6 inovações no varejo que revolucionaram o setor após a indústria 4.0
Empresários de diferentes segmentos estão à procura de técnicas de gestão que possibilitem a continuidade do negócio perante uma forte concorrência do mercado. Com a ajuda da indústria 4.0, muitas inovações no varejo ocorreram e ajudaram a trazer melhores experiências ao público dos centros de compras e supermercados locais.
Além de preparar a marca para o futuro, a tecnologia se tornou uma grande aliada no processo de mudança e na necessária transformação digital. No entanto, incorporá-la dentro do ambiente de trabalho requer treinamentos específicos aos gestores, colaboradores e uma liderança capaz de engajar todo o time a tirar proveito das vantagens que os avanços tecnológicos oferecem.
Ficou interessado no tema? Então continue conosco até o final deste artigo, pois mostraremos nos tópicos abaixo mais informações sobre a quarta revolução industrial e os principais impactos dela no setor varejista. Boa leitura!
A indústria 4.0 e o impacto dela no setor varejista
No livro “A Quarta Revolução Industrial”, lançado em 2016, o economista alemão Klaus Schwab reuniu diversas informações pertinentes que falam sobre as novas tecnologias e o quanto a inteligência precisa ser uma característica presente nos homens e nas máquinas.
Se hoje a tecnologia é acessível a grande parte da população, é porque muitas mudanças tiveram que ser implantadas, ao longo dos séculos, a fim de oferecer melhores resultados operacionais e comerciais. O início das revoluções começou com as máquinas a vapor, passou pela energia elétrica, e, depois da Segunda Guerra Mundial, sofreu a troca do analógico pelo digital.
Segundo Schwab, esse conceito de Indústria 4.0 tem o intuito de aprimorar os aspectos já apresentados com a introdução das ferramentas digitais. No setor de varejo, ele contempla vários objetivos: trazer inovações no estabelecimento, melhorar a experiência de compra dos consumidores e também aumentar o ticket médio da sua loja.
Os 6 principais exemplos de inovações do varejo
As inovações no varejo estão revolucionando esse setor, e é necessário ficar atento a elas para optar por aquelas tendências que estejam aliadas com seu objetivo empresarial e que ajudarão na retenção e na conquista de clientes. Confira abaixo algumas delas!
1. Computação em nuvem
Entre as inovações no varejo, está a computação na nuvem, com o diferencial de ajudar os profissionais a acessarem um software de serviços varejistas apenas com a ajuda da internet. Portanto, não há a necessidade de instalar programas no computador ou nos dispositivos móveis da empresa.
Além de ser eficiente em diferentes tamanhos de pontos comerciais, ela auxilia na preservação dos dados dos clientes, reduz os gastos dentro desse setor e oferece a possibilidade de o colaborador acessar e compartilhar informações de uma maneira rápida, prática e em tempo real aos gestores e demais partes envolvidas na área de vendas.
Sem falar das vantagens que ela traz ao comércio eletrônico, pois, hoje em dia, o consumidor é muito habituado a fazer compras online e contar com um serviço de entregas. Ela também facilita o seu controle de suprimentos, a fim de uma melhor gestão do seu negócio, e colabora para manter seu inventário em ordem.
2. Internet das coisas
Já que a finalidade da indústria 4.0 é aperfeiçoar os processos digitais, nada melhor do que investir na internet das coisas, uma das inovações no varejo que oferecem melhores desempenhos ao seu ponto comercial. A possibilidade de oferecer conectividade a determinados dispositivos traz uma dimensão maior da realização de tarefas e da relação do ser humano com as máquinas.
Por meio dela, é possível calcular com exatidão a distância das entregas dos fornecedores, controlar o tráfego de clientes presentes na sua loja em tempo real e identificar oportunidades de vendas com intuito de criar campanhas que ofereçam produtos atrativos ao interesse dos consumidores. Além, é claro, de preparar o seu negócio para o futuro.
3. Big Data
O relacionamento do cliente com a sua marca gera muitos dados para o seu sistema, caso você já conte com a ajuda de um. Eles vão desde o primeiro contato com sua empresa até a última compra feita por ela. Tudo isso costuma ficar guardado nos históricos de atendimento, e é necessário que o gestor tenha a sabedoria de transformar quantidade em qualidade.
Ao saber desse amontoado de informações, o proprietário precisa investir em Big Data para administrar esses dados de uma maneira estratégica. O foco é segmentar cada informação e sempre atentar à veracidade deles, pois todo dado deve estar atualizado com certa frequência.
Esse controle colabora na otimização de processos dentro da sua empresa, e faz com que aconteça uma melhor tomada de decisões nas reuniões gerenciais. Afinal, é interessante atualizar sua loja com base em informações reais e não com o uso do achismo.
4. Inteligência artificial
Outro exemplo de tendências de inovações no varejo é a inteligência artificial (IA). Por meio dela, é possível oferecer rapidez nos casos de suporte, dúvidas e questões corriqueiras do contato da clientela com a sua marca.
Hoje em dia, o consumidor tem o intuito de resolver diferentes pendências de forma online, sem precisar encarar filas e passar por burocracias. Logo, contar com IA nos canais de comunicação é uma ótima maneira de ter agilidade no momento em que os consumidores contatarem seu ponto comercial.
A grande vantagem é que as máquinas poderão ter a autonomia de realizar as atividades manuais que muitas vezes demandavam muito tempo dos colaboradores e sempre estavam sujeitas ao erro humano. Atualmente, o atendimento personalizado é um dos grandes aspectos que contribuem na fidelização.
Além disso, por conta das interações com o usuário, a IA oferece informações importantes sobre o comportamento do cliente, uma importante métrica que ajuda a criar uma melhor abordagem na hora de oferecer produtos.
5. Blockchain
É muito importante que o seu ponto comercial esteja atento às tentativas de falsificação de produtos e na segurança das transações feitas. Afinal, uma das coisas que mais preocupam os usuários é se o seu ambiente online é realmente seguro e não está sujeito a invasões.
Logo, contar o apoio do Blockchain, que também é conhecido como procedimento de confiança, é fundamental, pois ele torna os processos mais transparentes e traz total controle das ações da sua loja. Todas as informações são separadas em blocos que registram datas, recebedor, emissor e também aspectos relacionados ao tempo de cada transação.
6. Softwares especializados
Entre tantas tendências de inovações no varejo, é necessário que o proprietário escolha um software especializado nesse ramo que ofereça o suporte e os equipamentos necessários para suprir as necessidades dos clientes e atingir os seus objetivos empresariais no setor varejista.
Portanto, é interessante investir em um serviço de um parceiro que já tenha experiência no mercado e ofereça a tecnologia que o seu negócio precisa com o objetivo de construir seu diferencial competitivo.
Afinal, é muito importante que seu ponto comercial receba o apoio de uma empresa que realmente entenda as características do seu empreendimento e saiba o quanto é imprescindível contar com soluções inteligentes nos dias de hoje.
Durante este artigo, você notou o quanto as inovações no varejo dão grandes oportunidades de crescimento a um ponto comercial. Logo, é necessário que proprietário saiba escolhê-los com sabedoria e invista em softwares que qualifiquem e valorizem o seu negócio.
A Oriontec está há 24 anos oferecendo ao mercado um software que ajuda na automação das atividades no setor de varejo. Entre em contato conosco e conheça os principais serviços que oferecemos!