Vale a pena investir em um supermercado atacarejo?
Abrir um novo negócio requer muita expertise e conhecimento em relação ao segmento escolhido. Afinal, todo investimento deve ser feito de maneira bem planejada e convicta. O supermercado atacarejo foi uma aposta que chegou ao Brasil na década de 1970 e que até hoje é vista de forma benéfica aos que desejam investir neste meio a fim de ganhar clientes e gerar capital.
No entanto, é necessário que o empreendedor entenda os principais motivos que colaboram para essa oportunidade de crescimento. Apesar de o ramo alimentício sempre apresentar uma boa demanda, é importante ter mente que sem o esforço e atuação de uma boa equipe de vendas e marketing a prosperidade tão sonhada talvez sofra dificuldade em ser alcançada.
Na intenção de ajudar a entender os benefícios e desafios que tal ação poderá trazer, separamos tópicos interessantes que mostram desde o significado desse termo até o sucesso que pode ser alcançado por meio da implantação de estratégias comerciais. Ficou curioso? Então, continue conosco e tenha uma boa leitura!
O que é um supermercado atacarejo
Conhecido internacionalmente pelo termo de Cash and Carry, este modelo de negócios tem o diferencial de oferecer duas diferentes formas de vendas baseadas nas necessidades dos público que ela deseja atingir. Isso possibilita o ato de fazer compras em unidades e também em médios e grandes lotes conforme a demanda estabelecida por cada pedido.
Essa diferença na hora da realização da compra pode ser caracterizada por dois termos: atacado — transações feitas por meio indústrias, empreendimentos de grande porte e profissionais que têm um CNPJ — e varejo — focado na venda direta às pessoas físicas, ou seja, o consumidor final que geralmente faz a aquisição de produtos e demais itens em quantidades pequenas.
Tal junção resultou no que hoje conhecemos como supermercado atacarejo, segmento que apresentou um crescimento de 12,3%, segundo a pesquisa realizada pela Nielsen, e que normalmente expressa uma otimização em seus preços nos períodos sazonais do presentes no nosso calendário. Tal estratégica estimula os consumidores a comprar e é uma ótima oportunidade superar metas empresariais.
Quais são as vantagens que ele traz
Além da possibilidade de trabalhar em campanhas voltadas a esses diferentes tipos de mercado, o supermercado atacarejo oferece uma oportunidade de realizar tanto compras que servem no uso pessoal de um indivíduo quanto aquelas aquisições para utilização e estocagem em empreendimentos.
Isso se justifica pelo fato de essas pessoas terem percebido que acabam adquirindo itens mais em conta, se comparados a outros supermercados, e elas podem desempenhar tal tarefa em uma única ocasião de compra. Essa eventualidade permite que se faça uma melhor gestão do tempo em um ambiente favorável à agilidade e eficiência.
Sem contar a estrutura desse tipo de estabelecimento, em que o estoque é feito no próprio espaço de venda, geralmente organizado em um galpão com corredores sinalizados com os produtos disponíveis em suas devidas seções. Apesar de não apresentar uma sofisticação na sua arrumação e no design das prateleiras, o preço é o principal atrativo.
Vale lembrar, também, que esse modelo facilita a rotina dos funcionários que organizam a exposição das mercadorias, fazem o planejamento de reposição, inventários e criam ações de marketing com foco nesses públicos. Além disso, é possível fazer parcerias com fornecedores que desejam promover novas linhas de alguma mercadoria que tenha a ver com o perfil deles.
Os benefícios para seu negócio
Além da negociação comercial, normalmente feita com os fornecedores em razão do alto volume de compras, que resulta na redução dos preços na hora ir para as prateleiras, o supermercado atacarejo possibilita o autosserviço, uma vez que tal ação proporciona a diminuição do tempo de compra, custos operacionais e deixa o ambiente mais acolhedor aos consumidores.
Existem diversos benefícios que contemplam esse tipo de modelo de negócios. Veja outros exemplos nos tópicos abaixo.
Parcerias com outras empresas
Um supermercado atacarejo sempre dispõe de produtos que servirão na rotina de uma empresa, principalmente se for uma corporação que tem refeitório ou um negócio de médio porte que faz a compra dos mesmos itens mensalmente. Logo, parcerias podem ser feitas no intuito de que em um determinado período seu empreendimento cumpra as demandas solicitadas por elas.
Essa possibilidade fará com que seu estabelecimento cresça e, com o tempo, melhore o ticket médio de vendas por meio de ações estratégias que estreitem o relacionamento com seu público e ampliem sua gestão de estoque.
Eficiência no atendimento
A transformação digital tem gerado muitos benefícios aos empreendimentos que procuram digitalizar os cadastros de clientes com o intuito de facilitar a busca por dados específicos. Acontece que tais informações podem colaborar com a construção de um atendimento mais personalizado, por meio do qual é possível trabalhar táticas de fidelização.
Ao mostrar eficiência na hora de atender a qualquer solicitação, dúvida ou pesquisa por algo do agrado dele, um cliente acaba entendendo que seu empreendimento é competente e tem uma boa administração. Isso transmite confiança e esse aspecto gera encantamento a ponto deste indivíduo não trocar seu supermercado atacarejo por outro.
Agilidade nos processos de trabalho
Com o alto volume de dados, que podem ser divididos entre clientes do atacado e do varejo, seu supermercado atacarejo acaba percebendo que é preciso saber lidar com essas informações da melhor maneira possível. Afinal, é necessário ter muito embasamento e sede de conhecimento para firmar tal compromisso e apresentar uma ótima gestão nesse modelo de negócios.
Portanto, o empreendedor que está sempre antenado e focado em trazer um grande diferencial competitivo no seu segmento terá a tecnologia como parceira. Por isso, ele tem a oportunidade de trabalhar com softwares que possibilitem um ótimo gerenciamento de processos e controle da qualidade dos seus serviços, bem como demais recursos tecnológicos que melhoram a experiência do usuário dentro e fora da loja.
Como você notou, ao longo deste artigo, um supermercado atacarejo é uma ótima oportunidade de trabalhar da melhor possível no intuito de atender às demandas desses diferentes públicos. Por isso, tenha foco em uma boa gestão e administração de informações para prosperar nesse segmento.
Gostou deste post? Fique por dentro dos nossos mais recentes conteúdos por meio das nossas redes sociais: Facebook e Youtube. Agradecemos por sua visita e até uma próxima oportunidade.