software de gestão comercial grátis

Automação comercial grátis: 10 problemas de utilizá-la

Investir em tecnologia é algo desejado por muitas empresas, pois facilita o dia a dia nas organizações, ajudando no fluxo de caixa, no controle de estoque, na gestão financeira, nas questões relativas à legislação fiscal etc. Mas, pensando em economizar, é comum que os empresários optem por um software de gestão comercial grátis.

É claro que o controle de gastos é importante e você deve pensar em medidas para gastar menos e lucrar mais. No entanto, é preciso planejar adequadamente em quais setores ou ferramentas essas economias devem acontecer.

O valor pago por um sistema de automação comercial deve ser entendido como um investimento que trará retorno para o negócio, principalmente porque as versões gratuitas são limitadas e podem trazer dores de cabeça.

Continue a leitura e veja quais são os principais incômodos que você pode ter se utilizar apenas o sistema de automação comercial grátis. Acompanhe nossa lista!

1. Limitações da ferramenta de automação comercial

Geralmente, as ferramentas de automação comercial grátis não são customizáveis, tendo os mesmos recursos e layout para todos os estabelecimentos que fizerem o download do sistema.

Sendo assim, você terá poucos recursos para atender às reais necessidades da sua empresa, pois o programa não foi feito exclusivamente para seu negócio. Ou seja, não foi realizado um estudo aprofundado daquilo que é necessário para o seu setor.

Isso pode até não parecer tão importante em um primeiro momento, mas tenha certeza de que logo nos primeiros dias de uso você perceberá que não ter um sistema com possibilidades de customização é um problema.

2. Falta de suporte técnico

Quando você baixa um sistema de gestão gratuito na internet, precisa estar ciente de que não terá um suporte técnico à disposição para auxiliá-lo a solucionar possíveis erros do sistema ou esclarecer dúvidas pontuais sobre o uso da plataforma.

Esse diferencial é exclusivo dos programas pagos, pois é com o valor investido no sistema que as empresas desenvolvedoras conseguem manter o serviço de atendimento ao cliente, com profissionais especializados que podem ajudar nas questões necessárias.

Mesmo que você tenha conhecimentos avançados em informática ou conte com os serviços de uma equipe de TI de confiança, dificilmente conseguirá solucionar os problemas oriundos da falta de suporte técnico, pois os códigos desse tipo de programa são fechados, impedindo que outras pessoas façam atualizações.

3. Problemas de segurança

Quando você investe em um sistema de automação comercial pago, está também garantindo um sistema seguro, que faz backups com frequência e que conta com ferramentas de segurança que evitam a perda ou o vazamento de informações sigilosas.

O mesmo não acontece com as versões gratuitas, que não recebem atualizações e não fazem o backup. Assim, se o seu computador for invadido por vírus ou, até mesmo, estragar por qualquer motivo, você pode perder todas as informações do seu negócio, gerando prejuízos.

4. Personalização no contato com o cliente

Investir em ações de marketing e relações públicas é um grande diferencial para os estabelecimentos comerciais, que podem criar mensagens personalizadas para enviar automaticamente comunicados aos clientes em datas importantes.

Você pode apostar em ocasiões como o dia em que fazem aniversário, datas comemorativas (como Dia dos Pais, Dia das Mães e Dia das Crianças), feriados nacionais, entre tantas outras.

Porém, nos programas gratuitos isso não pode ser feito, pois os recursos necessários para enviar mensagens personalizadas — contendo o nome de cada cliente no início do e-mail, por exemplo — não são disponibilizados.

Em algumas versões, até é possível fazer o envio de mensagens para sua base de contatos, mas sem que elas sejam personalizadas ou segmentadas.

Já imaginou que estranho seria se você enviasse uma mensagem de Dia das Mães para um homem ou para uma mulher que não é mãe? Isso é o que pode acontecer se você utilizar apenas um sistema gratuito.

5. Falta de atualizações regulares

É normal que os sistemas de gestão precisem receber atualizações para corrigir possíveis erros, modernizar códigos, entre outras ações que fazem os programas funcionar adequadamente.

Pense no seu celular, por exemplo: o sistema iOS ou Android não é atualizado automaticamente de tempos em tempos? O mesmo precisa acontecer com o programa de gestão da sua empresa.

O problema é que as versões gratuitas são únicas, ou seja, são desenvolvidas uma vez e não são mais atualizadas. Assim, é natural que, com o passar do tempo, o programa se torne ultrapassado e obsoleto. Pela falta de atualização, alguns erros da plataforma permanecerão sem os reparos necessários.

