Aprenda como precificar um produto no varejo com 7 dicas
Todo varejista deseja que seu estabelecimento tenha resultados positivos, equilibrando custos de reposição, estocagem e faturamento. E uma das soluções para atingir esse objetivo é saber como precificar um produto.
Afinal de contas, a definição correta de preços aumenta a competitividade frente à concorrência, além de melhorar a gestão financeira, atrair novos clientes e favorecer a sobrevivência do negócio.
Mas como oferecer o valor de venda ideal? Quais elementos levar em consideração?
Pensando nisso, reunimos as melhores dicas neste post. Continue a leitura para conhecer as principais técnicas de precificação para praticar no seu varejo.
1. Levante seus custos e despesas
A primeira etapa que você precisa avaliar é a soma de todos os custos de produção, acondicionamento e comercialização dos produtos.
Parece clichê, mas muitos varejistas se iludem e definem preços muito baixos. Eles pensam que o grande volume de vendas pode ser suficiente para pagar o que foi gasto na operação.
Para não errar, é preciso levantar as seguintes categorias de custos:
- custos de produção: são as despesas gastas com a fabricação da mercadoria, como matéria-prima, embalagem, entrega etc.;
- custos operacionais: são gastos com aluguel de espaço, acondicionamento, pagamento de fornecedores, água, luz, entre outros. São os custos necessários para que o item fique disponível para venda;
- impostos e taxas: é preciso considerar o regime tributário do negócio (Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real), a fim de facilitar o cálculo dos tributos que serão pagos pela empresa — o que afeta a composição do preço final.
2. Defina sua margem de lucro
Aqui, é preciso definir qual será o lucro líquido com a venda de uma determinada mercadoria. Esse é um fator relevante, já que não basta que a quantia conseguida seja suficiente apenas para pagar seu custeio. Se seu programa de precificação prioriza somente a sobrevivência do negócio, sem garantir o faturamento desejado, você está equivocado.
Isso porque o lucro é o resultado da diferença entre o lucro gerado pelas vendas de um produto e os custos existentes (citados no tópico anterior). Esse ganho será bruto ao examinar os gastos operacionais e líquido ao acrescentar todas as saídas do caixa.
Não existe uma margem de lucro padronizada para todo o tipo de comércio. Logo, você deve prezar pelo equilíbrio, com foco em uma rentabilidade realista. Isso significa que preços baixos prejudicam o controle financeiro, ao passo que valores altos espantam consumidores e encalham produtos no estoque. Fique atento a esse detalhe!
3. Observe o mercado
É importante estudar o mercado para ter uma visão ampla dos elementos que fazem parte da precificação. Comece avaliando os valores praticados pela concorrência, assim como sua atuação, o quanto a clientela é engajada com o negócio.
Quando todos os empreendimentos oferecem a mesma experiência de compra e vantagens adicionais, como boa variedade de produtos e atendimento de qualidade, o ideal é que os valores sejam parecidos. Porém, é importante procurar formas de ganhar destaque e oferecer algo a mais, a fim de aumentar o valor agregado do seu estabelecimento, o que evita entrar em uma disputa por preços baixos.
Para fazer essa investigação, visite seus “rivais”, faça pesquisas na internet, use a abordagem do cliente oculto (técnica utilizada para saber como é a experiência comercial oferecida pelas empresas). Esses dados são úteis para definir uma estratégia de venda e identificar oportunidades que seu comércio pode desfrutar.
4. Considere o ciclo de vida do produto
Em geral, as mercadorias têm um ciclo de vida baseado em quatro estágios: lançamento, procura, maturidade e decadência. Cada etapa deve corresponder a um preço diferente dentro do mercado, além de necessitar de mais ou menos marketing (publicidade) para gerar interesse no público.
Aqui, vale mencionar a expiração (vencimento) de algumas mercadorias, como alimentos e produtos químicos. Esses itens podem entrar em uma campanha de queima de estoque para evitar que estraguem e gerem prejuízos.
5. Aprenda a calcular o preço final
Chegamos ao procedimento para calcular o valor de venda. Após levantar tidas as variáveis, falta utilizar a fórmula.
Vamos a um exemplo prático:
- custo total por mercadoria: R$ 20
- percentual dos custos fixos: 30%
- margem de lucro pretendida: 20%
Basta somar todos esses valores, mas é preciso atenção com o uso de porcentagens e considerar o preço de venda (PV) equivale a 100% do resultado que será encontrado.
PV (100%) = 20%+30% = 20
PV (100%) – 50% = 20
PV 50% = 20
PV = 20/50%
PV = 0,4 x 100 = R$ 40
Esse é o valor ideal para venda. É claro que você terá de analisar o preço praticado no mercado para decidir por uma cifra que seja competitiva e compatível.
6. Faça campanhas promocionais
As promoções são essenciais em alguns momentos, mas para que sejam eficientes, é importante ter uma boa estratégia. Quando lançadas frequentemente, o público pode pensar que esse tipo de oferta não é tão vantajosa quanto parece.
O segredo está em segurar essas abordagens quando estiver próximo de uma data ou evento especial (Páscoa, Black Friday, Natal etc.) ou quando conseguir bons preços com fornecedores.
7. Use a tecnologia para saber como precificar um produto
Por último, os sistemas de gestão podem ser utilizados para simplificar e automatizar a precificação do seu catálogo de produtos. Essa ferramenta faz o cadastro e controle de cada item, realizando os cálculos de custo em tempo real.
Existem softwares específicos para o comércio que facilitam a definição do preço de venda, o que permite definir a margem de lucro e configurar notificações, modificando o valor de acordo com a variação de estoque.
Outra vantagem desse tipo de tecnologia é a possibilidade de gerenciar o fluxo de caixa com rapidez para descomplicar as vendas e melhorar o relacionamento com os consumidores. Esse diferencial evita filas e mostra que seu comércio é modernizado.
Esperamos que essas dicas de como precificar um produto tenham sido úteis de alguma forma. Ao colocá-las em prática no varejo, você ofertará preços atrativos e lucrativos. Porém, é importante reforçar que essa não é uma tarefa simples, pois exige tempo e acompanhamento constante.
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