Confira 8 ações essenciais para melhorar a capacitação da equipe
O ambiente corporativo é repleto de competição e, para se destacar perante a concorrência, as empresas precisam elaborar estratégias eficazes a fim de manter os colaboradores motivados, reduzir a rotatividade de pessoal, aumentar a produtividade e garantir excelência aos serviços prestados. Logo, investir na capacitação de equipes é um ponto fundamental.
Isso porque, por meio do fornecimento de aprendizados e desenvolvimento de novas habilidades, é possível criar um time preparado para alcançar os objetivos, metas e potencializar ainda mais os resultados. Pensando nisso, elaboramos algumas ações fundamentais para capacitar os funcionários. Confira!
1. Realize o diagnóstico da equipe
Reconhecer a dinâmica da equipe e identificar as principais necessidades dos trabalhadores é essencial para a eficácia da aplicação das práticas de capacitação dos colaboradores. Sendo assim, encontre as fraquezas, quais habilidades e competências precisam ser mais bem desenvolvidas e, então, veja quais são as melhores soluções para que o time atinja a alta performance.
2. Encontre as necessidades de capacitação
Para identificar os principais problemas e corrigi-los por meio da capacitação da equipe, é possível empregar algumas, como ações:
- observar a rotina dos funcionários;
- aplicar avaliações de desempenho;
- solicitar feedbacks;
- realizar entrevistas com os integrantes do time etc.
Diante disso, várias lacunas podem ser detectadas com mais eficácia, por exemplo:
- altas taxas de erros e retrabalhos;
- queda de produtividade;
- ineficiência dos processos;
- distribuição ineficaz dos recursos;
- problemas nas relações interpessoais;
- negatividade relacionada ao clima organizacional;
- falhas na comunicação;
- acidentes de trabalho.
Com isso, fica mais fácil desenvolver medidas para resolvê-los.
3. Crie um plano de ação
Agora que você já sabe quais são os principais problemas, está na hora de pensar na estratégia. Nesse caso, é necessário refletir sobre alguns pontos:
- quem deve participar do programa;
- qual conteúdo precisa ser abordado;
- qual é o melhor momento para a capacitação;
- qual é a abordagem apropriada;
- quem será o responsável por conduzir a capacitação.
Também, é preciso entender algumas questões significativas, por exemplo, se o processo será empregado por meio de cursos presenciais, online, palestras, seminários, entre outros. Essas ações precisam ser executadas o quanto antes para que as necessidades do negócio não mudem nesse ínterim.
O projeto direcionado à capacitação pode englobar os seguintes propósitos:
- treinar colaboradores recém-admitidos;
- capacitar de forma técnica para a realização das tarefas;
- aperfeiçoar toda a empresa;
- desenvolver o time para funções mais complexas.
4. Tenha atenção ao processo de recrutamento
A compreensão sobre as competências adequadas para criar uma equipe de alta performance é bastante relevante para o processo de recrutamento e seleção de novos profissionais. Procure candidatos de alto nível técnico, mas com habilidades pessoaisque complementam os talentos que já integram os quadros da empresa.
Esse futuro colaborador também deve estar alinhado à missão e valores da organização. Afinal, quanto mais identificado com o perfil da companhia ele estiver, maior será a motivação e o comprometimento com o trabalho a ser desenvolvido.
5. Disponibilize treinamentos e cursos
A qualificação é o ponto-chave para o aumento da produtividade e estímulo à inovação que antecede as mudanças de mercado. Da mesma forma que você procura se manter preparado para os desafios do negócio, a equipe também precisa fazer parte desse processo.
Dessa forma, disponibilize cursos e treinamentos de capacitação profissional e engaje aqueles funcionários que estão em busca de aprimorar suas habilidades por conta própria. Apostar no capital intelectual dos trabalhadores os faz perceber quanto são importantes para os resultados da organização. Como consequência, ocorrerá uma vontade maior de atingir os resultados.
6. Implemente a cultura de feedback
É preciso compartilhar as impressões a respeito de determinado integrante do time. No entanto, é importante saber como realizar essa função sem focar somente os aspectos negativos do desempenho e fazer com que o colaborador fique na defensiva, leve a crítica para o lado pessoal e prejudique o ambiente de trabalho.
A melhor forma de acabar com essa situação é criar um programa de feedback. Assim, em vez de esperar acontecer um erro para falar sobre o desempenho do funcionário, elabore sessões regulares para conversar a respeito dos resultados.
O feedback precisa ser aplicado como uma ferramenta de desenvolvimento, e não como uma forma de constrangimento e punição. Por esse motivo, tenha em mente que é necessário:
- ser claro e objetivo;
- destacar os pontos positivos e negativos;
- embasar os argumentos com fatos concretos;
- focar o resultado, não a pessoa;
- abrir espaço para que o colaborador possa comentar sobre o feedback recebido;
- oferecer ajuda.
7. Elabore manuais
Em algumas empresas os colaboradores perdem muito tempo procurando orientações a respeito do que precisam fazer em determinados momentos. Ao reunir todas as informações em um documento, é possível elaborar um manual que pode ser acessado sempre que uma pessoa tiver dúvidas a respeito de um procedimento ou atividade.
Além disso, é possível anotar as dúvidas que ainda não foram respondidas no manual e, dessa maneira, expandir paulatinamente as recomendações. Tal sistemática evita muito tempo perdido com a busca de informações com o gestor ou, até mesmo, em outros setores.
8. Faça o papel de líder
O comportamento da equipe é reflexo do seu líder. Então, funcionários de alta performance só existem sob uma liderança de alta performance. Dito isso, seja inspiração para os profissionais, mostre comprometimento pelos resultados e contribua para um bom ambiente de trabalho, buscando sempre aperfeiçoar suas competências.
Além disso, mantenha um diálogo frequente com todos e demonstre receptividade às opiniões dos colaboradores, afinal, eles estão em contato direto com os processos da empresa e podem ser capazes de identificar o que precisa ser melhorado.
Agora que você entende a importância da capacitação da equipe, suas vantagens e como aplicá-la, é preciso ter em mente a importância de avaliar os resultados e propor as melhorias necessárias a partir deles. Entre os indicadores utilizados estão a reação dos funcionários com os programas implementados, nível de aproveitamento do curso e mudanças de comportamento provocadas pelos cursos e treinamentos.
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