8 indicadores de performance que você deve analisar em seu supermercado
Mais do que nunca, é importante que uma empresa tome decisões sóbrias, rápidas e eficientes. Desse modo, é possível prolongar sua permanência no mercado. Mas, para isso, precisa conhecer e acompanhar alguns indicadores de performance.
Esses indicadores são uma importante ferramenta de gestão. Com eles, é possível medir o grau de resultados que determinada área ou atividade do supermercado está gerando. Comumente, estão relacionados ao RH, vendas, marketing e finanças.
Pensando nisso, criamos um conteúdo especialmente para você conhecer alguns dos indicadores de performance mais importantes para analisar em seu supermercado. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!
1. Ticket médio
Esse indicador está relacionado à área de vendas e finanças. Com ele, é possível saber o valor médio das vendas realizadas no supermercado assim como a média de receita por produtos. Em posse do ticket médio, você pode traçar estratégias para aumentar as vendas e obter mais lucros.
Veja como calcular:
Por cliente (R$) = valor total das vendas / volume total de vendas
Por produto (R$) = valor total das vendas / número de itens vendidos
O valor médio das vendas varia muito de acordo com cada supermercado e sua estratégia de atuação. Para elevar o ticket médio, é possível agregar valor ao mix de produtos, otimizar o ponto de venda e a capacitação dos atendentes.
2. Índice de lucratividade
Vender muito não é o suficiente; é crucial ter uma boa margem de lucro em cada transação financeira. Dessa forma, é possível arquitetar um empreendimento saudável e com dinheiro no caixa para pagar suas despesas e custos diários.
Veja como calcular:
Lucratividade (%) = lucro líquido / receita total x 100
Para potencializar a lucratividade, é possível aumentar o preço final dos produtos ou reduzir seus custos relacionados. Defina qual possibilidade melhor se adequa ao seu negócio. De um modo geral, o mais indicado é reduzir os custos relacionados.
3. Índice de crescimento anual
Um dos principais objetivos de qualquer supermercado é crescer. A questão é: como é possível monitorar o crescimento de um empreendimento? Isso é simples, basta levar em consideração a receita do ano atual e do ano anterior.
Veja como calcular:
Crescimento (%) = (receita do ano atual – receita do ano anterior) / receita do ano anterior x 100
Para maximizar o crescimento do supermercado, é importante incrementar o ticket médio e aumentar a efetividade das compras. Também é possível realizar mais investimentos em marketing, ampliação do mix de produtos e engajamento dos funcionários.
4. Retorno sobre investimentos (ROI)
São diversos os investimentos feitos por uma empresa. É possível destacar a aquisição de modernos softwares, treinamento de funcionários e ações de marketing. Mas como calcular o retorno financeiro obtido em cada investimento? Para isso, utiliza-se o ROI.
Veja como calcular:
ROI = (ganho obtido – valor investido) / valor investido x 100
Quanto maior for o ROI de um investimento, melhor. Ao identificar o percentual de retorno obtido, você pode classificar os investimentos mais importantes para a empresa.
5. Net Promoter Score (NPS)
A satisfação dos clientes finais é muito importante. Aliás, apenas em 2015, estima-se que as empesas brasileiras perderam US$ 217 bilhões pelo mau atendimento. Nesse contexto, o NPS é um importante indicador. Com ele, é possível calcular a satisfação e lealdade dos consumidores.
Seu cálculo se inicia com uma pergunta realizada ao cliente:
“De 0 a 10, o quanto indicaria nosso estabelecimento para um amigo ou familiar?”
Com as respostas obtidas, é possível classificar os consumidores como promotores (respostas entre 9 e 10), neutros (entre 7 e 8) ou detratores (entre 0 e 6). Depois, utiliza-se o seguinte cálculo para identificar o nível de NPS:
NPS (%) = % de promotores – % de detratores
De acordo com o percentual final, é possível classificar a empresa em quatro principais zonas:
- Zona de Excelência: NPS entre 75 e 100;
- Zona de Qualidade: NPS entre 50 e 74;
- Zona de Aperfeiçoamento: NPS entre 0 e 49;
- Zona Crítica: NPS entre -100 e -1.
6. Índice de reclamações
A reclamação de um cliente pode ter diversos motivos, tais como: a insatisfação com o mix de produtos, atendimento recebido ou com a empresa em geral. Independentemente disso, é importante acompanhar o nível de reclamações.
Veja como calcular:
Índice de reclamação (%) = número de reclamações / número de clientes x 100
É aceitável um nível de 1%, mas o foco do estabelecimento deve ser o de zerar esse indicador. Para garantir consumidores satisfeitos, sem reclamações, é importante otimizar sua experiência em cada ponto de contato, da entrada até sua saída do supermercado.
7. Taxa de turnover
O turnover é um importante indicador para o RH da empresa. Com ele, é possível identificar o percentual de funcionários que deixam a companhia em determinado período. Quando elevado, representa diversas perdas — financeiras e de talentos — para o estabelecimento.
Veja como calcular:
Turnover = número de funcionários que saíram da empresa / total de funcionários do mesmo período x 100
O valor ideal do RH depende da política de retenção de cada organização, mas é indicado que fique em torno de 5%. Caso o turnover esteja elevado, é importante que invista na comunicação interna, benefícios complementares e bem-estar dentro da empresa.
8. Custo de aquisição de clientes (CAC)
O CAC é um indicador muito utilizado na administração. Seu principal objetivo é identificar a eficiência da estratégia de aquisição de clientes. Para identificá-lo, é preciso levar em consideração qualquer valor investido em marketing e vendas pela empresa.
Veja como calcular:
CAC (%) = investimento total em marketing e vendas / número de clientes adquiridos
Para melhorar (reduzir) o CAC da empresa, é possível utilizar formas mais acessíveis de marketing. Atualmente, é muito utilizado o marketing digital, de relacionamento e o famoso boca a boca. Construa uma boa estratégia; os resultados serão épicos!
Veja, esses são alguns dos mais importantes indicadores para supermercados. Para garantir que os cálculos sejam realizados com sucesso, é importante contar com um software de gerenciamento que ofereça dados confiáveis sobre o estabelecimento.
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