Ir para o conteúdo
  • Gestão de empresas
  • Softwares
  • Materiais Gratuitos
  • Conheça nossos softwares
  • Fale Conosco
  • Site
Blog da Oriontec | Gestão e softwares para empresas
Softwares

Automação de varejo: Como funciona e quais as vantagens

Por Oriontec em 09/02/2022
5 minutos para ler

Com a evolução da tecnologia se tornando cada vez mais presente dentro do nosso cotidiano, algumas práticas vêm ganhando mais espaço, e uma delas é justamente a automação. 

Empresas dos mais diversos segmentos, como as que trabalham com a venda de exaustor centrífugo, por exemplo, estão utilizando essa estratégia para otimizar seus processos e alcançar o seu objetivo final: vender mais. 

Por este motivo, as pessoas estão falando cada vez mais da automação dentro do varejo, mas você sabe como ela funciona? Quais vantagens ela pode trazer para o seu negócio? Fique tranquilo que vamos explicar tudo neste post. 

Como funciona a automação no varejo?

Assim como outros tipos de automação, é um software ou um conjunto deles responsável pelas operações, que tem como principal objetivo, eliminar totalmente os serviços manuais, buscando melhorar e otimizar o desempenho nos processos, como o gerenciamento de estoque, a variedade de mercadorias, e qualquer outra atividade interna relacionada à loja. 

Isso faz com que, os colaboradores e todas as pessoas envolvidas no seu comércio, tenham acesso às informações internas e possam ter as atividades cotidianas totalmente mecanizadas e otimizadas. 

Uma empresa de  junta rotativa, por exemplo, ao adotar a automação, pode ter maior controle sobre produtos, funcionários, e serviços realizados pelo seu negócio de maneira geral, ganhando mais tempo, e economizando dinheiro através dessa ferramenta. 

Quais as vantagens da automação no varejo?

A automação no varejo é uma ferramenta realmente completa, como ela ajuda a otimizar todos os processos internos, e ainda auxiliar nos externos, ela possui inúmeras vantagens, listamos algumas delas aqui abaixo.

Maior segurança e menor chance de acontecer erros e fraudes

Dê adeus aos erros de lançamento, isso porque, as informações são geradas automaticamente pelo software, normalmente a partir do código de barras, fazendo com que não ocorra nenhum erro. 

Além disso, é possível acompanhar suas vendas em tempo real, independente do lugar que esteja, dessa forma você tem o controle de sua mercadoria e se protege de possíveis fraudes causadas por qualquer pessoa mal intencionada ou até mesmo por roubos e furtos. 

Relatório_gerencial_para_varejistas2

Dessa forma, a segurança de maneira geral aumenta muito com a automação, já que você acompanha a sua mercadoria, controla o lançamento, e ainda fica a par de todas as atividades que acontecem na sua loja. 

Atendimento mais efetivo ao cliente

Através da automação, você consegue ter acesso a todos os dados do produto que ele solicitar, de maneira muito mais rápida, simples e efetiva, podendo informar até mesmo detalhes como peso, medida, e qualquer outra informação solicitada por ele. 

Também é possível ter um relacionamento mais direto, enviando mensagens de forma automática para não deixar ninguém esperando. 

Consultar o histórico de compra para ofertar os melhores produtos para cada cliente de forma personalizada e recompensar consumidores de longa data, são boas ideias de fidelização e atração de clientes, disponíveis por conta da automação. 

Controle mais eficaz do estoque e da logística

Os processos logísticos tendem a ser um grande desafio dentro de qualquer varejo, mas através da automação, eles podem ser feitos de maneira muito mais simples, intuitiva e direta. Através do software, você consegue ter um controle maior de seu estoque, verificando produtos que estejam faltando e realizando encomendas específicas. 

Você tem total acesso e controle das entradas e saídas dos produtos, e claro que não vai querer que falte nada, não quer ver seu cliente buscando seu produto na concorrência, certo? Além disso, você também ajuda a controlar e acompanhar todo o processo de entrega do produto, caso tenha sido uma compra on-line ou uma encomenda. 

Melhora a tomada de decisão

Por fim, a automação no varejo ajuda a melhorar sua tomada de decisão, com tantos dados e informações disponíveis bem na sua frente, fica muito mais fácil de você enxergar o que está sendo feito de errado, e corrigir seus erros, ou replicar aquilo que está dando certo. Ou seja, é como se fosse uma calibração de instrumentos no seu negócio.

Através da análise de dados, métricas e informações concretas, como vendas de produtos, volume de saídas, faturamento, lucro, número de clientes e leads, enfim, com tudo isso disponível, é muito mais fácil, mensurar, analisar, e tomar uma decisão mais concisa, visando claro, o bem de seu negócio. 

A automação no varejo é uma ferramenta fundamental, e toda sua importância justifica sem crescimento, que deve ser cada vez maior, se você ainda não utiliza dessa ferramenta, recomendamos que comece a dar uma chance para ela, acredite, os resultados podem ser melhores do que o esperado. 
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

revenda de software
Você também pode gostar

Qual a importância do Controle de estoque e Inventário de produtos

Por Oriontec em 21/10/2022

Saiba qual a importância da integração de dados na sua empresa

Por Oriontec em 21/10/2022

6 estratégias de como fazer a precificação de seus produtos e serviços

Por Oriontec em 21/10/2022

Deixe um comentário Cancelar resposta

-


Sobre o blog da Oriontec

O melhor portal de conteúdos sobre automação comercial, gestão fiscal e tecnologias para varejistas e supermercadistas.

Categorias

  • Empreendedorismo
  • Gestão de empresas
  • Revenda
  • Sem Categoria
  • Softwares
  • Tecnologia

Entre em Contato

  • Rua Dr. Milton Bandeira, 380, sala 310 – Vereda do Bosque, CEP: 36570-172

  • WhatsApp : (31) 3899 – 8888

  • contato@oriontec.com.br

Posts recentes

  • Qual a importância do Controle de estoque e Inventário de produtos 21/10/2022
  • Saiba qual a importância da integração de dados na sua empresa 21/10/2022
  • 6 estratégias de como fazer a precificação de seus produtos e serviços 21/10/2022
Site criado por Rock Content.