Como os protocolos de atualizações não existem na automação gratuita, você corre o risco de que, de um momento para outro, o programa deixe de funcionar ou tenha algum serviço afetado.

6. Otimização de processos

Se você é dono de um supermercado, por exemplo, e faz todos os registros de compras dos clientes ou controla o estoque por um sistema, precisa encontrar uma solução que realmente seja eficaz e otimizada, a fim de evitar que ocorram erros ao longo desses processos, certo?

Por isso, é preciso encontrar uma solução ideal para o seu negócio. A realidade de um supermercado não é a mesma de uma loja de roupas ou de um consultório médico.

Sendo assim, optar por um sistema genérico não vai otimizar os processos da sua empresa, pois ele é feito para ser utilizado em qualquer negócio, sem levar em conta as reais necessidades de cada segmento comercial.

7. Dificuldade na padronização de processos e métricas

A padronização dos processos e métricas é essencial para manter a empresa funcionando, não é mesmo? Contar com um software de gestão comercial grátis dificulta a padronização total. Se o setor comercial utilizar a métrica X para medir a produtividade e o setor de logística ou compras utilizar as métricas Y ou Z, como garantir que a empresa como um todo tenha conhecimento sobre os objetivos e resultados-alvo?

O software pago permite não somente automatizar, como também calcular e padronizar todas as métricas importantes para a empresa. Durante uma reunião, por exemplo, os resultados serão fornecidos de maneira ágil e simplificada, servindo de base para a tomada de decisões e para o consenso entre as equipes.

Além da agilidade no fornecimento de informações, o software pago garante ainda maior padronização nos processos, fazendo com que a empresa atue de maneira uniformizada em todas as suas esferas.

8. Ocorrência de erros humanos

Justamente por ser completo e oferecer features significativas, o software pago permite a automação de diferentes processos. Na prática, ações que antes eram desempenhadas por profissionais podem ser robotizadas e feitas pelo software. O sistema inteligente garante mais agilidade no desempenho de tais tarefas, além de proporcionar uma menor ocorrência de erros.

Por mais atento e qualificado que o profissional seja, fatores externos — como problemas pessoais, excesso de trabalho, estresse ou até mesmo doença — podem diminuir a capacidade produtiva em determinado momento. Nessas situações, os riscos de falhas e erros são reais. Garantir a minimização desses eventos é importante para assegurar a produtividade e o nível de qualidade do serviço ou produto.  

9. Problemas com a legislação

Uma enorme vantagem dos softwares de gestão pagos é a conformidade de operação com a legislação local vigente. A comercialização desse tipo de produto só é permitida caso ele atenda à normatização de todos os segmentos de atuação e ainda à disciplina legal específica. O resultado disso é a garantia de conformidade com as exigências tributárias, comerciais, de gestão de pessoal e muito mais.

Como a fiscalização do governo é cada vez mais exigente e automatizada, contar com um software preparado para atender a todas as demandas é essencial. O investimento compensa na medida em que, além de reduzir o retrabalho e a possibilidade de erros, assegura a atuação dentro da lei.

10. Soluções desalinhadas com o que a empresa precisa

A principal desvantagem do software gratuito com relação ao pago é a não oferta de soluções completas, ou seja, o produto é desalinhado com as necessidades da empresa. Já a solução paga, customizada e criada especificamente para atender às demandas do negócio, além de muito mais eficiente, garante credibilidade à empresa.

Investir em tecnologia e cooperar com o mercado mostra aos concorrentes, clientes e parceiros que o empreendimento é visionário e comprometido. Além disso, otimiza o dia a dia na empresa, facilitando operações, fornecendo informações e aumentando a produtividade, a satisfação do pessoal e, consequentemente, o lucro.

Os softwares pagos nada mais são do que facilitadores, criados a partir das demandas da empresa e tornando-se a solução completa e ideal de que ela precisa para garantir competitividade e sair na frente no mercado.

Agora que você conheceu os principais problemas que podem ser causados por softwares de gestão comercial grátis, certamente vai querer evitar essas dores de cabeça, não é mesmo? Portanto, busque um software que ofereça mecanismos para uma otimização do seu negócio.

Um sistema de automação pode ser um aliado na construção de planejamentos eficientes e organização rentável, diminuindo os prejuízos e aumentando a lucratividade.

Para fugir dos principais problemas gerados por um software de gestão comercial grátis, que tal entrar em contato e conhecer nossas soluções para empresas? Desenvolvemos softwares completos para o varejo em geral! Não perca mais tempo e otimize seu negócio conosco!

materiais-gratuitos-gestao-fiscal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This