Por que você deve avaliar o suporte e atendimento de uma empresa de software de gestão antes de fechar negócio?
Implementar um software de gestão é uma estratégia utilizada por muitos empreendedores como forma de melhorar e automatizar as atividades executadas. É necessário ter muito cuidado ao escolher o mais adequado para o negócio e, entre os aspectos que precisam ser considerados, está o suporte e atendimento da fornecedora da ferramenta.
No entanto, essa prática ainda é negligenciada por muitos, tornando-se uma das principais causas de reclamação entre os gestores e de possível falhas nos resultados alcançados pela companhia.
Elaboramos este post para mostrar de que forma o suporte e atendimento contribuem para uma experiência mais adequada com um software de gestão. Também explicamos como fazer a melhor escolha. Confira!
Como é a estrutura do suporte e atendimento da Oriontec e por que este é um diferencial?
Atualmente, a Oriontec conta com uma equipe de mais de 20 colaboradores de nível técnico e de análise para o atendimento remoto. As áreas de formação do quadro de profissionais são Rede de Colaboradores, Técnico em Informática, Sistemas de Informação, Ciência ou Engenharia de Computação.
O atendimento é dividido em três níveis:
- 1º nível: atendimento de urgência e emergência, em situações que trazem prejuízo para o contratante do suporte, para esclarecer dúvidas de utilização e resolução de incidentes conhecidos. O atendimento pode durar em média 15 minutos;
- 2º nível: atendimento para um diagnóstico mais avançado, solução de dúvidas e incidentes desconhecidos pelo 1º nível. Esse atendimento prevê um contato com o usuário em até 48 horas para colocá-lo a par do status da demanda;
- 3º nível: atendimento de nível avançado, que terá um colaborador analista envolvido para a resolução da dúvida ou incidente. Este atendimento prevê um contato com o usuário em até 7 dias para atualizá-lo sobre o status da demanda.
O diferencial da Oriontec se deve aos mais de 20 anos de atuação no mercado e à crença que o mais importante é a satisfação dos clientes com os produtos e serviços oferecidos, contribuindo para a melhoria do dia a dia das empresas.
Os produtos são feitos par suprir as principais necessidades, e temos como princípio que nosso trabalho não termina quando entregamos o produto ou serviço. Muito pelo contrário, focamos em oferecer um suporte de qualidade, capaz de suprir tudo que a companhia precisa, seja levando conhecimento e treinamento adequado para lidar com a tecnologia, ou atendendo e solucionando qualquer dúvida funcional relacionada ao uso do software.
Por que contratar um software de gestão é importante?
Gerenciar uma empresa com eficiência é um grande desafio, já que envolve uma série de responsabilidades, como análise de riscos, elaboração de um bom planejamento, tomadas de decisão acertadas e demais fatores essenciais para o alcance dos resultados a curto, médio e longo prazo.
Os softwares de gestão foram criados como forma de auxiliar o empreendedor nesse processo, promovendo a integração dos setores e dados, e tornando a rotina de troca de informações mais simples e segura.
Uma ferramenta eficaz contribuirá para a gestão de projetos, entregando diversos registros relevantes, como estimativa de vendas, controle de custos, alocação de recursos e outras questões que facilitam o controle e fluxo das informações.
Qual é o papel do suporte e atendimento?
Contar com um bom suporte e atendimento ajuda a resolver dúvidas e falhas que possam vir a acontecer e trazer prejuízos ou irregularidades no software. Além disso, permite um treinamento inicial e atualizações, para que os usuários saibam manusear corretamente o sistema e, caso precisem, tenham um auxílio para atender melhor às necessidades da empresa.
Quais são os riscos de não contar com um bom suporte e atendimento?
Não contar com um suporte técnico pode gerar muitas dores de cabeça após sua aquisição. Veja alguns problemas que podem ser ocasionados:
- falta de funcionamento da infraestrutura de TI, rede, periférico, software, entre outros;
- perda de clientes;
- diminuição da produtividade;
- redução das receitas;
- aumento dos custos operacionais;
- retrabalho;
- desconforto dos colaboradores por falta de adaptação;
- ocorrência de erros pela falta de conhecimento dos usuários sobre os recursos utilizados por eles.
Como esse serviço pode ser útil?
A utilidade do suporte nas empresas de software está ligada aos benefícios que proporciona aos seus clientes. Por meio dele é possível realizar um diagnóstico rápido, mostrando se existem recursos mal utilizados, de forma a otimizar seu uso e evitar retrabalhos. Além disso, é importante para sanar dúvidas e diminuir a perda de produtividade.
Sua função não é apenas resolver falhas, mas também assegurar que tais falham nem cheguem a acontecer. Por isso, é feita uma atualização frequente. Com os feedbacks obtidos dos usuários, os programadores conseguem ajustar e aprimorar as funções do sistema e consertar os erros apontados. Também há a possibilidade de customizar os módulos que compõem a estrutura e englobam as mais diversas funções dentro das rotinas empresariais.
Como escolher o melhor serviço?
Para escolher uma empresa confiável, que oferecera um bom suporte e atendimento, alguns pontos devem ser observados antes da contratação. Confira!
Conheça os técnicos
Conheça a equipe que realiza o suporte e atendimento para o software contratado por você. Profissionais qualificados e com conhecimento na área asseguram um atendimento efetivo na solução de problemas. Portanto, antes de contratar, considere isso. Converse com a fornecedora para conhecer a equipe e prática de suporte.
Busque por referências
Uma excelente dica é buscar por referências da empresa. Você pode consultar clientes antigos, pesquisar em sites de reclamações, entre outros. Com essa ação, é possível adquirir informações que contribuirão para a avaliação das condições do suporte.
É importante ter em mente que esse serviço é uma obrigação, já que o atendimento às necessidades do contratante faz parte da efetividade do investimento realizado.
Pesquise sobre a disponibilidade do suporte e atendimento
O suporte e atendimento são aspectos fundamentais para o bom funcionamento do software de gestão e das rotinas da empresa. Portanto, procure entender, antes de contratar o serviço, como é feito esse suporte, quais são os pontos de contato com a prestadora e qual a disponibilidade da equipe em caso de necessidade.
Agora que você já sabe da importância do suporte e atendimento para prestar auxílio no caso de qualquer problema enfrentado pelo usuário e esclarecimento de dúvidas, tenha cuidado ao escolher a fornecedora de software adequada para a sua empresa. Afinal, esse serviço é essencial para a utilização adequada de todos os recursos do sistema.
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