Automação no varejo: melhor maneira de ganhar em competitividade
A automação no varejo chegou com força total nos mais variados segmentos de comércio no Brasil e no mundo. Muitas vezes, quando se fala em otimização de processos internos das empresas, muita resistência ainda é encontrada por parte de alguns empresários. Mas, será que esta é, realmente, a melhor forma de conduzir um varejo nos tempos atuais?
A tecnologia é uma forte tendência para quem deseja ganhar em produtividade e eficiência, pois auxilia na gestão e no controle das atividades realizadas na loja, o que impacta na lucratividade, pois diminui perdas e melhora os resultados financeiros.
Separamos tudo o que você precisa saber sobre automação no varejo para sair na frente da concorrência. Acompanhe!
Mas, afinal, o que é automação no varejo?
Essa é uma estratégia usada pelas empresas com o objetivo de reduzir ou eliminar os processos manuais e, com isso, é alcançada uma melhora na eficiência dos processos. A automação no varejo é indicada para qualquer negócio, em especial no comércio, já que essa ferramenta traz grandes benefícios.
Isso porque é por meio dela que um negócio pode diminuir as despesas com pessoal e otimizar sua capacidade de gerenciar, aperfeiçoar e controlar processos internos. Desta forma, você pode conhecer melhor os processos realizados e gerir com mais eficiência o negócio a partir do momento em que passa a assumir uma posição mais estratégica.
Qual a relevância da automação comercial para os negócios?
Além de ganhos de performance dos processos internos, a automação comercial também ajuda a diminuir falhas humanas em tarefas simples, como erros na atualização de planilhas, em cálculos, na de digitação, entre outros. Isso dá para o seu negócio a certeza de que as informações estão certas e o funcionário aumenta sua produtividade.
O setor comercial é outro departamento impactado de maneira positiva pela automação no varejo. Com informações mais acessíveis, os vendedores podem atender melhor os clientes, repassando informações corretas.
Para você, os benefícios passam pelo controle mais preciso de algumas atividades.
Quais os benefícios da automação no varejo?
Vimos que sistemas de automação no varejo podem trazer benefícios como controle de atividades e tarefas específicas de gerenciamento e processos internos. Contudo, outras vantagens podem ser citadas para o varejista. Veja a seguir.
1. Mais segurança e diminuição de erros e fraudes
A automatização no varejo diminui consideravelmente os erros de lançamentos, já que os dados são gerados de forma automática pelo software, geralmente a partir dos códigos de barras dos produtos.
Outra vez a tecnologia ajuda você! Com a contratação do TEF (Transferência Eletrônica de Fundos), esse risco é eliminado. E ainda: por meio de um bom software de automação no varejo você acompanha, em tempo real, como está o andamento das vendas, independentemente do lugar onde você esteja!
2. Melhora nos processos logísticos
Um dos seus desafios como empresário e empreendedor é, com certeza, conseguir gerenciar e controlar bem o estoque, evitando muitas mercadorias paradas e, ao mesmo tempo, suprir as demandas dos clientes com eficiência, sem deixar faltar nada do que ele procura. Um bom gestor de varejo sabe que se o cliente não encontra o que procura na loja, vai buscar na concorrência ao lado.
Por isso, com o software de automação no varejo seu processo logístico funciona de forma mais eficiente, porque você consegue controlar a entrada e a saída dos produtos, tendo um cenário real do que está estocado, tornando seus processos mais eficientes.
3. Gestão do relacionamento com os clientes
É preciso fidelizar o cliente para aumentar as vendas e conquistar novos consumidores. Esta tarefa fica mais fácil com a automação no varejo, já que o software apresenta os dados dos clientes e permite gerenciar o envio de mensagens de forma automática, recompensar aqueles consumidores que possuem maior histórico de compras na loja e fazer outras atividades no sentido de fidelizar o consumidor.
A automação no varejo traz muitas vantagens para empresas de todos os portes, permitindo a você tomar decisões mais coerentes devido aos dados acessíveis e à visão macro do negócio, possível graças ao software.
Por meio do uso desse recurso, você integra informações financeiras, dados de clientes e outros, e ainda identifica a necessidade de adotar novas ideias e fazer investimentos.
4. Redução de atividades que não agregam valor
Há certas atividades de cunho burocrático que, apesar de serem necessárias, não precisam consumir muito tempo dos funcionários, porque não geram valor para o cliente. Essas tarefas podem ser transmitidas para um software de automação comercial, que fará o gerenciamento dessas atividades.
Um exemplo é a apuração de impostos. Essa atividade é fundamental para o negócio, mas não traz retorno direto ao cliente. Entretanto, o software de automação no varejo traz mais segurança ao fazer a apuração dos tributos e dos dados que devem ser apresentados ao Fisco. Dessa maneira, a empresa pode se organizar eficientemente ao fazer seu planejamento tributário.
5. Apoio à tomada de decisão
Existe maior segurança para você do que poder armazenar, repor, comprar, pagar, vender e receber com segurança, produtividade e menor chance de erros?
Se a visão externa da automação no varejo é o atendimento ao cliente, podemos dizer que a visão interna é o aproveitamento dos vários dados gerados. A partir das informações geradas pelo software você pode traduzir o conjunto de todas as vendas em tomada de decisão.
Assim, é possível entender e descobrir formas de potencializar os resultados, as mercadorias mais vendidas por horários, identificar qual é a hora de pico de vendas, dentre outros pontos.
Estes dados auxiliam você a organizar melhor sua equipe e a realizar campanhas voltadas aos clientes para aumentar as vendas e aproveitar o tempo da equipe para funções que realmente façam a diferença no seu ponto de venda.
Com as informações e os benefícios de um software de automação no varejo você melhora o seu negócio e viabiliza ações que fazem grande diferença no seu segmento varejista.
Se você gostou deste artigo sobre automação no varejo, assine agora mesmo a nossa newsletter para ter acesso a muito mais conteúdos como este!