Segurança da Informação: 3 dicas para fortalecer a nuvem da sua empresa
Empresas com visão de futuro estão mudando seus documentos para a nuvem, pois isso
otimiza as operações. Afinal, o conceito oferece uma maneira conveniente, econômica e flexível de armazenar e recuperar dados da empresa (e isso é feito com pequenas, médias e grandes marcas).
No entanto, precisamos sair de nossa caixa de papelão e verificar que a segurança ainda é uma grande preocupação com estes serviços. É sabido que apresentam uma série de riscos com os quais muitas empresas nunca tiveram que lidar antes.
Mas não é algo que deve tirar nosso sono, já que os provedores fazem de tudo para que a integridade dos dados de seus clientes permaneçam intactas. Quer entender melhor sobre como fortalecer seus documentos? Então, continue com a gente!
1. Proteja a identidade e os metadados do usuário
A maioria das violações de segurança ocorre por negligência humana e não por falhas no serviço de nuvem. Cabe a você proteger a identidade de sua equipe, especialmente membros corporativos, com acesso a dados confidenciais da empresa, seja ela do ramo da educação, de calibração de instrumentos ou qualquer outro.
A maioria dos gestores não sabe que a evidência dos dados é um risco tanto quanto os próprios dados. Infelizmente, tal concepção é ignorada e os metadados podem ‘escapar’ de uma hora para outra.
O problema com a maioria dos sistemas é que eles armazenam todos os metadados em um local central. Isso significa que os hackers podem roubá-los com uma única violação. Uma excelente estratégia é distribuir esta documentação em locais de armazenamento separados.
2. Gerencie seu acesso de usuário
Certifique-se de ter níveis de autorização para proteger informações altamente confidenciais. Nem todo funcionário precisa de acesso a determinados documentos e aplicativos. Como tal, estabeleça senhas variadas para impedir o acesso ou a manipulação de dados vitais.
Não ter níveis de autorização para diferentes colaboradores significa a ruína da sua segurança na nuvem. Ou seja, uma simples comunicação falsificada dará ao hacker todas as chaves necessárias.
3. Mandou um funcionário embora? Tire o acesso à empresa
O que acontece quando um de seus funcionários corta os laços com a empresa? Você apenas imprime a documentação e faz os acertos após a impressão numa bobina de papel, assina e pronto? Saiba que, desta forma, estará colocando a segurança da sua empresa em risco.
Quando forem mandados embora ou pedirem para sair, certifique-se de que eles não possam mais acessar seu sistema de armazenamento ou qualquer propriedade intelectual. Revogue todos os direitos de entrada aos sistemas, incluindo as plataformas em nuvem. É importante ter em mente que podem facilmente vender seus projetos mais valiosos para as pessoas erradas e nem serão responsabilizados por isso.
Portanto, tenha um processo abrangente de desligamento que impeça que estes acessem a nuvem e os demais arquivos contidos ali. Se você não sabe como fazer isso, pode contratar profissionais para lidar com essa tarefa.
Gostou do conteúdo sobre segurança da informação? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.
Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.