de cada organização, mas é indicado que fique em torno de 5%. Caso o turnover esteja elevado, é importante que invista na comunicação interna, benefícios complementares e bem-estar dentro da empresa.

8. Custo de aquisição de clientes (CAC)

O CAC é um indicador muito utilizado na administração. Seu principal objetivo é identificar a eficiência da estratégia de aquisição de clientes. Para identificá-lo, é preciso levar em consideração qualquer valor investido em marketing e vendas pela empresa.

Veja como calcular:

CAC (%) = investimento total em marketing e vendas / número de clientes adquiridos

Para melhorar (reduzir) o CAC da empresa, é possível utilizar formas mais acessíveis de marketing. Atualmente, é muito utilizado o marketing digital, de relacionamento e o famoso boca a boca. Construa uma boa estratégia; os resultados serão épicos!

Veja, esses são alguns dos mais importantes indicadores para supermercados. Para garantir que os cálculos sejam realizados com sucesso, é importante contar com um software de gerenciamento que ofereça dados confiáveis sobre o estabelecimento.

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