Descubra como conquistar clientes no mercado de revenda de software
Um dos grandes desafios a ser enfrentados pelas empresas de revenda de software é como conquistar cliente e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. A boa notícia é que, apesar de não ser uma tarefa simples, existem várias práticas certeiras para isso.
Essas ações podem ser usadas para mostrar que o negócio, além dos seus produtos e serviços oferecidos, tem uma série de diferenciais que podem influenciar de forma bastante positiva os resultados alcançados.
Para ajudar nesse processo, separei algumas dicas que não podem ficar de fora dessa estratégia. Confira!
Conheça o público-alvo
A primeira dica sobre como conquistar cliente na revenda de software é entender para que tipo de cliente pretende vender os produtos e serviços. Veja qual o mercado de atuação de cada um deles, o porte, as principais necessidades do negócio e demais aspectos.
Ao fazer essas perguntas, fica mais fácil compreender melhor o perfil do potencial consumidor. Então, será possível definir qual a abordagem mais certeira e quais argumentos de venda surtirão mais efeito.
Saiba tudo sobre o produto
É necessário conhecer detalhadamente os produtos e serviços, para ser capaz de oferecer as soluções mais apropriadas às necessidades dos clientes. Afinal, um departamento de vendas que não consegue tirar as dúvidas do público pode colocar tudo a perder na hora da negociação.
Por esse motivo, prepare-se e estude bem os softwares para entender todos os detalhes a respeito de suas funcionalidades, vantagens e custos. Dessa forma, torna-se mais simples convencer o possível comprador e contornar possíveis situações em que o cliente se mostra mais resistente para realizar a compra.
Disponibilize a oportunidade de personalizar as soluções
Outra ação que pode ajudar a aumentar as vendas é permitir a personalização das soluções. Isso porque, ainda que os produtos e serviços não estejam totalmente alinhados às demandas daquele consumidor, é possível mostrar que o software é flexível e simples de se adequar a qualquer realidade.
Use as redes sociais
As redes sociais podem ser ótimos canais de atendimento ao cliente, tendo em vista que proporciona um contato mais próximo com os usuários, gera mais rapidez no suporte e facilita a captação de clientes.
Entre as ferramentas mais populares estão LinkedIn, Facebook e Instagram. Então, veja em quais canais o seu público-alvo se encontra, faça postagens relevantes e ofereça informações que possam ser usadas em seu dia a dia.
Aposte em conteúdo relevante
O marketing de conteúdo atrai e propicia conhecimento ao público que tem interesse nos produtos e serviços oferecidos pela empresa. Nesse caso, é essencial compreender quais técnicas e ferramentas aplicar para que a geração de leads em oportunidades possa levar a resultados mais significativos.
Para isso, é possível tentar atrair os usuários até o site, o blog e os demais canais, por meio da criação de conteúdos otimizados com as palavras-chave mais pesquisadas no ramo de atuação. Com o passar do tempo, mais usuários serão levados até as páginas do negócio, e associarão a marca como autoridade no assunto.
Entre os formatos que podem ser usados estão blog posts, publicações nas redes sociais, infográficos, vídeos e webinars. A finalidade dessa medida é elaborar conteúdos que esclareçam as principais dúvidas dos clientes e ajudar a despertar, captar e reter pessoas interessadas nas soluções.
Invista em e-mail marketing
O e-mail pode ser uma ferramenta muito poderosa se a estratégia for aplicada de maneira correta. Esse recurso ajuda na segmentação dos clientes e a enviar o conteúdo adequado para o potencial consumidor. Assim, a empresa vai esclarecendo duas dúvidas a respeito dos produtos e serviços, além de conduzir por meio do funil de vendas, até estarem preparamos para fechar negócio.
Por intermédio desse recurso, é possível criar práticas de remarketing e de fidelização. Por esse motivo, é muito importante que o plano de captação e fidelização dos clientes contemple ações de e-mail marketing.
Conte com um site bem elaborado
Caso o site da empresa não funcione bem, não apresente um layout muito atrativo, tenha má usabilidade e não gere uma boa experiência aos usuários, eles vão entender que os produtos e serviços do negócio funcionam da mesma forma. Isso porque, se a organização não domina a tecnologia adequada para criar um site perfeito, o que falar de um software?
Sendo assim, é essencial apostar em um site com um design impecável, que seja funcional, rápido para acessar e intuitivo.
Crie uma landing page otimizada
A landing page, também conhecida como captura de leads, é uma página usada para conversão. Normalmente, é utilizada em campanhas específicas nas redes sociais e anúncios no Google. Pode ser uma página com botão para download de um teste gratuito da solução, um formulário para contato, entre outras opções.
Ou seja, é uma página que o usuário acessa com um intuito específico. No entanto, para que a conversão aconteça, é preciso que ela seja bem otimizada. Isso significa que deve conter informações objetivas e precisas, que induzam o cliente a finalizar a ação.
Ao elaborá-la pense em como os produtos e serviços podem resolver os problemas dos clientes. A página precisa informar isso de maneira clara e sem oferecer muitas alternativas de saída para o cliente, além da conversão.
Ofereça um bom suporte pós-venda
É importante mostrar para o cliente que a empresa não está somente interessada em vender para ele. Após finalizar a venda, mantenha-se disponível, implemente um canal de comunicação acessível e suporte de qualidade.
Volte a entrar em contato para verificar se ele está satisfeito com o produto ou serviço adquirido, pergunte o que ele está achando da experiência e se ele tem sugestões para melhorias. Isso fará com que o comprador se sinta valorizado pela empresa e se torne um cliente fidelizado.
Agora que você já sabe como conquistar cliente na revenda de software, além das estratégias apresentadas, contar com um parceiro ideal é indispensável nesse processo. A Oriontec é responsável por desenvolver soluções modulares e que se adaptam às demandas e realidades dos compradores, com alto padrão de qualidade.
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