software de gestão

Entenda como um software de gestão ajudará você a vender mais

O comércio varejista é competitivo e vem se reinventando com as possibilidades tecnológicas. Nesse cenário, sai na frente a empresa que conta com um software de gestão e faz a integração com a plataforma de vendas.

Isso acontece diante da otimização do gerenciamento, do aumento da produtividade, do fornecimento de informações mais acertadas e ainda da redução dos custos operacionais.

Apesar de, à primeira vista, o investimento em tecnologia parecer alto, diante dos inúmeros benefícios o que acontece é uma redução nos custos com a realização de uma gestão mais bem executada em diferentes frentes, como financeira, de estoque, de pessoal entre outras.

Fato é que a automação comercial não é apenas um diferencial competitivo, mas um requisito para a empresa que deseja crescer e vender cada vez mais com planejamento, acompanhamento e principalmente sucesso. A análise ágil dos custos operacionais, das movimentações financeiras e dos fluxos de caixa garante aos gestores uma melhor visão de negócio e tomada de decisões.

Listamos abaixo os principais benefícios oferecidos por um software de gestão quando utilizado com integração à plataforma de vendas. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

Emissão de nota fiscal

Quanto maiores forem as operações da sua empresa, mais notas fiscais precisarão ser emitidas — e essa tarefa é desempenhada com mais rapidez se for automatizada. Nessa situação, a automação é um pré-requisito para o bom funcionamento do varejo.

Por meio de um software de gestão as notas são emitidas corretamente, permitindo que o gestor utilize seu tempo em decisões estratégicas da empresa em vez de precisar fazer a emissão de maneira manual.

Controle de contas

Outra vantagem inegável do software de gestão é o controle de contas. Por meio do sistema é possível ter em mãos, em tempo real, dados sobre contas a pagar, contas a receber, valores, prazos, fluxo de caixa etc.

Todas essas informações são essenciais para uma gestão financeira eficiente e precisam ser acompanhadas de perto e com afinco, para que o gerenciamento flua e a empresa possa crescer e prosperar.

Controle de estoque

O controle de estoques também é feito de maneira mais estratégica quando passa por um software de gestão. Essa é uma das principais vantagens oferecidas pela automação, já que, a um clique, é possível obter relatórios atualizados de vendas.

Com base nessa informação, o gestor consegue identificar produtos mais procurados, prever demandas, analisar o comportamento dos clientes e preparar a empresa para oferecer a eles o que eles precisam.

Além disso, fica nítida a percepção de produtos encalhados, o que é essencial para criar promoções e ações de liquidação para dar vazão a esses itens e otimizar o estoque.

Controle sobre a equipe de vendas

Obter mais controle sobre a equipe de vendas também é um benefício oferecido pelo software de gestão. É possível acompanhar o desempenho individual de cada colaborador, identificando por meio de relatórios gerenciais os que performaram melhor em determinado período.

Emissão de boletos

Além das vantagens citadas acima, vale ressaltar ainda a emissão de boletos. O software de gestão emite de maneira imediata, já que toda a mediação com o banco é feita automaticamente.

Segurança dos dados

Um software de gestão também fornece mais segurança dos dados. Contar com planilhas manuais de Excel para gerenciar uma empresa é um risco enorme. Caso o computador quebre ou seja extraviado, os relatórios e dados importantes podem ser perdidos para sempre.

Já com um sistema automatizado, todas essas informações são armazenadas em tempo real, em nuvem, de forma que possam ser acessadas sempre que necessário por meio de qualquer dispositivo que opere online.

Comunicação interna e com clientes

Justamente por promover a integração de informações, o software de gestão melhora a comunicação interna da empresa e também com os clientes. É possível dialogar com colaboradores de outros setores e acompanhar o andamento das suas tarefas com agilidade, mantendo toda a equipe alinhada aos objetivos do negócio.

É possível, por exemplo, visualizar de perto negociações, anotações e informações referentes aos pedidos, aos interesses e às objeções do cliente, levando ao aumento da produtividade por meio do trabalho em equipe.

Esses dados são necessários para a criação de treinamentos em razão das objeções de venda ou até o mesmo oferecimento de condições diferenciadas em prol do fechamento das negociações. Além disso, a integração permite o acompanhamento de todo o histórico de vendas, essencial para a geração de dados no longo prazo.

Sistema de gestão sustentável

O meio ambiente e as questões relacionadas à sustentabilidade são cada vez mais importantes no meio empresarial. Quanto a sua empresa gasta com materiais de escritório, papéis, planilhas, impressões ou arquivamento de documentos?

Esse valor certamente será reduzido com o uso de um software de gestão. Por meio do sistema automatizado, além dos benefícios já citados, você garante uma gestão ecológica e alinhada aos valores da sustentabilidade.

Redução de custos com mão de obra

Por fim, mas não menos importante, está a redução de custos com mão de obra. O uso de um software de gestão aumenta a produtividade e otimiza os processos, fazendo com que seja desnecessário contratar muitos funcionários para desempenharem de maneira manual funções administrativas.

Dessa forma, os gastos com capacitação e verbas trabalhistas cai drasticamente, sem contar possíveis custos com erros ou ainda com a necessidade de retrabalho.

Conforme mostramos ao longo do artigo, contar com um software de gestão integrado à plataforma de vendas é essencial para obter sucesso no mercado varejista. Os benefícios são inúmeros e o investimento compensa no médio e no longo prazo, já que leva ao aumento da lucratividade.

Entretanto, é essencial buscar uma solução personalizada e que forneça o suporte necessário para garantir que a sua empresa tenha todas as necessidades atendidas com a automação e ainda o auxílio que precisa para deslanchar.

Agora que você já sabe como um software de gestão é importante para ajudar a empresa a vender mais no varejo, que tal conhecer as soluções em automação comercial que oferecemos? Clique aqui e veja o que podemos fazer para otimizar o dia a dia na sua empresa!

materiais-gratuitos-gestao-fiscal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This