16 motivos para automatizar a gestão do seu supermercado
Os supermercados têm uma grande capacidade de inovar e conquistar o consumidor. No entanto, mesmo com uma atuação dinâmica na circulação de mercadorias, muitos estabelecimentos ainda atuam com base na calculadora. Há casos em que os inventários são feitos manualmente, com resultados inconsistentes e que levam a uma gestão de estoque pouco eficaz.
Mas como melhorar a gestão de supermercados? Por meio da automatização de processos! Apesar de muitos estabelecimentos já contarem com leitor de código de barras, pagamento via cartão e câmeras de segurança, ainda há espaço para investir em inovações e melhorar a lucratividade do negócio.
Pensando nisso, confira 16 motivos para automatizar a gestão do seu supermercado!
1. Produtividade
A automação aumenta a produtividade. Ela é uma maneira de evitar retrabalhos, falhas de comunicação e perda de tempo. Além disso, fornece ferramentas para agilizar o trabalho dos funcionários.
O pagamento de impostos do estabelecimento, por exemplo, pode ser centralizado em um software, que sinaliza as notas lançadas. Realizar o mesmo processo manualmente poderia levar semanas.
2. Organização
A organização é uma habilidade essencial para a gestão de um negócio. Fica muito mais fácil ser organizado com métodos e processos definidos. O software de gestão de supermercados reúne em um único sistema informações sobre compra, venda, estoque, manutenção, entre outras.
Isso tornará a organização do negócio muito mais simples e contribuirá para disciplinar a equipe. O processo também facilita a gestão de pessoal, já que cada etapa e sua realização podem ser atribuídas com clareza aos funcionários.
A organização contribui para melhorar todos os trabalhos executados no supermercado: a compra, a venda, o controle de estoque, a reposição de itens, a análise das marcas mais procuradas pelo consumidor e assim por diante. Muitos desses dados são essenciais para ações de marketing e promoções.
3. Redução de erros
Errar é humano, todos sabemos disso. Por isso mesmo, a automação é uma forma de reduzir os erros no seu supermercado.
Seja ao evitar operações incorretas ou problemas de digitação, um sistema automatizado pode contribuir para diminuir as taxas de erros do negócio.
O sistema também é útil no escritório para pagar boletos e contas em geral. Além de evitar erros, ele permite identificar facilmente as falhas que foram cometidas, assim como o responsável por elas.
4. Inibição de fraudes
Um supermercado que é gerido por meio de um sistema automatizado fica menos suscetível a fraudes. O sistema torna muito mais simples conferir o pedido de compra e acompanhar os pagamentos realizados, por exemplo.
Além disso, também é possível evitar o desvio de produtos e a fraude de programas de fidelidade por meio da integração do sistema de segurança com o software de gestão de supermercados.
Já com relação ao consumidor, o software inibe as trocas de etiquetas ou embalagens e a alteração do preço de produtos ou de gôndolas. Isso porque fica fácil conferir se a informação está correta, a qual produto ela se refere e até mesmo quando aquela etiqueta foi emitida.
5. Controle de estoque
Para padarias, mercearias e supermercados, realizar o controle de estoque manualmente ou por meio de planilhas é uma tarefa praticamente impossível. Por isso, é muito importante contar com a automação comercial nesses setores.
O processo de check-out torna-se muito mais rápido e, diante de uma gestão afinada do estoque, evita-se o desperdício, a falta de produtos e o vencimento de itens, por exemplo.
6. Eficiência no atendimento
O objetivo de um supermercado é promover uma experiência de compra agradável a seus clientes: que eles encontrem tudo que procuram, que os produtos estejam em boas condições e que o atendimento seja rápido e eficiente. Nesse ponto, a automação é essencial para o negócio.
O software para gestão de supermercados contribui para evitar a formação de filas e dificulta até mesmo o atrito com clientes devido a preços incorretos ou estoque esgotado.
Além disso, o sistema pode contribuir para um atendimento ainda mais personalizado, tanto por meio do cadastro de clientes como pela possibilidade de realizar promoções limitadas, criar linhas de crédito e oferecer descontos.
7. Controle financeiro
Nenhuma planilha do Excel proporciona o controle financeiro que um bom software de gestão é capaz de fornecer. Muitas vezes, os gestores de um supermercado têm dificuldade de estabelecer alguns pontos, como:
- as despesas que mais aumentaram nos últimos meses;
- o valor investido na renovação do mobiliário nos últimos anos;
- o gasto do supermercado com vigilância;
- o gasto com limpeza;
- as estruturas que mais necessitam de manutenção;
- a estimativa de investimento para o projeto.
