Fique por dentro das perspectivas para o comércio varejista!
O comércio varejista tem sofrido grandes impactos devido às mudanças advindas da pandemia provocada pelo Covid-19, afetando a economia mundial. Entre os principais motivos dos resultados negativos, estão a implementação do isolamento social, impedindo que os consumidores saiam de suas casas para realizar compras, e a perda dos principais canais de venda por meio do fechamento de lojas, shoppings center e demais estabelecimento comerciais.
Não há dúvidas de que essa crise vai gerar momentos muito difíceis, considerando que as atividades operacionais estão praticamente paradas por um tempo considerável, gerando a necessidade de mudança no comportamento de empresas e clientes até mesmo após a pandemia.
Quer saber como é possível superar os principais desafios e aproveitar essa situação para tirar algo positivo para o desenvolvimento do negócio? Continue a sua leitura!
Quais são as principais adaptações que os varejistas estão adotando nesse momento?
Como forma de evitar os impactos ao máximo, as medidas implementadas podem definir o futuro do comércio varejista. Veja as principais!
Vendas online
As vendas online são uma alternativa em que os empresários podem realizar vendas sem ter um e-commerce, o que é muito importante considerando que, na crise, é necessário buscar estratégias ágeis e eficientes, seja recebendo o valor das compras por transferência bancária, cartões e boletos ou vendendo vouchers com descontos para que o cliente utilize posteriormente.
Essa prática, além de facilitar os negócios, pode se tornar uma ferramenta potente para atrair novos consumidores — principalmente aqueles mais jovens, que usam habitualmente a tecnologia — e, ao mesmo tempo, proporcionar uma boa experiência, com o conforto e a praticidade necessários para manter os clientes tradicionais, acostumados com o estabelecimentos físicos.
Entregas em casa
Além do uso das vendas online, a falta de atendimento nas lojas físicas levou os varejistas a apostar nas entregas a domicílio para se manter ativos, já que é uma medida a que o negócio consegue se adaptar em curto prazo. No entanto, essa opção precisa de um planejamento eficaz, já que diversos segmentos podem aderir a esse tipo de formato.
Existem aplicativos desenvolvidos especialmente para criar o catálogo de produtos e atender os pedidos de forma direta. Outra opção é que o público pode ligar diretamente para a loja solicitando os produtos ou serviços e a empresa realiza as entregas por conta própria.
Dependendo do valor da compra e da distância, muitos empreendedores, gestores ou demais colaboradores têm saído com o próprio veículo para fazer a entrega sem taxas.
Como os varejistas devem ser preparar para o mercado futuro?
Muitas das estratégias adotadas vão perdurar por todo o futuro do comércio varejista. Porém, para evitar que uma eventual nova crise possa afetar e gerar prejuízos ao negócio novamente, é preciso usar os acontecimentos recentes como exemplo e se preparar para diversos cenários. Conheça algumas dicas de como isso pode ser feito.
Busque a automação do comércio
Investir em processos automatizados gera benefícios competitivos para as organizações de varejo, caso suas funcionalidades sejam bem utilizadas. Para saber o momento ideal para fazer investimento em tecnologias, você pode observar se o negócio enfrenta problemas, por exemplo:
- falta de segurança no caixa;
- falhas nas operações;
- demora no processo de vendas;
- falta de controle de estoque;
- altos custos;
- ineficiência da gestão, entre outros.
Ao investir nas ferramentas apropriadas é possível reduzir as perdas e até mesmo recuperá-las, já que a automação é executada por softwares específicos em processos de gerenciamento e vendas de um estabelecimento, minimizando o trabalho manual e gerando um séries de vantagens, como:
- aprimoramento da logística;
- diminuição dos custos;
- integração dos setores;
- melhor controle do processo de vendas e faturamento;
- eliminação de tarefas que não agregam valor;
- foco no core business do negócio;
- melhora no atendimento aos clientes.
Esse recurso também simplifica a reunião de informações e dados, além de criar relatórios precisos e capazes de auxiliar na tomada de decisões e garantir o desempenho financeiro, como liquidez, custos adicionais de mão-de-obra, resultados do fluxo de caixa e demais.
Também demonstra a performance de cada setor, sendo possível identificar erros, propor soluções e elaborar um plano de ação antes que qualquer intercorrência prejudique o funcionamento da empresa em geral.
Avalie a possibilidade de um e-commerce
Um e-commerce bem estruturado é uma estratégia forte para ser usada durante e depois da crise, já que, por meio dela, é possível amenizar a limitação física imposta pela pandemia, proporcionar que o público use o tempo ocioso para realizar as compras e oferecer o conforto necessário para que ele confira os produtos e serviços e os contrate de sua própria casa.
Ou seja, é uma ótima oportunidade para alavancar as vendas e gerar lucros para o negócio, desde que os cuidados necessários para a sua implementação sejam observados.
Ofereça outros canais de venda
Uma boa ideia é aproveitar esse momento para continuar as vendas sem que o cliente tenha o espaço físico como única opção, seja por meio do e-commerce, uso de marketplace, entre outros. Ir para o mundo digital vai expandir o número de acessos e conhecimento das pessoas sobre os produtos e serviços oferecidos e aumentar o fluxo de vendas.
As redes sociais, como Facebook, Instagram e WhatsApp, exercem um papel muito importante na inserção de um novo formato de venda, considerando que são as principais ferramentas online para ajudar os consumidores a lhe conhecer e passar segurança para quem for adquirir os produtos.
Invista na fidelização
Criar ofertas, promoções, entre outras estratégias pode fazer toda a diferença na fidelização dos clientes e manutenção das vendas. As pessoas que estão comprando nesse momento também estão sendo afetados com o Covid-19, por isso, precisam de um atendimento de qualidade, produtos que atendam suas necessidades e ter suas expectativas atendidas.
Para isso, você pode observar se os produtos estão chegando às residências dos destinatários dentro do prazo estabelecido e em perfeitas condições, além de realizar pesquisas de satisfação para entender os pontos positivos e as questões que precisam ser melhoradas.
Faça uma consultoria com especialistas
Um especialista no assunto pode ajudar você a reestruturar o seu negócio e tomar decisões adequadas e em conformidade com a situação atual. Contar com um opinião criada e embasada em fatos precisos, relevantes e conhecimento prático e teórico é primordial para que essa ação dê certo — e somente um profissional é capaz de ofertá-la.
Uma consultoria também vai auxiliar para que o empresário mantenha seu equilíbrio emocional em um momento tão turbulento, gerando bons resultados na hora de estabelecer os próximos rumos do negócio.
Como você pôde perceber, o comércio varejista teve que tomar diversas iniciativas como forma de se adaptar ao mercado e reduzir o máximo possível as suas consequências negativas. Então, aproveite para colocar as dicas apresentadas em prática e implemente um novo modelo de negócio, focado em praticidade, agilidade, tecnologia e segurança, gerando um melhor relacionamento e alta satisfação dos clientes.
Quer contar com a ajuda de um profissional qualificado para lhe ajudar nesse processo de mudança? Então, entre em contato com nossa equipe e veja como podemos ajudar!