Gestão de supermercado: 4 indicadores de performance para acompanhar
Quando falamos em gestão, imaginamos que para qualquer segmento ela se adeque da mesma forma, mas nem sempre isso é verdade. Isso porque, para o varejo, algumas atenções precisam ser tomadas a mais, para que evite desperdício e erros no momento das vendas.
Falando em empresas, como aquelas que vendem batedeira industrial, realizar uma boa gestão, inserindo indicadores de performance, é essencial. Para os supermercados, isso não é diferente, acompanhar de perto o desenvolvimento dos negócios é de extrema importância.
Gestão de supermercado: o que é e como fazer?
Falando em gestão de supermercados, você sabe ou já ouviu falar sobre? Este assunto pode ser um pouco mais complexo do que se imagina. Isso porque administrar não é tão fácil assim, pode exigir alguns processos que são essenciais.
Todos os anos os empreendedores buscam praticar melhorias para os negócios expandirem, pois assim, custos são reduzidos, gerando bons resultados. Mas pode ser que alguns problemas impedem que isso aconteça.
Antes alguns itens eram ofertados gratuitamente nos supermercados, mas agora, algumas redes cobram um valor simbólico por isso, como a venda de caixa de papelão. É neste sentido, que vemos que nada mais é feito sem que haja um lucro em cima disso.
Então simplificando de uma forma objetiva para explicar o que é a gestão de supermercados, ela é toda a administração que usa de estratégias que são voltadas para melhoria dos processos e suas operações.
Seu foco principal é realizar maneiras que garantam a diminuição dos custos e alcance dos objetivos esperados, de acordo com os planejamentos traçados ao longo do tempo.
Indicadores de performance: 4 dicas para acompanhar
Ao falarmos da importância de realizar e o que significa gestão de supermercado, agora citaremos os indicadores de performance para contemplá-los:
– Volumetria das vendas: assim como em uma empresa de automação residencial, para os supermercados, é importante sempre analisar qual é o seu volume de vendas, desta forma, identifica quais são os lucros que estão sendo obtidos diariamente. Não acumule, é essencial todos os dias, saber quais são as movimentações que acontecem no dia a dia.
– Invista em ticket médio: este é um tipo de indicador que que avalia qual as vendas por cliente que seu supermercado tem, como a rotatividade de clientes é alta, este número pode ser medido pegando o total pela quantidade de clientes, para chegar no valor final.
– Existe também o indicador de margem de lucro: ele vai fazer a diferenciação entre os preços de custo e venda. Desta forma, é possível fazer a medição dos lucros, acompanhando de perto.
– Análise do crescimento do ano: é preciso avaliar qual foi o crescimento do supermercado no decorrer do ano, para assim, conseguir focar no que realmente é essencial para fazer o seu negócio crescer cada vez mais.
Investir em indicadores de performance pode trazer grandes benefícios para um negócio, por isso é importante sempre manter o acompanhamento dos resultados e identificar as deficiências que sua empresa possui.
Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.