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Gestão de empresas

O que fazer para aumentar a taxa de retenção de clientes de supermercado?

Por Oriontec em 29/06/2021
6 minutos para ler

Cuidar da taxa retenção do cliente de supermercado é um aspecto bastante relevante quando se trata da busca por destaque no mercado. Significa a promoção de um relacionamento contínuo, para que o consumidor se sinta valorizado pela marca, por meio da utilização de estratégias eficientes, com foco em agradá-lo e fazer com que volte a realizar compras.

Praticar essas ações pode ser muito vantajoso para o negócio, já que clientes fidelizados costumam comprar mais, têm um custo mais barato do que captar novos consumidores, além de indicarem a empresa para pessoas próximas, colaborando para o aumento dos lucros e alcance de novos resultados.

Quer saber como melhorar a taxa de retenção do cliente de supermercado? Então, continue sua leitura para conhecer nossas dicas!

Aposte nas segmentações

A segmentação pode ser uma prática muito interessante para reter clientes. Isso porque a finalidade é trabalhar com o hábito de consumo do público para melhorar esse indicador.

As variações das medidas a serem aplicadas devem considerar como é o supermercado e seus clientes. Por exemplo, se existe um grupo que realiza uma compra semanal, a abordagem deve ser de um jeito; já aos clientes que compram a cada 15 dias precisa ser outra. Isso engloba o tempo de contato, forma de comunicação e demais pontos que possam ser interessantes.

Ofereça um bom atendimento

É importante oferecer um atendimento personalizado com o intuito de otimizar a experiência de compra do cliente. Nesse caso, é fundamental conhecer e entender a necessidade do público e disponibilizar a solução de que ele precisa.

O diferencial do atendimento também pode ser praticado nas redes sociais, que pode ser aplicado com a resposta dos comentários feitos pelos usuários, oferecer suporte via chat, disponibilizar-se a responder dúvidas ou sugestões e demais ações para nunca deixar o público falando sozinho.

Ouça o que os clientes têm a dizer

Os clientes querem ver suas demandas e sugestões ouvidas. Assim, não será possível alcançar uma boa retenção de clientes se os produtos oferecidos no supermercado não atenderem às expectativas do público-alvo. Então, não há dúvidas da importância de oferecer vários canais de comunicação, como chats, redes sociais, e-mail, WhatsApp, caixa de comentários na loja física, entre outros recursos.

Além disso, é preciso que as reclamações sejam respondidas, bem como agradecer pelos elogios recebidos. Outra alternativa é realizar pesquisas de satisfação para compreender o que os clientes acharam do atendimento, qualidade dos produtos e demais serviços disponibilizados.

Analise a concorrência

A retenção do cliente também está ligada à forma como o supermercado consegue se diferenciar da concorrência. Sendo assim, é necessário avaliar as estratégias aplicadas pela sua empresa e as implementadas pelos concorrentes. Entre os critérios a serem observados estão o atendimento oferecido, tendências utilizadas, produtos e serviços oferecidos, ofertas, promoções etc.

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Tenha em mente que as demandas dos clientes mudam com frequência, então, o estabelecimento que não suprir essas necessidades acaba ficando para trás da concorrência.

Pense na jornada de compra do cliente

Para oferecer um atendimento personalizado, com foco na satisfação do cliente, é necessário conhecer a trajetória percorrida por ele até a decisão de compra. Esse processo é dividido nas seguintes etapas:

  • descoberta: é o momento que o consumidor ainda não compreende muito bem que tem uma necessidade. Então, ela deve ser despertada para que ele tenha o interesse em pesquisar melhor o assunto;
  • reconhecimento do problema: aqui, o cliente começa a pesquisar as maneiras de solucionar o seu problema. Ou seja, já tem uma necessidade;
  • consideração da solução: nessa etapa, o cliente já pesquisou sobre o tema e identificou algumas formas de solucioná-lo. Mas, cabe ao estabelecimento incentivá-lo a adquirir certo produto ou serviço;
  • decisão de compra: por fim, o cliente já está decidindo pela melhor alternativa para seu caso. Essa é a chance de o estabelecimento mostrar as vantagens de seus produtos e como é o parceiro ideal.

Invista na experiência dos consumidores

Nos dias atuais, atender bem aos clientes não é o suficiente. Eles também precisam passar por uma experiência inesquecível. Então, é preciso aproveitar a oportunidades para fidelizá-los. Veja, a seguir, exemplos de estratégias que podem ser adotadas.

Ofereça conteúdos relevantes

A publicação de conteúdos relevantes vai fazer com que os usuários fiquem mais tempo no site e blog da empresa. Por este motivo, é preciso ter atenção às seguintes ações:

  • inserir imagens dos produtos na página;
  • entender o funcionamento da precificação dos produtos e valores promocionais;
  • quantidade de texto inserida em cada página.

Utilize o onboarding na retenção de clientes

Trata-se de uma técnica usada pelo estabelecimento para oferecer o suporte adequado para que o cliente não desista do produto e possa usá-lo da melhor maneira possível, evitando que ele se arrependa da compra. Nesse processo, o supermercado tem a função de orientar o público e, assim, estabelecer uma relação mais próxima entre a marca e o consumidor.

Aplique pesquisas inteligentes

Por meio dessas pesquisas fica mais fácil ter um feedback preciso após a venda. Dessa forma, o estabelecimento tem a oportunidade de solucionar problemas identificados ou elaborar medidas para que os clientes voltem para o topo do funil, recomeçando a jornada de compra.

Conte com a ajuda da tecnologia

Por intermédio da tecnologia é possível automatizar, organizar e estruturar informações a respeito dos clientes, tendo em mãos insights reais para a captação e retenção de clientes. Por exemplo, com o uso de um software de Customer Relationship Manager (CRM), é possível contar com um conjunto de medidas que buscam gerar a interação entre o supermercado e seus clientes.

Essas informações a respeito do perfil do cliente, centralizadas, são recursos muito significativos para o planejamento das ações e campanhas de vendas adequadas ao perfil e as necessidades do público-alvo.

Como pode perceber, existem várias estratégias a serem usadas para aumentar a taxa de retenção dos clientes de supermercado. Para um resultado mais efetivo, é importante contar com um bom sistema de gestão capaz de analisar os dados e detectar as principais características dos clientes. Para isso, é possível contar com a Oriontec, que é uma empresa dedicada a desenvolver e oferecer soluções em automação comercial, alinhadas as demandas dos clientes.

Para conhecer as vantagens que seu negócio pode alcançar com os produtos e serviços oferecidos pela Oriontec, entre em contato agora mesmo!

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