Sistema modular: quais os tipos e por que optar por ele?
A tecnologia se transforma continuamente para garantir que empresas possam otimizar as suas rotinas. Justamente por isso, o investimento na área é apontado como uma das melhores formas de tornar negócios mais competitivos e flexíveis.
Nesse sentido, o uso de um sistema modular é um passo básico para ter mais flexibilidade e qualidade nos processos internos. Isso porque esse tipo de sistema consegue se adaptar facilmente a diferentes cenários e garantir que negócios sempre tenham à sua disposição uma solução robusta e funcional.
Desse modo, eles são mais fáceis de serem adaptados às demandas da empresa, reduzindo as chances de ela não atender às necessidades de seus clientes ou parceiros comerciais por falta de recursos. No caso dos ERPs modulares, por exemplo, essa funcionalidade é crucial.
Continue a leitura e veja por qual motivo o investimento em um ERP modular é algo fundamental para a sua empresa!
O que é um sistema modular?
Sistemas modulares são aqueles que contêm módulos com funcionalidades que podem ser ativadas ou desativadas conforme as demandas do negócio. Cada módulo dispõe de um conjunto de recursos e funcionalidades embutidas em seu código-fonte. Se bem gerenciados, a empresa consegue adaptar a ferramenta às suas demandas com mais facilidade e, assim, aproveitar melhor os seus recursos.
Assim, os módulos garantem que o sistema sempre estará alinhado com as necessidades do negócio. O gestor de TI conseguirá modificar recursos rapidamente para que a solução possa ser integrada a várias áreas. Ao mesmo tempo, em caso de mudança de metas e objetivos, o negócio pode remodelar a ferramenta e, assim, permancer à frente da sua concorrência.
Como os módulos de ERP são moldados?
Os módulos de sistema voltados para ferramentas do tipo ERP podem ser pensados de duas maneiras. Compreender quais são elas ajudam o gestor a formular um investimento mais robusto e qualificado. Confira a seguir!
Visão departamental
Nesse caso, os módulos do ERP são pensados para auxiliar os setores de uma empresa. Isso faz com que o módulo incorpore todas as funcionalidades necessárias para que o negócio tenha rotinas digitalizadas e centralizadas em um único ambiente. Ao mesmo tempo, torna-se mais fácil integrar times de vários setores, uma vez que seus dados estarão focalizados.
Visão por segmento
Nessa lógica, o módulo do ERP é pensado para um tipo específico de empresa. Por isso, ao contrário dos módulos departamentais, esse tipo de módulo pode ser integrado apenas a uma categoria de negócio. Afinal de contas, as demandas de uma empresa de varejo são muito diferentes daquelas existentes em uma empresa de farmácia.
Quais são os tipos de módulos de ERP?
O ERP modular contém três tipos de módulos. Eles devem ser modificados conforme as demandas da empresa e o seu fluxo de trabalho. Isso garante um maior aproveitamento dos recursos e evita falhas no médio e longo prazo.
Confira, a seguir, os três tipos de módulos de ERP!
Operacionais
Os módulos operacionais são os que fazem parte das operações gerais da empresa. Eles podem variar conforme o segmento do negócio, mas, em geral, o seu objetivo é auxiliar os times a terem mais facilidade em rotinas administrativas. Eles incluem funcionalidades que podem ser úteis a times como os de:
- logística;
- contabilidade;
- gestão fiscal;
- administrativo;
- recursos humanos;
- controle orçamentário;
- gestão de estoque;
- gerenciamento de logística.
Táticos
Módulos de sistema do tipo táticos são utilizados por setores específicos do mercado, ou seja, são adaptados para cada tipo de empresa. Eles também são conhecidos como verticais e podem ser moldados para negócios como os do ramo de:
- gestão de planos de saúde;
- instituições hospitalares;
- automação comercial;
- comércio exterior;
- gestão de transportadora.
Estratégicos
Módulos de sistema estratégicos são os mais importantes para cada negócio. Eles estão integrados a rotinas que afetam diretamente a prestação de serviços, ou seja, ao core business da empresa. Assim, as rotinas de inteligência podem ser feitas com mais qualidade.
Os módulos estratégicos mais comuns são os de:
- gestão de qualidade;
- gerenciamento do relacionamento com o cliente e parceiros comerciais;
- gestão da cadeia de suprimentos;
- gestão de tempo;
- gestão do conhecimento;
- gerenciamento de indicadores de performance.
Como sistemas de gestão integrada modulares ajudam empresas a serem mais competitivas?
Os sistemas de gestão integrada caracterizam um investimento fundamental para qualquer negócio que pretende se integrar à tendência da transformação digital e se manter à frente da concorrência. Essas soluções podem resolver problemas do dia a dia da empresa e, ao mesmo tempo, ajudar no corte de gastos e no ganho de flexibilidade.
Veja, a seguir, três grandes benefícios do investimento em um sistema ERP modular!
Maior flexibilidade
Os módulos conseguem ampliar a flexibilidade da tecnologia empregada no dia a dia do negócio. Afinal de contas, eles podem ser modificados rapidamente a depender do tipo de processo que precisa ser executado. Assim, o tempo de resposta a demandas externas ou de adaptação a novas tendências sempre será baixo.
Tomada de decisões mais assertivas
Os módulos melhoram a habilidade da empresa de digitalizar informações administrativas. Para as tomadas de decisões, isso será crucial. A empresa que tem rotinas com maior nível de digitalização entende de maneira mais abrangente os seus fluxos de trabalho e, com isso, consegue escolher o melhor caminho para o seu futuro sempre.
Menos burocracia no dia a dia do negócio
A burocracia pode ser um grande problema para empresas, especialmente em cenários que demandam agilidade. O sistema modular consegue diminuir o impacto desse fator. Por ser de fácil modificação, os sistemas podem ser gerenciados para sempre estarem em dia com o que a empresa precisa, evitando atrasos causados por falta de aplicações com funcionalidades adequadas.
Os sistemas de gestão integrada se tornaram fundamentais para o sucesso de qualquer negócio. Eles centralizam o acesso a dados e tornam os processos mais eficientes. Afinal, o time poderá trabalhar em um ambiente unificado, compartilhando dados e tomando decisões com a agilidade adequada.
Se o ERP for um sistema modular, esses benefícios são maximizados. Por isso, o negócio deve sempre procurar um parceiro como a Oriontec para investir em uma ferramenta inovadora e de alta performance. Desse modo, os times conseguirão executar um trabalho de qualidade mesmo em momentos de alta demanda.
Gostou dessa dica e quer saber como incorporar os sistemas modulares no seu dia a dia? Então fale já com os nossos especialistas!