Como escolher os serviços de automação comercial
A automação comercial é um recurso que vem crescendo cada vez mais dentro do mercado, e se tornou uma grande tendência, principalmente por ser extremamente completo, melhorando a qualidade de serviços e aumentando o número de vendas.
Quem usa essa ferramenta está um passo à frente da concorrência, independente se atua em um um nicho mais específico como uma empresa de automação residencial, ou mais amplo, como a venda de carros usados. Seja qual for sua área, a automação comercial pode ser a solução que você procurava.
Ao abandonar a utilização manual e optar pela automação, seu negócio passa a contar com um sistema muito mais inteligente, prático e eficiente, fazendo com que você utilize softwares e a tecnologia de forma geral, para mecanizar os processos do dia a dia.
Mas é preciso que você saiba que não existe um serviço de automação perfeito, e sim, várias opções que variam de acordo com a necessidade de sua empresa e sua colocação dentro do mercado.
O que é automação comercial?
Como o próprio nome já sugere, a automação comercial é a aplicação de métodos e ferramentas totalmente tecnológicas, ou seja, um software que torna todos os processos de venda e ganhos de mercado, totalmente mecanizados.
Através desse conceito, você consegue agilizar todos os processos dentro de sua empresa, e tornar atividades corriqueiras relacionadas a área comercial, automatizadas como, por exemplo, o controle da agenda do colaborador, envio de propostas, alerta de ofertas, geração de relatórios, acompanhamento de indicadores e por aí vai.
Imagine uma empresa que trabalha com utensílios de cozinha de forma geral, através da automação comercial, é possível ver quais objetos estão se destacando nas vendas com dados mais precisos, enviar propostas automáticas para os clientes, montar alerta de ofertas da nova batedeira industrial, e diversos outros recursos.
Quais os benefícios da automação comercial?
Existem diversos benefícios ao implementar esse sistema em seu negócio, como, por exemplo, a padronização de seus procedimentos; redução de erros ligados ao fator humano; melhor gestão no tempo de sua equipe;ganhos em qualidade na produção e também no atendimento;maior taxa de conversão de vendas e equipe comercial mais autônoma, focada e produtiva.
Com tantas vantagens, ter a automação comercial em sua empresa se tornou obrigatório, certo? Então, separamos algumas dicas para você saber como escolher o melhor serviço de automação comercial.
Saiba o que você quer automatizar
O primeiro passo para implementar essa ferramenta na sua empresa, é saber exatamente quais atividades e áreas você deseja automatizar, ou seja, é preciso analisar quais são suas reais necessidades, e qual é o seu grande objetivo.
Você pode contar com a ajuda do próprio fornecedor do sistema, mas é sempre bom ter essa ideia já pronta na cabeça, para saber exatamente o seu direcionamento, e qual estilo de automação comercial você está procurando.
Faça uma pesquisa sobre os fornecedores
Depois de definir onde será seu investimento, é hora de começar a procurar sobre fornecedores e o que eles podem trazer para a sua empresa. Consulte o histórico de cada um deles, veja se eles estão bem avaliados dentro do mercado, quais são suas avaliações, e o que seus clientes falam sobre ele.
Também é preciso ver se eles se adaptam a sua estrutura de trabalho, muitos podem já ter especialidade na sua área, como uma empresa que vende transformador de solda, por exemplo, podendo ser um grande diferencial quando é difícil escolher o melhor.
Converse com outras empresas e veja qual software se encaixa melhor em seu negócio
Por fim, é sempre bom conversar com outras empresas da mesma área para saber como a automação comercial está desempenhando dentro delas, ter opiniões diversificadas sobre o mesmo tópico, pode trazer uma visão diferente e até mesmo mais precisa, sobre as qualidades e vantagens da ferramenta.
Também é preciso estudar qual software se encaixa melhor dentro de seu empreendimento, existem dois modelos principais no mercado o Saap (Software as a Product) e o SaaS (Software as a Service ). É preciso ver qual dos dois, ou qualquer outra opção se encaixa melhor em seu sistema de trabalho.
Escolher um serviço de automação comercial que seja ideal para o seu negócio pode ser um processo levemente trabalhoso, porém, extremamente recompensador, se você deseja melhorar o número de suas vendas e otimizar todos seus processos, a automação comercial é o caminho certo a seguir.
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.