Quais são os desafios do varejo de alimentos para 2020?
A chegada de um novo ano é o momento ideal para empresas de diferentes segmentos reverem as ações estratégicas, avaliarem os investimentos feitos e prepararem seus empreendimentos com foco nos novos desafios que serão enfrentados no ciclo que se inicia. No varejo de alimentos essa preparação não é diferente e é imprescindível.
Apesar do ramo alimentício sempre apresentar altas nas vendas, principalmente nos períodos sazonais, é interessante que cada supermercado entenda o comportamento do seu consumidor e esteja por dentro das novas tendências, consequências dos avanços tecnológicos que não param de trazer soluções com o intuito de ajudar mais um ambiente de trabalho.
Nos tópicos abaixo mostraremos as características dessas oportunidades de crescimento e como uma empresa pode se adaptar a todas elas em 2020 cumprindo com o que é propagado na missão e visão delas. Ficou curioso? Então continue conosco e entenda tudo o que você precisa neste artigo. Boa leitura!
Focar na transformação digital
O papel da tecnologia se tornou imprescindível nos dias de hoje. Além de facilitar os trabalhos dos profissionais de cada departamento de uma corporação, ajuda na otimização de processos, facilita a procura de dados e oferece uma experiência melhor aos clientes que fazem parte do seu público-alvo. É difícil pensar em evoluir sem o auxílio dos recursos que ela traz.
Logo, se sua empresa ainda não passou por uma transformação digital, chegou a hora de investir nessa realidade que aos poucos vai se tornando presente no segmento em que você está inserido. Afinal, os consumidores estão mais ligados na facilidade que a internet das coisas trouxe para a rotina de todos e apresentar tais ações na sua loja é uma forma de fidelização.
Quem tem um varejo de alimentos sabe que a concorrência sempre se mostra disposta a oferecer um diferencial competitivo que a torne líder no ramo. Porém, é necessário que o proprietário desse modelo de negócios esteja antenado nas tendências e saiba a maneira certa de adaptá-las ao seu empreendimento.
Uma delas é a automação comercial, que é caracterizada por um conjunto de métodos que reduzem os procedimentos feitos manualmente por colaboradores no intuito de esses funcionários focarem em outras atividades que poderão gerar ótimas oportunidades de venda no seu supermercado. Portanto, comece a dar valor às ferramentas digitais.
Ganhar em escala
Essa é uma tática que algumas empresas, principalmente as que estão iniciando recentemente sua prestação de serviços no mercado, encontram no intuito de reduzir custos e aumentar a lucratividade. Normalmente, isso acontece quando um varejo de alimentos apresenta uma melhor comercialização e uma forma eficiente de vender suas mercadorias.
Apesar de a transformação digital ser um grande atrativo, em 2020 este outro desafio também deve ser visto com prioridade na tomada de decisões da sua empresa. Afinal, todos devem ter em mente que a qualidade é um fator que ajuda tanto na melhoria contínua da administração de um empreendimento quanto nas entregas que são feitas ao consumidor final.
Portanto, faça com que esteja presente em todas as etapas da jornada dos consumidores. Os produtos oferecidos precisam ser bons aos olhos dos compradores e a experiência que terão dentro da sua loja é algo que definirá a permanência dele na intenção de elevar o nível da sua marca. Logo, foque na logística e nos demais aspectos de gestão.
Identificar novas oportunidades
O ato de ir ao supermercado e fazer compras faz parte do dia a dia de muitos brasileiros. Entretanto, algumas pessoas têm uma rotina muito atribulada e acabam sem tempo de comprar a mercadoria de que precisam em um varejo de alimentos. Logo, é importante que sua marca identifique novas oportunidades de conquistar o consumidor e divulgar seus serviços.
Uma das soluções atuais para esse desafio é a criação de um e-commerce. Além de oferecer outra maneira de venda de produtos, o empreendimento que tem uma loja virtual pode investir em campanhas que melhoram o seu ticket médio, aperfeiçoam seu controle de estoque e tornam o seu relacionamento com os clientes mais duradouro.
O marketplace também é uma opção. No entanto, fica a critério de cada empresa ver qual alternativa melhor contempla o seu objetivo de atrair novos indivíduos ao seu negócio — alguns até investem em PDVs em locais estratégicos da cidade como forma de saber se naquela região vale a pena abrir uma filial. Por isso, comece a considerar essas alternativas de atração.
Estar pronto para o novo consumidor
Nascidos a partir do ano de 1995, a geração Z consiste em indivíduos que cresceram sabendo dos benefícios que a internet traz para nossas diferentes necessidades, sejam elas ligadas a coisas pessoais ou profissionais. Logo, são pessoas totalmente conectadas aos ambientes digitais, que têm enorme presença nas redes sociais e veem nos recursos interativos uma forma de melhor absorção e aprendizado.
Portanto, é importante que o seu estabelecimento de varejo de alimentos esteja preparado para eles. Como dissemos no tópico anterior, o e-commerce é uma grande oportunidade de expansão do seu negócio. Ele servirá como um meio de chegada até esses consumidores e também a outros cidadãos de outras gerações que já se beneficiam dessa facilidade na web.
Segundo pesquisa realizada pela Nielsen, as lojas virtuais apresentaram um crescimento de 12% na quantidade de pedidos e conquistaram milhões de usuários que fizeram sua primeira compra virtual da vida. Por isso, é interessante que sua empresa conquiste novos compradores e faça parte dos mesmos lugares em que seu público está.
Outra característica marcante da geração Z é o fato de esse grupo ter um processo de decisão de compras diferente ao dos millenials, que geralmente têm a atitude de comprar por impulso. Cada um avalia de maneira muito minuciosa as procedências do produto e da marca. Eles têm o hábito de pesquisar na web e ver de que modo outros internautas avaliam e o que dizem sobre uma loja.
Pensando nessa possibilidade, fique atento a tais sites de avaliação na intenção de ver o que estão escrevendo sobre seu empreendimento e procurar solucionar essas situações atreladas a seu nome.
Como você percebeu ao longo deste artigo, o varejo de alimentos conta com diferentes desafios para o ano de 2020. No entanto, é interessante investir naqueles que melhor gerarão oportunidades de negócios, agregarão valor a sua marca e tornarão seu público cada vez mais fiel.
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