Vale a pena um software de automação comercial não fiscal? Descubra aqui!
No dia a dia de um gestor, muitas rotinas e decisões devem ser tomadas. Por isso, soluções que facilitam o foco no que é mais importante precisam ser vistas com carinho. Este é o caso, por exemplo, do software de automação comercial não fiscal.
O software de automação comercial não fiscal é uma aplicação voltada para empresas que pretendem automatizar as suas rotinas. Ele gera benefícios como a redução de gastos, a diminuição de erros e o aumento da produtividade. Dessa maneira, as equipes podem focar mais no que é importante e evitar falhas na entrega de resultados.
Quer saber mais sobre o tema e por qual motivo investir em um software de automação comercial não fiscal é uma boa ideia? Confira no blog!
O que é um software de automação comercial não fiscal?
O software de automação comercial não fiscal é uma ferramenta que automatiza rotinas internas de uma empresa como a gestão de dados e serviços. Seus recursos são feitos para otimizar as atividades do dia a dia da companhia não relacionadas à área fiscal. Assim, é possível criar um nível de qualidade uniforme em todos os ambientes.
Entre as funcionalidades que um software de automação comercial não fiscal contém, podemos apontar:
- funcionalidades para o controle de estoque;
- bancos de dados para centralizar informações sobre produtos, fornecedores, clientes e serviços contratados;
- mecanismos para a gestão orçamentária, de vendas e de ordens de serviços;
- funcionalidades para a gestão financeira, do fluxo de caixa e de pagamentos a receber;
- APIs para a integração com softwares de gestão comercial, tributária e contábil;
- recursos para a emissão automatizada de relatórios, o envio de dados entre softwares e alertas que sejam úteis aos usuários.
Todas essas funcionalidades são estruturadas a partir de uma grande preocupação com a experiência do usuário e a privacidade dos dados. Desse modo, a empresa poderá contar com um ambiente centralizado para realizar suas rotinas, gerenciar suas informações e reduzir prazos. Tudo isso sem correr o risco de perder prazos em função de vazamentos e erros de integridade de dados.
Como ele pode ajudar o negócio a ter melhores resultados?
O software de automação comercial não fiscal auxilia a empresa a melhorar seus resultados a partir de diferentes fatores. Cada um contribui para a companhia ser, no final do dia, mais eficiente e competitiva. Veja os principais ganhos a seguir!
Redução de gastos
Este é um dos principais benefícios relacionados a ferramentas que automatizam os processos de uma empresa. Quando as rotinas são feitas a partir de configurações preestabelecidas, as chances de falhas ocorrerem são muito menores. Deste modo, a companhia pode maximizar a sua produtividade e aproveitar melhor os recursos disponíveis.
Diminuição de falhas
A automatização evita falhas nas rotinas. Os softwares conseguem executar uma operação com mais agilidade e menos erros dos que humanos. Isso leva a empresa a ter menos gargalos operacionais e taxas de retrabalho reduzidas.
Mais espaço para a inovação
A partir do investimento em soluções que diminuem o tempo que os profissionais focam em rotinas repetitivas, a empresa conseguirá inovar mais. Afinal de contas, haverá mais tempo para os times identificarem novas formas de solucionar demandas existentes. O mesmo vale para problemas, que poderão ser solucionados com uma equipe mais focada.
Centralização das informações
A centralização das informações reduz erros, melhora a integridade dos registros e cria um nível uniforme de qualidade para todos. Ela também facilita a emissão de relatórios e documentos administrativos. Desse modo, o gestor pode tomar decisões mais alinhadas com os objetivos de médio e longo prazos da companhia.
Que passos devem ser tomados para investir nessa tecnologia?
Para investir em novas tecnologias, como o software de automação comercial não fiscal, a empresa deve tomar um conjunto de cuidados. Eles garantem mais espaço para aumentar o retorno sobre o investimento. Além disso, tornam a escolha mais robusta e alinhada com as demandas existentes.
Entre as medidas que podemos apontar, é possível destacar:
- levantar dados sobre as demandas existentes;
- considerar as metas e objetivos de médio e longo prazos;
- avaliar os problemas que a empresa enfrenta em seu dia a dia;
- identificar as funcionalidades de segurança do software;
- buscar o feedback do consumidor sobre a qualidade da ferramenta;
- avaliar quais são as políticas de suporte e atualização de sistema existentes;
- identificar a existência de uma documentação completa com dados sobre o uso e a correção de problemas da ferramenta;
- avaliar quais são as bases do processo de desenvolvimento da aplicação;
- implementar indicadores de performance para validar os resultados obtidos com o investimento;
- treinar os times.
Todos estes passos dão mais segurança para a empresa e evitam que a implementação e a integração da ferramenta não traga os resultados esperados. Ao planejar cada etapa, a equipe pode diminuir falhas, agilizar rotinas e evitar conflitos. Além disso, o negócio garante que a aplicação será utilizada em mais ambientes.
Um investimento bem planejado também traz um maior retorno por evitar erros de segurança e a escolha de uma solução inadequada. Como consequência, a empresa será direcionada para um investimento de alto custo-benefício.
A transformação digital trouxe uma série de novas possibilidades para empresas de todos os tamanhos. Pequenos negócios conseguem otimizar as rotinas sem gastar muito com o apoio da nuvem. Já médias e grandes empresas podem investir em soluções de alta complexidade para se manterem competitivas, como a IoT e o Big Data.
Nesse cenário, a automação é uma forma de garantir que qualquer empresa possa aumentar sua competitividade e evitar riscos em médio e longo prazos. Soluções que reduzem a necessidade de interações humanas também auxiliam na melhoria dos indicadores de erros. Da mesma forma, abre espaço para mais inovação e foco no core business.
Portanto, sua companhia deve sempre considerar a possibilidade de investir em um software de automação comercial não fiscal. Ele conseguirá agilizar processos e trazer para o dia a dia da empresa todos os ganhos relacionados ao investimento em TI. Desse modo, a companhia poderá se manter competitiva e alinhada com o que o seu público-alvo demanda sempre.
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