Marketing de varejo: 7 principais iniciativas para implementá-lo
O marketing de varejo é uma estratégia utilizada pelas empresas como forma de aumentar a lucratividade e fidelizar os consumidores. Isso porque, por meio dele, é possível estreitar a comunicação com os clientes e focar nas suas principais demandas e necessidades.
Dessa forma, torna-se mais fácil definir as ações que serão implementadas em cada tipo de situação e, assim, despertar o interesse do público. O objetivo, com isso, é promover uma experiência positiva que impulsione o fortalecimento da marca no mercado.
Quer entender melhor como funciona o marketing de varejo e quais ferramentas podem ser utilizadas nesse processo? Continue a leitura!
Como o marketing de varejo funciona na prática?
O marketing de varejo é composto por 4 Ps: produto, preço, ponto e promoção. Entendendo a importância de cada um, torna-se mais simples implementar uma prática eficiente. Saiba mais a seguir!
Produto
Esse ponto estabelece quais categorias serão comercializadas. O empreendedor pode, por exemplo, investir em móveis, vestuário, alimentos etc.
Entre as principais questões que devem ser consideradas está a quantidade de itens ofertados (amplitude) e a quantidade de produtos por linha (profundidade). Uma demonstração de amplitude são as lojas de departamento e, de profundidade, os estabelecimentos que trabalham com mercadorias específicas.
Nesse contexto, também devem ser observados fatores como o design, o status das marcas, a reputação dos fornecedores e as vantagens oferecidas por eles.
Preço
O preço está diretamente ligado ao público-alvo do negócio, que dita a criação de estratégias promocionais e o modelo de venda. Ao atribuir o preço adequado aos itens, é importante chegar a um valor que abranja as despesas e os custos totais, proporcionando uma boa margem de lucro.
Uma dica, nesse quesito, é fazer uma pesquisa sobre o preço praticado pelos concorrentes e criar um plano capaz de garantir uma relação entre custo e benefício satisfatória para o público.
Ponto
A localização define qual será o perfil dos clientes da loja e como será o relacionamento com os fornecedores, a depender da facilidade de acesso. Por esse motivo, é importante dar a devida atenção ao escolher o local do comércio.
Promoção
Esse termo se refere ao conjunto de medidas usadas para a divulgação. Ele deve ser criado com a ajuda de ferramentas que apresentem os diferenciais da oferta ao público-alvo, como ações promocionais, propaganda, marketing digital e demais.
Esse ponto diz respeito à aplicação das estratégias de marketing, que se dará por meio de uma comunicação efetiva e de campanhas publicitárias, fazendo com que a empresa consiga atingir seus objetivos e metas pautados em um plano consistente.
Quais são as melhores iniciativas para implementar o marketing de varejo?
A seguir, reunimos 7 iniciativas eficazes para que você consiga aplicar o marketing de varejo da melhor forma no seu negócio. Confira!
1. Machine learning
Em tradução literal, “machine learning” quer dizer “aprendizado da máquina” e se refere à capacidade que os computadores têm de estabelecer padrões e criar o seu próprio modo de operação conforme as informações e dados recebidos
Dessa forma, a máquina utiliza os dados fornecidos a ela, conseguindo identificar semelhanças para aprimorar os processos e realizar previsões.
2. Realidade virtual aumentada
No ramo do varejo, esse mecanismo pode ser utilizado para criar demonstrações impactantes de mercadorias. Por exemplo, o consumidor pode ter acesso a um aplicativo para visualizar os produtos de um estabelecimento em sua própria residência ou testá-los por meio de uma simples fotografia.
3. Wearables
Os wearables são dispositivos que podem ser utilizados como acessório e que se conectam diretamente a smartphones, como pulseiras e óculos inteligentes. Eles registram várias informações do usuário, sendo grandes aliados para facilitar as compras e oferecer praticidade para o pagamento.
4. Inteligência artificial
Essa é uma tecnologia de marketing importante para o varejo, tendo em vista que, por meio dela, é possível simular o raciocínio humano em máquinas, que conseguem cruzar um alto volume de dados para identificar padrões e gerar informações em pouquíssimo tempo.
O resultado possibilita analisar de modo preciso o comportamento de clientes, prever demandas e encontrar as melhores chances no mercado.
5. Mobile
Os smartphones permitem que os consumidores encontrem informações sobre preços e mercadorias enquanto realizam as compras nas lojas. Por esse motivo, é necessário que o varejo esteja alinhado com essas novidades, criando ferramentas personalizadas para atender às principais demandas de seus consumidores.
Esses recursos são uma excelente oportunidade para criar uma gestão de promoções e programas de fidelidade, customizar ofertas e demais práticas efetivas para engajar o público.
6. Omnishopper
O cliente omnichannel também leva o nome de omnishopper, que é aquele que compra tanto por meio de canais digitais quanto físicos, considerando que ele pretende ter uma experiência satisfatória em todos eles.
A cada dia, esse perfil tem ganhado mais espaço no mercado, utilizando variados canais, dispositivos e plataformas para acessar a internet e fazer as suas compras.
Muitos consumidores do Brasil já se enquadram como omnishoppers, já que preferem avaliar os produtos nos estabelecimentos físicos e finalizam as compras no ambiente online — ou, pelo contrário, fazem a pesquisa do item na internet e realizam as compras no ponto físico.
Considerando isso, o marketing de varejo precisa se preparar para se conectar com todos esses canais e se enquadrar aos novos comportamentos que vêm surgindo com as principais tendências.
7. Big data
O big data se refere ao grande volume de dados armazenados em nuvem. Quando organizadas de maneira apropriada, essas informações são bastante relevantes para o negócio, tendo em vista que conseguem oferecer insights precisos que serão usados como base para tomada de decisões.
Nesse caso, o mais importante não é a quantidade de dados, mas sim a forma como eles são avaliados e aplicados. Isso porque o valor dos gráficos, números, planilhas e demais está na análise feita e nos resultados obtidos por meio deles.
Desse modo, fica claro que o objetivo do marketing de varejo não é apenas vender os produtos, mas construir um relacionamento mais próximo e confiável com os clientes. Assim, negócios que deixam passar essa oportunidade se tornam menos competitivos, podendo perder espaço no mercado.
Para não ficar para trás, algumas medidas devem ser adotadas, como: pensar em maneiras de atrair pessoas para o estabelecimento, estar sempre por dentro das novidades, redobrar a atenção aos itens e serviços disponibilizados e automatizar os processos.
Achou este artigo relevante? Quer continuar aprendendo? Então, em seguida, descubra por que focar em marketing digital no setor varejista!