No entanto, a resposta fica sempre mais simples quando o negócio utiliza um software de gestão.
8. Segurança fiscal
A legislação brasileira, em geral, é complexa e prolixa. O mesmo se pode dizer da legislação fiscal nacional. Um sistema operacional pode ser de grande ajuda tanto para distinguir quanto para cumprir a legislação fiscal aplicável.
A legislação já pode vir anexada ao sistema do software, que emite alertas quanto a prazos e obrigações.
9. Decisões com base em dados
Um dos pontos mais importantes da utilização de sistemas de gestão de supermercados é a capacidade de tomar decisões com base em dados e estatísticas.
Muitas vezes, decisões e análises gerenciais relacionadas à previsão de demanda e gestão de estoque, por exemplo, são tomadas com base na percepção dos gestores. O problema é que, devido ao tamanho e à complexidade do negócio, a percepção muitas vezes é enganosa.
Com um software de gestão de supermercado, fica mais muito fácil:
- criar estratégias de marketing e promoções com base nas preferências dos clientes;
- promover a rotatividade de produtos com validade breve;
- localizar e eliminar os gargalos operacionais.
Isso porque é possível emitir relatórios gerenciais de acordo com o modelo de negócio, que serão fundamentais para direcionar as estratégias que devem ser implementadas. Esse tipo de ferramenta possibilita a personalização conforme os dados desejados e a criação da exibição em forma de filtros, gráficos ou outros formatos que simplificar a sua análise sobre o desempenho do supermercado.
Ao embasar as decisões em dados, e não em percepções, fica muito mais fácil aumentar a lucratividade do negócio.
10. Diminuição da burocracia
As operações que fazem o supermercado funcionar precisam de acompanhamento frequente. Assim, nada melhor do que automatizar e integrar essa função tão importante. Essa é a chance ideal de melhorar os serviços realizados e de aumentar a eficiência e a produtividade desses processos. Dessa forma, a rede consegue obter um controle simplificado e menos burocráticos de todas as atividades que devem ser feitas dentro do estabelecimento.
11. Otimização da equipe
O desempenho dos funcionários de um supermercado adquire mais volume quando os procedimentos de todo o time estão automatizados. O tempo de execução das tarefas passa a ser menor, já que o uso de um software agiliza o registro e mostra a produção de cada membro de uma maneira mais precisa. Desse jeito, o gestor economiza recursos financeiros e tempo, que podem ser aplicados em outras áreas importantes para o crescimento do negócio.
12. Controle sobre a operação
A gestão de supermercados feita por meio de um recurso específico ajuda na integração dos sistemas e facilita o acesso a arquivos com dados da operação em tempo real. As ferramentas disponíveis tornam o monitoramento mais rápido e geram impactos diretos nas decisões dos gestores.
13. Auxílio na tomada de decisões
Por meio de informações atualizadas e precisas, é possível tomar decisões com base em dados concretos, fazendo com que o gestor tenha a certeza dos investimentos a serem feitos e consiga elaborar ações eficazes para evitar prejuízos ao supermercado.
Uma gestão automatizada oferece dados que vão desde números específicos, como o resultado de vendas de um certo produto, até informações operacionais, por exemplo, a quantidade de perda de determinados itens. A partir desses valores, é possível investir nas práticas necessárias para o bom funcionamento de diversos setores.
14. Cadastro atualizado
Ter um cadastro atualizado dos clientes e fornecedores também é muito importante, tendo em vista que você pode precisar com urgência de um telefone ou de um e-mail para conversar sobre a entrega de uma mercadoria, resolver questões sobre pagamentos, entre outros motivos.
15. Emissão de nota fiscal
Essa é uma funcionalidade muito importante para o negócio, já que a emissão da nota fiscal é uma obrigação definida por lei. O seu não cumprimento pode gerar a aplicação de multas e demais sanções impostas pelo Fisco.
Ao automatizar os processos, é possível entregar o documento ao cliente no ato da compra. Assim, não há o risco de demorar para entregá-lo ou de se esquecer de emiti-lo, agregando dinamismo e comodidade ao negócio.
16. Suporte técnico adequado
Contar com um suporte técnico eficiente para o sistema de gestão de supermercados é necessário para manter os processos sempre atualizados e em conformidade com a lei. Além disso, por meio do auxílio de funcionários qualificados, é possível obter um atendimento personalizado, para que nenhuma funcionalidade fique sem a devida explicação.
Com um sistema que fornece informações sobre o desempenho e o custo de cada setor, a gestão de supermercados será capaz de otimizar os processos, localizando e combatendo os problemas encontrados. Assim, é possível garantir um crescimento sustentável e melhorar as chances de sucesso do negócio.
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