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Gestão de empresas

Não perca 9 dicas essenciais para administrar um supermercado

Por Oriontec em 02/03/2022
6 minutos para ler

Administrar um supermercado não é nada simples. Quem trabalha nessa área precisa lidar com as demandas de clientes, as necessidades dos colaboradores, a relação com os fornecedores, entre outros públicos. Além disso, os gestores devem sempre se manter atentos para maximizar a qualidade dos processos adotados, a fim de colocar a marca à frente da concorrência.

Nesse sentido, existem várias técnicas de administração e tomada de decisão que permitem ao negócio adotar políticas eficientes em seus processos. Elas reduzem riscos, melhoram o posicionamento da marca e maximizam a competitividade. Assim, do relacionamento com o público interno e atendimento até as ofertas, tudo será feito para garantir mais vendas.

Quer saber mais sobre o tema e como administrar um supermercado? Então, confira agora o conteúdo do nosso post!

O que é uma política de administração de supermercados?

A política de administração de supermercados é utilizada para otimizar a aplicação de estratégias que ampliam a competitividade da empresa e, ao mesmo tempo, reduzem os riscos operacionais. Em geral, ela é aplicada para tornar o negócio mais funcional e, com isso, ampliar o número de vendas. Tudo isso minimiza fatores que podem levar a prejuízos.

Como essa política funciona na prática?

Uma política de administração de supermercados utiliza vários processos para redução de riscos, com o intuito de garantir qualidade operacional para o negócio. Em conjunto, eles reduzem incertezas, preparam as equipes, otimizam as cadeias operacionais e maximizam a habilidade de a empresa fornecer produtos com baixo preço e alto lucro. Ao mesmo tempo, eles ampliam o ticket-médio das vendas e a fidelização dos consumidores.

Para que isso seja possível, a empresa combina indicadores de performance, métricas de qualidade, objetivos claros e a capacitação das equipes. Além disso, treina os times e trabalha continuamente revisando processos e contratos. Deste modo, os times sempre estarão preparados para entregar um atendimento e um portfólio de produtos de ponta.

Como ter uma boa política de administração de supermercados?

A política de administração de supermercados, como apontamos, pode utilizar vários recursos para ser mais eficiente. Eles devem sempre ser adaptados de acordo com o perfil do negócio. Desta maneira, a marca pode maximizar sua competitividade e seus lucros.

Confira a seguir o que pode ser feito para melhorar sua maneira de administrar um supermercado!

1. Realize uma boa gestão de fornecedores

A relação com os fornecedores é crucial para o sucesso do supermercado. Quando bem feita, ela consegue garantir bons contratos de compra de produtos e evita atrasos na entrega de mercadorias. Por isso, o time deve sempre trabalhar para comunicar adequadamente suas demandas e garantir que todos os fornecedores entendam como atender aos seus pedidos corretamente.

2. Revise contratos regularmente

A revisão de contratos de prestação de serviço é uma ótima forma de otimizar cada atividade executada por terceiros no seu supermercado. Esse processo deve ser feito continuamente. A cada revisão, os times terão que avaliar se o negócio conta com contratos alinhados com suas demandas e com um valor adequado, realizando os ajustes necessários.

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3. Realize promoções

As promoções são uma ótima forma de conquistar novos clientes. Ela devem ser feitas considerando os produtos com baixa demanda e o público-alvo da empresa. Assim, será possível aumentar os lucros sem comprometer o ticket-médio.

4. Conheça o seu público-alvo

Conhecer o público-alvo de uma empresa é algo crítico. No caso dos supermercados, isso ajudará a otimizar toda a política de vendas e relacionamento da marca. Por esse motivo, não deixe de realizar pesquisas para entender pontos como:

  • o perfil de renda do cliente;
  • os produtos que ele compra em maior quantidade;
  • o ticket-médio de vendas;
  • os dias e horários em que eles compram mais.

5. Tenha um mix de produtos alinhado com o perfil do seu cliente

Uma vez que o negócio contar com dados sobre o perfil dos consumidores, é hora de estruturar um portfólio de produtos alinhado com o público-alvo da marca. Ele deve ser disposto na loja para maximizar as chances de vendas. Dessa maneira, a empresa conseguirá otimizar as próprias abordagens comerciais e a experiência de compras.

6. Use um ERP

A tecnologia é uma das melhores aliadas de quem quer melhorar a fidelização de clientes e vender mais. O sistema de gestão integrada centraliza os dados e facilita a colaboração entre equipes. Assim, todos podem manter as rotinas administrativas mais eficientes e automatizadas.

7. Tenha um marketing com bom direcionamento

O marketing também pode ser otimizado com o apoio da TI. Redes sociais podem ser gerenciadas para garantir que as peças de marketing sejam exibidas para o público-alvo da marca. Além disso, os dados podem ser aproveitados para maximizar a habilidade dos gestores de marketing atrair novos consumidores sempre.

8. Conte com sistemas de gestão de estoque

A gestão de estoque pode ser otimizada com o apoio da tecnologia. Sistemas de gestão para a área otimizam o controle dos produtos, geram alertas sobre mercadorias prestes a vencer e tornam a reposição mais efetiva. Assim, prejuízos serão muito menos frequentes.

9. Aposte no CRM

O software do tipo Customer Relationship Management (CRM, ou Sistema de Gestão de Relacionamento com o Consumidor) centraliza dados sobre todos os contatos dos clientes com a marca. Eles podem ser utilizados para otimizar, agilizar e tornar mais precisos os processos de atendimento. Assim, a empresa conseguirá fidelizar mais clientes e se manter mais competitiva.

Quem trabalha diariamente administrando um supermercado deve estar preparado para enfrentar vários desafios. Nesse sentido, a maneira como os times lidam com eles é o que levará o negócio a ter sucesso ou não. Por isso, ter uma boa política de gestão é crucial.

Quando a política de gestão é bem estruturada, o trabalho de administrar um supermercado será muito mais simples. Os times estarão preparados para atender às demandas existentes e evitar erros, garantindo o bom posicionamento da marca diante das demandas do mercado. Portanto, não deixe de investir em estratégias de ponta!

O sistema de gestão é uma das mais importantes ferramentas para quem trabalha com o gerenciamento de empresas. Saiba como o ERP ajuda negócios no nosso blog!

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