Aprenda a se preparar para a campanha de natal no varejo
Não há dúvidas que a época natalina é uma das melhores datas para aumentar as vendas e melhorar os resultados do negócio. No entanto, para alcançar uma boa lucratividade, é muito importante ter uma boa estratégia para realizar uma campanha de Natal varejo.
Por ser um período muito corrido, é necessário que você comece a realizar o seu planejamento agora mesmo, afinal, nem todos os clientes gostam de deixar para a última hora, já que os estabelecimentos costumam ficar mais cheios, preferindo comprar antecipadamente seus presentes.
Quer saber como se preparar para as vendas de Natal? Então, leia este post e veja as dicas que preparamos para você!
Estabeleça os objetivos e metas
É muito importante definir quais serão os objetivos e metas a serem alcançados no período de Natal, por exemplo:
- Quanto as vendas devem aumentar em dezembro?
- Existe algum produto que será o carro-chefe das vendas?
- O crescimento das vendas deve ser comparado com as vendas dos meses anteriores ou do último Natal?
Essa definição é importante para você identificar se o planejamento criado está encaminhando como esperado.
Treine os vendedores
Com o maior número de vendas que ocorrerão no natal, é necessário que os vendedores estejam bem treinados. Isso porque, vai ter um fluxo maior de compradores e aumenta da saída de produtos. Dessa forma, eles precisarão fornecer um atendimento ágil e de qualidade.
Além disso, é importante que eles estejam bem motivados, seja por meio de comissões ou outra forma de bonificá-los, fazendo com que eles se sintam mais incentivados e possam focar todos os seus esforços em fazer boas vendas.
Entre no espírito natalino
O Natal é uma época de solidariedade e alegria. Da mesma forma que em outras datas comemorativas, é imprescindível aproveitar esse sentimento para vender mais.
Existem diversas práticas para trazer o Natal para o seu estabelecimento, por exemplo, por meio de decorações, enfeites e demais itens que lembrem essa época. Você também pode usar músicas natalinas, e tudo que fizer o seu consumidor lembrar que o Natal está perto e já é hora de comprar os presentes.
Realize promoções
Por ser uma época em que os clientes compram muito, investir em promoções pode ser uma boa ideia. O intuito é que o volume de compras compense a redução no preço de alguns produtos.
Oferecer essas promoções incentivam as compras e, como consequência disso, os lucros da empresa aumentam. No entanto, é necessário fazer uma análise para estipular quanto poderá diminuir nos preços sem gerar prejuízos.
Entre as opções de promoções você pode optar por:
- pague 1, leve 2;
- 50% de desconto;
- na compra de A, ganhe B;
- entre outros.
Faça sorteios
Realizar sorteios para os clientes também é uma alternativa para estimular as vendar e elevar o ticket médio. Por exemplo, você pode determinar que a cada valor em compras o cliente ganha um cupom para trocar por vantagens. Quanto mais cupons, maiores os benefícios, que podem ser descontos em compras ou ganhos de cestas de Natal.
Não se esqueça que é fundamental fazer uma boa escolha dos prêmios que farão parte do sorteio, já que eles devem atrair o público a querer participar. Além disso, eles devem caber no orçamento do negócio, caso contrário a ação pode afetar o seu caixa.
Esse tipo de campanha tem o poder de movimentar o estabelecimento e animar os consumidores, por isso, vale a pena realizar uma boa projeção para melhorar os resultados, atrair e fidelizar um bom número de clientes.
Crie uma página com as ofertas
Faça uma página na internet com todas as ofertas de Natal oferecidas pela empresa. A grande vantagem de criar essa página é realizar campanhas direcionadas para as melhores opções, aproveitando o tema natalino. Além disso, é primordial que a página seja promovida por meio das redes sociais, já que é um dos canais mais vistos por todas as pessoas no mundo.
Essa página precisa ser destacada dentro do site e, para isso, você pode inserir um banner na home ou elaborar um menu especial de Natal para mostrar aos visitantes que as ofertas estão ali.
Isso pode ser utilizado como uma indicação dos melhores produtos para presentear, o que acaba auxiliando o cliente na decisão do que comprar.
Aposte em uma campanha eficiente de e-mail marketing
Com o avanço digital, a internet tem se tornado a maior parceira para o alcance do público e sucesso das organizações no mercado atual. Atualmente, é difícil encontrar um negócio bem-sucedido que não tenha a sua presença online. Por este motivo, é necessário contar com serviços que têm como finalidade captar e fidelizar os consumidores.
No final do ano, a elaboração de campanhas digitais customizadas pode se tornar um diferencial. Encaminhe para os seus clientes as principais ofertas da loja nessa época, lembrando-os que o Natal está perto e divulgar as vantagens de comprar no seu estabelecimento.
Esteja preparado
Um dos grandes erros que a empresa pode cometer é não ter o produto oferecido disponível. Por isso, certifique-se que a loja tem todos os itens no estoque.
Prepare-se também para o número de clientes novos e de toda a movimentação que pode ocorrer, principalmente nos últimos dias, onde o volume de pessoas é maior. Também é preciso pensar na possibilidade de aumentar o horário de funcionamento.
Com essa correria, é muito importante ter um controle eficiente de todos os dados, como número de vendas, fluxo de caixa, estoque, entre outros, fundamentais para que tudo corra bem no decorrer dessa sazonalidade.
Saiba a importância de contar com um bom software para ajudar nas demandas de final de ano
Como já foi dito, ter um bom controle de dados é primordial, e um software específico pode ajudar bastante nessa questão, facilitando toda a logística e gestão da loja.
Um sistema com todas as funcionalidades necessárias tornará esse serviço totalmente automatizado e integrado, fazendo com que o funcionamento geral do estabelecimento seja todo otimizado, além de contribuir para a emissão de Notas Fiscais Eletrônicas, boletos e demais documentos.
Agora que você conhece nossas dicas para fazer uma boa campanha de Natal para o varejo, não espere mais para considerá-las, afinal, o período natalino está próximo e você não pode perder essa chance de aumentar as vendas e garantir o crescimento saudável do seu negócio.
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