Varejo Digital: Quais as vantagens e tendências
De acordo com pesquisas, as vendas virtuais tendem a crescer mais 9% durante 2022, com um aumento de 16,9% no número de pedidos apenas no primeiro trimestre, o que mostra a tendência de consumo e a preferência das pessoas em realizarem suas compras através de lojas virtuais.
Muitos consumidores preferem realizar suas compras de forma online, aproveitando toda a comodidade e benefícios que somente o mercado digital tem a oferecer, como a grande variedade de produtos, achando até um exaustor centrífugo, e também pela entrega facilitada de receber tudo no conforto da sua casa.
No texto de hoje, iremos mostrar tudo sobre o varejo digital, quais são suas vantagens e tendências, bora conferir mais sobre esse mercado? Então vamos lá!
Menor custo operacional
Uma das maiores vantagens do varejo digital é em relação ao seu custo operacional, se comparado às lojas presenciais, você praticamente não tem gastos, afinal, não precisa se preocupar com a infraestrutura, excesso de produtos em estoque ou até mesmo alguns pontos com funcionários, trazendo uma boa redução orçamentária.
Isso disponibiliza para você, uma venda feita de maneira muito mais barata, conseguindo lucrar muito mais, mesmo que você gaste com o frete, ainda vale a pena, e consegue reduzir bem seus gastos mensais.
Experiência prática para o cliente
O varejo digital disponibiliza para o consumidor, uma experiência muito mais cômoda e prática do que uma loja física, ele pode mergulhar de cabeça no mundo online, e selecionar o produto que ele quiser, sem a preocupação do estoque ter acabado ou não ter aquele tamanho, caso não ache em um local, sempre vai existir algum disponível para ele no imenso mundo da internet.
Além da variedade de produtos como luva de vaqueta, toda a jornada de compra é muito prática e agradável, em poucos minutos ele pesquisa, encontra, seleciona, clica e compra seus produtos, e em poucos dias, ele já chega no conforto de sua casa, muito mais rápido, prático, simples e eficiente do que o convencional.
Venda global e 24 horas por dia
Não existe um limite para as vendas online, elas ocorrem o tempo inteiro 24 horas por dia, sem restrições de cidade, estado ou até mesmo país. Seu negócio pode alcançar um número muito maior de pessoas, e vender seus produtos para qualquer parte do mundo.
Tudo isso, é claro, 24 horas por dia, sem restrições de horários ou de funcionamento, isso gera um fluxo maior de compras e uma probabilidade de crescimento também muito maior.
Agora que você já conferiu algumas vantagens, que tal dar uma olhada nas tendências do varejo digital, bora ver? Então vamos lá!
Omnichannel
A primeira tendência quase que obrigatório no varejo virtual é o omnichannel, o objetivo dela é integrar todos os canais possíveis de atendimento da sua empresa, fazendo com que o cliente possa se comunicar e interagir com seu negócio em qualquer plataforma que ele preferir, de maneira totalmente integrada.
Ou seja, se um atendimento começar pelo Whatsapp, mas ele quiser prosseguir com ele pelo e-mail, a conversa manterá o mesmo tom, fazendo com que, ele possa falar com a loja em múltiplos canais e de forma integrada, da maneira que ele achar melhor.
Beacon Technology
Essa é uma tendência que permite que o cliente receba ofertas totalmente personalizadas ao entrar em um estabelecimento, coletando dados da conexão bluetooth do seu smartphone, monitorando seus hábitos e preferências de consumo, e moldando algo ideal para cada pessoa.
O Beacon permite que as lojas virtuais consigam enviar seu datador automático para pessoas mais interessadas e propensas a realizarem a compra, fornecendo uma segmentação mais assertiva.
Heatmapping
Traduzindo para o português como mapa de calor, essa tendência já é uma febre no marketing digital e vem ganhando cada vez mais espaço no varejo virtual, para quem não conhece, ela fornece uma visualização gráfica das áreas mais e menos populares de uma loja digital.
Ou seja, através dela, você consegue monitorar e visualizar o que faz sucesso ou não no seu varejo, criando estratégias personalizadas e moldando seu caminho de acordo com aquilo que agrada ou não seu público.
Agora conte para a gente nos comentários abaixo, o que achou do texto de hoje? Curtiu? Não se esqueça de compartilhar com seu amigo caso tenha gostado e até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.