Nota Fiscal e os benefícios para o varejo
A maioria dos comércios varejistas atuais já emitem notas fiscais, pois além de trazer benefícios para a empresa, é uma forma de comprovar que o empreendimento está em dia com os seus tributos à nação. Além disso, é possível identificar que essa empresa preza pela seriedade e segurança de seus clientes e fornecedores, fazendo com que seja mais fácil ser vista como uma empresa confiável no mercado.
Quando se compra uma batedeira industrial, por exemplo, é comum que a nota fiscal seja um dos primeiros itens a serem requisitados nessa compra e com um comércio de varejo não deve ser diferente, proporcionando que seja possível para que todos os consumidores possam estar seguros de seus direitos.
Por isso que este artigo reuniu alguns benefícios referentes a emissão desse item tão importante, pois é uma forma de garantir que mais comércios possam estar em dia com os seus produtos e direitos de vendedores dentro do mercado de trabalho. Quer saber mais sobre isso? Continue a leitura!
O que é uma nota fiscal?
De acordo com a lei nº 8.846, todo negócio precisa ser registrado, ou seja, de uma forma de comprovação de atuação no mercado e um dos meios mais fáceis de garantir isso é por meio da nota fiscal.
Com esse documento fiscal, é possível comprovar que uma empresa está em dia com os seus tributos e que as movimentações de dinheiro que ocorrem na sua empresa estão sendo registradas e documentadas, pois é uma lei que abrange quase todo o território nacional.
Além disso, com a Nota Fiscal, é possível fazer o registro de produtos da sua empresa, por meio das vendas e das informações contidas neste documento, e pode gerar prejuízos aos empresários que não queiram dispor da entrega da nota fiscal, pois estão sujeitos a penalidades. Então, é importante sair da sua caixa de papelão e verificar os benefícios desse documento.
Quais os benefícios da emissão de notas fiscais para o varejo?
Para o contribuinte e para o consumidor os benefícios são diversos, além de beneficiar a sociedade também, fazendo com que seja possível ter um controle melhor do que está circulando pelos bens de consumo e também é uma forma de incentivar o uso dessa nota fiscal, que também já é impressa em papel sustentável, que vai favorecer o meio ambiente.
Assim, é visto que a emissão dessa nota fiscal pode ser referente desde maquinários industriais à uma embalagem plástica, que vai fazer com que seja possível resguardar os direitos de ambas as partes, tendo mais benefícios, como:
- Simplificação de gastos dos processos;
- Elevação da segurança de compra;
- Segredo de informações;
- Otimização do tempo;
- Minimização do tempo de envio de notas fiscais;
- Inovações tecnológicas;
- Diminuição significativa de papel;
- Garantias de trocas e outros benefícios;
- Armazenamento prático de documentos;
- Estabelecimento de um contato com a empresa e outros;
Desta maneira é possível verificar que a emissão de notas fiscais tende a ser benéfica para empresas varejistas, visto que é uma forma segura de garantir todos os seus direitos de mercado aos seus clientes e à sua empresa.
Este artigo foi produzido por Eduarda Prestes, criadora de conteúdo do Soluções Industriais.