Descubra 7 desafios de empreender sozinho e saiba como contorná-los
Junto com a decisão de empreender sozinho, surgem inúmeros desafios. Logo, se você está a fim de ganhar dinheiro com o seu negócio sem esforço algum, pode desistir da ideia, pois o que não falta é trabalho.
Em compensação, você fica dependente da sua própria carreira e, se fizer uma gestão eficaz, tem grandes chances de faturar muito mais como empreendedor do que em um emprego tradicional. Parece uma troca promissora, não é mesmo?
Por isso, elaboramos um conteúdo para gerar tranquilidade em você. Aqui, reunimos os sete principais desafios de empreender sozinho para que você saiba como superá-los com eficiência. Veja a seguir!
1. Organizar as finanças do negócio
Quem tem o próprio negócio não tem uma renda estável e garantida todo mês, pois a remuneração depende do volume de vendas realizadas. Portanto, o planejamento financeiro é uma demanda essencial, pois tem a finalidade de garantir o fluxo de caixa para sustentar as atividades de rotina, até que o empreendedor comece a faturar.
Mas como saber a quantia necessária para isso? Na verdade, é difícil saber o dinheiro exato, mas é possível ter uma noção equivalente. No caso de itens digitais, esse cálculo é mais fácil, pois você elabora o produto somente uma vez, disponibiliza na internet e faz atualizações periódicas, enquanto mercadorias físicas exigem produção constante.
Vamos imaginar que você lance um curso on-line sobre dieta suplementar. Nesse sentido, seu plano deve levantar:
- custos de produção (equipamento, gravação e edição);
- valor injetado na divulgação (anúncios, site, criação de landing page);
- despesas pessoais (água, energia elétrica, telefone e internet).
2. Escolher o nicho e o produto certo
Gostar de algum tema ou atividade não significa que a pessoa é boa naquilo, e para ter uma empresa de sucesso é necessário ser realmente bom no que faz. Tem gente que ama tecnologia, mas não seria capaz de desenvolver um aplicativo com alta capacidade de adesão e engajamento, por exemplo.
Logo, ao invés de escolher de forma aleatória, monte uma lista de coisas que você gosta de fazer e outra com coisas que você domina. A ideia é selecionar o nicho de mercado de acordo com essa lista a fim de descobrir se ele tem demanda suficiente para garantir o lucro do empreendimento. Não adianta criar uma solução de alta qualidade se poucos consumidores demonstram interesse.
Para levantar esses dados, existe o Google Trends, que aponta os assuntos mais buscados na web dentro de um período determinado. A recomendação é pesquisar pelos últimos 12 meses para não cair no erro de escolher demandas que só foram pesquisadas recentemente e que apresentam necessidades pontuais.
3. Lidar com a carga tributária
Um dos temas mais desafiadores para empreendedores é a burocracia tributária brasileira, que é muito complexa. Nesse sentido, o primeiro percalço é definir o regime ideal para o negócio, como o Simples Nacional, o Lucro Real e o Lucro Presumido.
Essa decisão deve ser tomada de acordo com a estrutura da empresa e o seu faturamento anual. O objetivo é não adotar o regime errado para não arcar com tributos maiores do que devido. Para isso, conte com um contador especializado nessa temática e evite problemas.
Após concluir a etapa anterior, implemente uma gestão fiscal eficiente e concentrada em bons resultados. Uma empresa de sucesso precisa cumprir o prazo de todos os impostos governamentais, pois evita atrasos e multas. Essa conduta é essencial para toda companhia que almeja crescer comercialmente.
4. Administrar o tempo de trabalho
Já na rotina diária com um negócio digital ou físico, gerenciar o tempo é indispensável. Trabalhar pela internet, por exemplo, traz muitas vantagens ao empreendedor, mas esse recurso pode diminuir o foco e o andamento operacional.
O segredo para superar esse gargalo é organizar atividades e obrigações em um quadro, utilizando a metodologia Kanban. Ela funciona por meio da divisão de tarefas em categorias, como “pendente”, “em execução” e “finalizada”. Siga tudo à risca e fuja das distrações.
5. Criar vantagem competitiva
Não importa se você toca um negócio que fatura menos de R$ 100 mil por ano ou R$ 1 milhão, o desafio de educar a demanda mercadológica sobre uma solução comercial (produtos ou serviços) e gerar vendas vai existir igualmente. O que determina se esses obstáculos serão ultrapassados é a capacidade de lidar com eles.
Felizmente, em toda dificuldade existe uma oportunidade a ser identificada. Dessa forma, pense que você teve sucesso instruindo o mercado e fazendo com que consumidores se interessem pela sua mercadoria. Eles deixaram de gastar com a concorrência e agora são compradores fiéis da sua marca. Ou seja, você criou uma das maiores vantagens competitivas para sua empresa. Portanto, use a criatividade para se destacar.
6. Gerenciar todo o empreendimento
Administrar uma empresa sozinho é uma missão e tanto; o empreendedor precisa dominar cada setor do negócio, para gerenciar cada departamento de forma eficiente e organizada. Felizmente existem diversas ferramentas e técnicas que contribuem com essa atividade:
- CRM (Customer Relationship Management): controle o relacionamento da instituição com a clientela a fim de fidelizá-la. Também integra módulos por meio de um software para que a gestão seja sempre focada no cliente;
- sistema de gestão: é uma tecnologia capaz de gerenciar todos os setores e demandas da empresa de ponta a ponta. O destaque fica por conta da integração de informações em tempo real, geração de relatórios detalhados e automação de atividades de rotina;
- KPI (Key Performance Indicator): também chamados de indicadores-chaves de desempenho, os KPIs permitem saber se a companhia atingiu os objetivos definidos no planejamento por meio de números específicos. A intenção é detectar o que precisa ser melhorado;
- OBZ (Orçamento Base Zero): o OBZ aloca finanças para atingir metas operacionais de forma econômica. Ele elimina desperdícios e poupa dinheiro ao máximo;
- SWOT: essa metodologia detecta e qualifica missões estratégicas do empreendimento. Ela identifica a condição interna atual e o seu desenvolvimento, além de avaliar o ambiente externo (mercado e concorrência).
7. Direcionar a publicidade
Para que o direcionamento funcione, é necessário criar uma persona, que é um personagem de consumo que contém características relacionadas ao público-alvo da empresa. Por meio desse parâmetro, o departamento de marketing e vendas define abordagens comerciais capazes de gerar conversões.
Para que as divulgações funcionem, é preciso acertar na escolha das ferramentas de publicidade, como blog, site institucional, mídias sociais, newsletters (e–mail marketing), mensagens instantâneas, SMS etc. Dependendo da marca e dos prospects (possíveis consumidores), alguns canais podem ser mais efetivos que os outros, e você precisa ter essa percepção antes de montar suas estratégias, para fazer divulgações com alto grau de engajamento.
Viu só como empreender sozinho é uma tarefa desafiadora? Os gargalos mencionados no conteúdo são só uma parte dos desafios que são (e serão) vivenciados por empreendedores de sucesso. O segredo é ter persistência e determinação para conquistar os melhores resultados.
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