Você pode aumentar o ticket médio da loja por meio destas 6 ações
Depois da crise que prejudicou praticamente todos os segmentos de mercado, a economia brasileira começa a dar sinais de recuperação. Esse pode ser um bom momento para muitas empresas, principalmente no varejo, já que o governo vem liberando incentivos para aumentar o consumo. Uma estratégia que pode ajudar o seu negócio aproveitar a fase e vender mais é aumentar o ticket médio.
Essa estratégia é importante, pois é o que vai impulsionar um volume maior de vendas por período e contribuir para fidelizar mais clientes no processo. Para ter sucesso nessa missão, nós esclareceremos abaixo o que é ticket médio, como calculá-lo corretamente e quais etapas devem ser seguidas para conseguir aumentá-lo.
Gostou da ideia? Então aproveite a leitura!
O que é ticket médio?
Muitos varejistas ainda não sabem, mas o ticket médio representa o valor que cada cliente gasta na sua loja todo mês, independentemente do que compra e de quantas vezes comprou. Ter essa informação é importante para poder planejar, implementar e monitorar ações de marketing e vendas com maior foco e precisão dentro e fora do estabelecimento.
Se quiser aumentar o ticket médio da empresa, antes precisa descobrir qual valor ele tem atualmente para saber se as estratégias aplicadas deram resultados ou não.
Como calcular o ticket médio?
Diferente do que muitos imaginam, calcular o ticket médio não é uma tarefa difícil de ser feita. Basta somar o valor total de vendas no período (semana, mês ou ano) e dividir pelo número total de clientes que compraram.
Por exemplo, digamos que um supermercado tenha um faturamento de R$ 1 milhão em um mês e a quantidade de clientes que comprou foi de 5 mil. Ao dividir o faturamento pela quantidade de clientes terá o valor do ticket médio, que é de R$ 200 por cliente.
1.000.000 / 5000 = 200
Isso quer dizer que cada cliente comprou, em média, R$ 200 no seu estabelecimento no mês em questão. Se você tem o hábito de registrar as vendas de cada cliente, pode fazer um cálculo mais preciso, sabendo exatamente quanto cada cliente costuma gastar no seu negócio.
Como aumentar o ticket médio?
Agora que você já sabe como calcular o ticket médio, vamos adotar algumas medidas para aumentá-lo. As principais estratégias são:
1. Posicionar produtos desejáveis próximo ao caixa
Uma tática bem utilizada no varejo, mas que muitos lojistas ainda não praticam é o posicionamento correto dos produtos dentro do estabelecimento. O que for considerado de consumo necessário e frequente deve ficar no fundo da loja, enquanto os produtos melhores, mais caros e mais desejáveis se posicionam no caminho (prateleiras em corredores) entre o fundo e o caixa.
Essa é uma estratégia psicológica. O cliente entra no estabelecimento e, para chegar aos produtos que precisa comprar, terá que passar pelos que despertam desejo. Na volta, em direção ao caixa, passam novamente por eles, podendo levar alguns. Se houver exemplares disponíveis no caixa, essa chance aumenta ainda mais.
2. Monitorar o comportamento do consumidor
Cada consumidor tem um comportamento diferente dentro da loja, que é moldado conforme as suas necessidades e desejos do momento. Passe a monitorar isso, descobrindo padrões de consumo como, o que compra, quando compra, quantidades, preços, formas de pagamento que prefere, etc. Registre tudo.
Com esses dados pode-se programar ações estratégicas mais eficientes, como se antecipar às necessidades dele e oferecer o que precisa na quantidade e data certa. Se fizer uma promoção exclusiva para ele nesse momento, é possível elevar consideravelmente o ticket médio.
3. Criar um programa de acúmulo de pontos
Assim como os cartões de crédito, você também pode aplicar essa estratégia. Afinal, elas dão muito certo. Muita gente concentra todas as suas despesas mensais no cartão de crédito só para acumular pontos mais rapidamente e poder trocar por produtos e serviços que desejam.
Se você implementar um programa de pontuações no seu negócio, poderá ter todas as compras do cliente concentradas na sua loja, sem dividir com a concorrência. Além disso, poderá ajudar o consumidor a acumular pontos duplamente: no cartão de crédito e no seu estabelecimento.
Mas lembre-se que para essa estratégia dar um bom resultado, a loja precisa oferecer produtos e serviços relevantes para o cliente trocar os pontos. Ou seja, tem que ser algo que realmente desperte o interesse do cliente em participar do seu programa de pontuações.
4. Oferecer produtos complementares
Se o cliente tem o hábito de comprar sabão em pó no seu supermercado, ofereça um amaciante da mesma marca. Essa é uma sugestão que pode ser feita no caixa ou nas gôndolas organizando os dois produtos juntos ou montando kits com preços promocionais. Muitas vezes o cliente precisa de um produto complementar ao que está comprando, mas precisa ter um incentivo e uma facilidade para adquiri-lo também.
Adote a tática de montar kits promocionais (pague 2 leve 3) ou kits de produtos que se complementam (compre 2 detergentes e ganhe uma bucha), por exemplo, e verá o ticket médio do seu negócio aumentar com maior rapidez.
5. Manter o cliente informado
Tenha o hábito de cadastrar os clientes no seu estabelecimento, registrando informações como nome, data de aniversário, e-mail e telefone. Toda vez que tiver algo relevante e de grande importância, de acordo com o perfil do cliente, envie uma mensagem para avisar. Pode ser uma novidade, lançamento de novos produtos e serviços, liquidações, etc.
Se fizer isso, o cliente ficará surpreso sobre o quanto o conhece e o valoriza, passando a comprar mais no seu negócio.
6. Fazer contatos pessoais
Vá além dos contatos comerciais e seja pessoal. Nem toda ligação ou mensagem precisa ter o objetivo de vender algo. Mande mensagens de felicitações pelo aniversário, dia internacional da mulher, dia dos pais, dia das mães, deseje boas festas no natal e ano novo, entre outras ocasiões. Essa tática ajuda a quebrar o gelo com o cliente e a construir um relacionamento mais próximo.
Isso o fará enxergar que a sua empresa não só se interessa em vender, mas também em vê-lo realizando seus objetivos de vida, resolvendo problemas pessoais e sendo feliz.
Com essas estratégias você conseguirá aumentar o ticket médio da empresa em um curto período de tempo. Mas para ter resultados ainda melhores, foque em utilizar equipamentos e softwares específicos para facilitar a vida do cliente no interior da loja, dos profissionais que trabalham para você e da sua própria rotina como gestor.
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