Como um bom sistema ERP favorece a fidelização de clientes?
A cada dia, torna-se mais clara a necessidade de empresas encontrarem alternativas que ajudem na fidelização de clientes. Com esse objetivo em vista, a tecnologia se tornou uma grande aliada. Um exemplo é a implementação de um bom sistema ERP, medida que tem facilitado a vida de muitos gestores.
Isso porque essa ferramenta atua de forma eficiente na gestão do negócio, permitindo um melhor controle dos setores e uma visão ampla das operações, resultados e demais dados que vão colaborar para tomadas de decisões.
Quer entender melhor como esse tipo de solução ajuda na fidelização dos clientes? Continue a leitura e descubra!
Acompanhamento do público-alvo
Uma prática que alcança bastante êxito quando o assunto é fidelização de clientes é acompanhar o comportamento de compra. Isso porque, ao entender melhor o perfil do seu público-alvo, torna-se possível desenvolver medidas direcionadas para ele. Desse modo, é mais fácil entender quais atitudes tomar perante o mercado para suprir suas demandas.
Entre as principais informações que podem ser usadas como base estão a idade, produtos mais requisitados, meios de comunicação utilizados, gênero, entre outras que facilmente são obtidas com o uso da tecnologia.
Personalização do atendimento
O atendimento prestado é um grande diferencial entre os concorrentes. Por esse motivo, não adianta ter apenas excelentes produtos e deixar a desejar no quesito contato interpessoal.
A organização precisa atender aos clientes como eles realmente esperam ser atendidos, entregando uma experiência personalizada e que fará com que eles queiram retornar ao estabelecimento. Então, nada melhor que contar com ferramentas que colaborem de forma efetiva para compreender as necessidades do público.
Melhoria dos processos da empresa
Um ERP eficaz possibilita um melhor gerenciamento dos setores, viabilizando uma visão abrangente de cada processo que está sendo desenvolvido, cada responsável pelas etapas e todas as demandas pendentes e finalizadas.
Entre os benefícios proporcionados pelo ERP, podemos citar os seguintes:
- pontualidade no atendimento aos consumidores;
- informatização das operações;
- agilidade em consultas de dados e cadastros de clientes e fornecedores;
- controle de estoque;
- facilidade no acompanhamento de contratos e demais ações.
Atendimento de qualidade
Quem atua diretamente com o público precisa ter acesso rápido às informações necessárias para esclarecer qualquer dúvida, como preços, prazos e disponibilidade de produtos.
Quando todos os dados se encontram centralizados em um sistema ERP, o atendimento fica mais ágil e efetivo. Isso eleva a satisfação dos contatos e as possibilidades de fechar bons negócios, além de fazer com que a empresa conquiste mais indicações de clientes que tiveram suas expectativas atendidas.
Construção da credibilidade
Com a possibilidade de personalização do atendimento, a chance de conhecer os clientes de perto e a elaboração das estratégias mais adequadas para chamar a atenção do público, a empresa passa a ganhar credibilidade, influenciando em sua capacidade de fidelizar clientes.
Aumento da eficiência
Pelo fato de o ERP garantir o acesso às mais variadas informações relativas ao gerenciamento de vendas, é possível elevar a eficiência do negócio. Além disso, os processos são automatizados, minimizando as possibilidades de erros e retrabalho.
Com essa eficiência, a equipe pode investir mais do seu tempo na execução das demais atividades, como a elaboração de novas medidas, atendimento aos clientes, entre outras. Assim, todos conseguem focar na prospecção e fidelização dos clientes, com a finalidade de conquistar melhores resultados, já que o público ficará mais satisfeito com o serviço prestado e os produtos oferecidos.
Alinhamento com os clientes
A tecnologia não ajuda apenas a simplificar o dia a dia da empresa: ela também colabora para o desenvolvimento de estratégias de marketing e fidelização de clientes, já que proporciona uma visão abrangente de todas as áreas, emite relatórios gerenciais e oferece ferramentas que viabilizam tomadas de decisões mais coerentes.
Por exemplo, com um bom ERP, torna-se mais fácil mapear as preferências em relação a produtos e meios de pagamentos, possibilitando um atendimento personalizado.
Foco no pós-venda
O pós-venda é uma questão fundamental para fidelizar clientes. Isso porque, se a empresa entregar um serviço excelente, os clientes, além de voltarem, também indicarão o negócio para novos consumidores.
Nessa fase, os clientes merecem um cuidado especial, tendo em vista ser necessário entrar em contato com quem adquiriu produtos e serviços do estabelecimento tanto para avaliar como está a sua satisfação quanto para oferecer novos produtos e serviços.
Esse contato precisa ser cadastrado de maneira organizada para simplificar o trabalho e, se possível, investir na automatização. Afinal, com um sistema de gestão eficiente, é possível fazer o cadastro dos clientes, monitorar as vendas, identificar rapidamente as informações e manter os dados seguros.
Nesse cenário, disponibilize um suporte multicanal no qual os consumidores poderão entrar em contato de forma ágil caso precisem de algo ou alguma dúvida surja. Também, é necessário responder individualmente e propor soluções sempre que houver reclamações do cliente.
Uma dica é apostar nas redes sociais, já que elas são um ótimo meio de comunicação e contam com a presença cada vez maior dos consumidores. No cenário atual, a sua marca precisa ser reconhecida nesse ambiente.
Para verificar a satisfação dos clientes, é possível aplicar pesquisas e formulários. O importante, nesse momento, é ter uma visão geral sobre a experiência de compra que sua empresa está oferecendo.
Fortalecimento das campanhas de valorização
As campanhas são ótimas práticas para fidelizar clientes, já que disponibilizam um estímulo para que eles retornem e comprem novamente no estabelecimento.
Existem diferentes formas de valorizar os consumidores, como promoções em datas especiais, envio de cupons de descontos para a próxima compra, elaboração de programas de fidelidades, entre outras alternativas.
Todas essas ações, para que sejam realmente efetivas, devem ser bem planejadas e fazer parte do projeto de marketing da empresa. Um ERP possibilita a coleta dos dados e emissão de relatórios para apontar oportunidades e gerar mais segurança nas decisões do negócio.
Outro ponto importante é acompanhar os resultados das promoções e ver se elas estão alcançando os objetivos esperados. Caso algum erro seja identificado, o próximo passo é propor as melhores medidas para ajustá-las em tempo hábil.
Agora que você entende melhor como um sistema ERP pode ajudar na fidelização de clientes, independentemente do ramo de atuação e porte do negócio, o ideal é observar alguns fatores como: suporte, funcionalidades oferecidas, tecnologia utilizada, entre outras questões fundamentais para a escolha da melhor solução.
Gostou deste artigo? Então, aproveite a sua visita e fique por dentro das perspectivas para o comércio varejista!