Não perca 5 melhores práticas para reter clientes de software
Em um mercado pautado pela alta competitividade, é essencial que as empresas de software adotem estratégias de retenção de clientes. Essas práticas impactarão não apenas os resultados gerais, mas também a satisfação do consumidor, que pode se fidelizar e voltar a fazer negócio com você, além de se tornar um defensor da sua marca.
É importante salientar que, quando uma empresa trabalha em prol da satisfação do consumidor, ela deve criar esforços para todos os setores da organização se manterem empenhados em executar essa estratégia, pois essa deve ser uma ação coordenada.
Assim, neste artigo elencaremos 5 melhores práticas para reter clientes de software, indicando os benefícios para as empresas de TI e as consequências de não se preocupar em aderi-las. Além disso, destacaremos como mensurar os resultados após a adoção desses métodos. Então, continue com a gente para conferir!
O que são estratégias de retenção de clientes?
A retenção de clientes é definida como a capacidade que cada empreendimento tem de manter ativa e fiel sua base de consumidores. Ou seja, são estratégias para que os clientes não abandonem sua empresa e migrem para a concorrência. A intenção é continuar oferecendo a eles boas experiências e alimentar sua fidelização.
No entanto, fazer isso não é uma tarefa simples, pois é necessário estabelecer com o público uma relação de confiança, demandando tempo e técnicas específicas de implementação. O cliente precisa perceber que a marca é dotada de plena capacidade de atender às suas demandas com presteza e eficiência.
Embora envolva processos complexos, as práticas que visam reter clientes podem se converter em resultados muito positivos para sua empresa, e, em longo prazo, isso se refletirá na consolidação da sua marca e construção da sua autoridade perante o mercado. A seguir, traremos algumas dicas das melhores estratégias de retenção de clientes de softwares. Veja!
Quais as melhores práticas para reter clientes de software?
Agora que dominamos o conceito de retenção de clientes, traremos algumas estratégias que podem ser utilizadas para que eles se tornem fiéis à sua empresa de tecnologia no contexto de vendas de softwares. Então, continue com a gente para conferir!
1. Entenda o que levou seu cliente até você
É necessário que você saiba o que levou seu cliente a escolher sua empresa para resolver suas necessidades. Esse é um questionamento importante por que você precisa, necessariamente suprir as expectativas dele, oferecendo o melhor atendimento possível.
Nesse momento é ideal que você escute o consumidor com atenção, procurando sanar todas as suas dúvidas e apresentar opções para que ele escolha a que mais se adequa a sua situação específica. Dessa forma, ficará satisfeito e sentirá que seu negócio não se preocupa apenas com lucro a todo custo, mas, sobretudo, com a satisfação das necessidades do público.
2. Conheça todas as funcionalidades do software
Sabemos que o mundo da tecnologia é constantemente transformado por novidades. Nesse sentido, é essencial que uma empresa de TI esteja suficientemente informada de todas as atualizações que circundam esse cenário. É importante, também, estar a par do segmento do seu cliente estudando por meio de cursos, artigos, notícias, alterações nas legislações, entre outros.
Essa ação é fundamental para que sua autoridade no ramo seja construída de maneira sólida — ou seja, é preciso que seu cliente enxergue seu negócio como uma referência na área. Para que isso ocorra, você pode investir em conteúdo, atualizando blogs e páginas nas redes sociais com informações relevantes e aprofundadas sobre assuntos que envolvam o software ou seu segmento. Essa prática promoverá você a especialista e pode ajudar na conquista de novos clientes.
3. Esteja disponível no pós-venda
A experiência de compra do seu cliente envolve também os momentos pré e pós-venda. Nenhum desses estágios deve ser desprezado, caso você deseje que seu público fique satisfeito e volte a fazer negócio. As empresas que não estão preocupadas em reter clientes tendem a “abandonar” o consumidor após a aquisição do produto ou serviço, o que pode fazer muito mal à sua imagem.
Nesse caso, garanta que o consumidor está satisfeito com a solução que ele adquiriu solicitando um feedback. Ao sentir que está sendo escutado, ele se sentirá valorizado. Além disso, com as informações prestadas você poderá estabelecer melhorias para sua empresa.
4. Resolva os problemas rapidamente
É importante para seu cliente que ele não passe muito tempo esperando até ter seu problema resolvido. Então, deve fazer parte da rotina da organização a agilidade para superação de possíveis obstáculos. Sabemos que, mesmo com um planejamento definido e estratégias eficientes, podemos encontrar pelo caminho algum percalço. Nesse caso, o que fará a diferença é quanto tempo sua empresa leva para resolvê-lo.
Isso fará com que o cliente valorize cada vez mais seu trabalho e entenda que a relação de confiança que se estabeleceu, não foi falsa. Nesse contexto, é fundamental garantir multiplicidade de canais para contato, além de uma equipe bem treinada para oferecer melhor atendimento.
5. Implemente o NPS (Net Promoter Score)
O NPS é essencial para que você saiba como foi a experiência do cliente. Ele é um tipo de pesquisa que visa descobrir o nível de satisfação do consumidor, solicitando que ele dê algumas notas para o atendimento. Assim, você terá informações suficientes para programar as modificações necessárias à melhoria ou manutenção desses índices.
Essa tática é muito eficiente e rápida, uma vez que o consumidor levará apenas alguns minutos para responder e sentirá que sua opinião tem validade para a sua marca.
Como medir a retenção de clientes?
Uma vez implantadas as estratégias de retenção, você pode mensurar o quanto elas foram eficazes a partir de um simples cálculo. Vejamos a seguir:
- Taxa de Retenção de Clientes = número de clientes que permaneceram no mês, dividido pelo número de clientes no início do mês.
Portanto, se seu empreendimento possuía 100 clientes no início do mês e terminou com 93, sua taxa de retenção de clientes foi de 93%. É importante salientar que as referências globais de performance devem permanecer entre 93% e 95%.
O que pode acontecer ao meu negócio caso essas práticas não sejam adotadas?
Já ficaram evidentes os benefícios da adoção dessas práticas ao seu empreendimento. Portanto, podemos também comentar as consequências da não aplicação delas. Caso sua empresa não esteja preocupada em traçar estratégias de retenção de clientes de software, você perderá o controle sobre tomadas de decisão, por exemplo, uma vez que esses métodos auxiliam na aplicação de melhorias, pois oferecem um feedback direto do cliente a respeito do atendimento prestado.
Além disso, a imagem da sua empresa poderá ficar desgastada por não propiciar aos seus clientes uma experiência de compra que atenderá às suas expectativas, garantindo que ele volte a fazer negócio e indique sua marca para outras pessoas, o que fará você poupar dinheiro com prospecção de novos consumidores, além de se tornar uma referência no ramo.
Então, as práticas para retenção de clientes são essenciais em um contexto marcado pela acirrada competitividade, que exige das empresas preocuparem-se cada vez mais com a opinião do consumidor, o qual é o maior responsável pelo sucesso do negócio.
Gostou do nosso artigo? Continue com a gente e veja como montar e fazer a gestão de uma carteira de clientes ativa!