Entenda o porquê a gestão fiscal é tão importante para as empresas!
Uma das maiores burocracias dentro das empresas é a emissão de notas fiscais, demonstrações contábeis, documentação tributária e demais tarefas deste segmento, e o motivo de tanta preocupação a volta de uma tarefa, que parece simples, se dá devido ao risco de má execução da gestão fiscal, que pode gerar todo um novo transtorno desnecessário e novos gastos, que poderiam ter sido totalmente evitáveis.
Mas quando a gestão fiscal é feita corretamente, ela se torna a maior aliada da administração de qualquer empresa, isso vale desde pequenos comércios regionais aos enormes impérios de placa de circuito impresso. Continue a leitura e saiba mais!
O que é gestão fiscal?
A função da gestão fiscal é levar a empresa para o melhor caminho sobre as exigências tributárias da legislação do país, é ela quem responde pela escrituração fiscal, pagamento de impostos, tarifas e demais tributos.
É através da gestão fiscal que a empresa pode evitar futuras autuações fiscais, com base na administração e organização de informações a fim de cumprir com toda a conformidade prevista em legislação.
Por que a gestão fiscal é tão importante?
Um dos maiores benefícios de uma gestão fiscal eficiente é a economia de tributos, um desejo de todos os empresários, que só é possível com a aplicação de uma boa gestão.
Se um empreendimento tem um regime tributário que não corresponde aos seus ideais, a demanda pode ser muito maior que seu negócio e, consequente a isto, nunca terá um caixa equilibrado e justo.
Vamos supor que sua empresa de instalação de elevador de carga está há alguns anos no modelo de Lucro Real, entretanto, seu negócio se enquadraria com todos os requisitos do Simples Nacional, isso pode significar que a taxa tributária que você paga é até 3 vezes maior, desnecessariamente.
Para isto, a gestão fiscal vai encontrar uma margem discricionária para que o seu negócio possa agir da melhor maneira e economizando nos tributos pagos ao governo do estado.
Outro motivo importante e de imprescindível função é a de manter a empresa dentro dos termos da lei, assim, evitando uma série de possíveis problemas legais, e poderiam prejudicar o andamento de seu negócio no mercado.
Manter-se dentro de todos os requisitos legais, de todas as regularidades e obrigações, é um dos maiores desafios de todo empreendimento, não por má fé, mas muitas vezes por má informação e falta de conhecimento.
O excesso de burocracias fiscais é enorme, e isso pode sim ocasionar erros legais. Com o suporte da gestão fiscal, esses desvios legais se tornam menos arriscados, pois terá uma função exclusiva para que seja dada a devida atenção para estes pontos.
Com isso, a gestão fiscal trabalha sempre em prol de evitar esses deslizes, que acontecem por pequenos erros e desatenção. Esses erros podem se transformar em burocracias ainda maiores, causar bloqueios, multas e demais penalidades que impactarão negativamente o seu empreendimento de insumos para cerveja, por exemplo.
Com a gestão fiscal é possível conhecer e entender ainda melhor o seu próprio negócio, se aprofundar em detalhes que passariam batidos. Compreender questões, desafios e oportunidades dentro da legislação fiscal permite melhor postura na tomada de decisões e investimentos.
Contudo, concluímos que uma gestão fiscal feita com qualidade não se resume em manter e organizar dados e informações legais e tributárias, é necessária uma visão macro de mercado e de legislação do estado. Um sistema de gestão facilita o encontro de arquivos digitais, datas específicas, localização e demais necessidades em caso de auditoria.
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.