5 principais métricas para acompanhar em vendas
Para ter um desenvolvimento corporativo eficiente, trabalhar com as métricas é muito importante.
As empresas costumam fazer uso de KPI (Key Performance Indicator) para ajudar na análise sobre a materialidade atual e auxiliar nas tomadas de decisões sobre como a empresa deve agir para resolver problemas ou aperfeiçoar processos.
Essas métricas podem estar atreladas a diversas ações da empresa, como marketing e produção, mas um segmento é certamente visto como o mais importante, que é a métrica para acompanhar as vendas.
Indicadores de venda e a sua importância
Os indicadores são importantes para calcular a lucratividade e rentabilidade que a empresa vem alcançando nas campanhas publicitárias.
Suponhamos que um anúncio de um exaustor centrífugo, por exemplo, não esteja atingindo metas que justifiquem o investimento da empresa.
A métrica ajuda o setor de marketing a verificar eventuais erros no anúncio e conduzir ações para melhor propagar o produto e tentar melhorar esses resultados.
Sabendo da importância das métricas para acompanhar as vendas, nosso setor de marketing fez um levantamento para falar sobre as 5 principais.
5 métricas para acompanhar nas vendas
1. Custo de Aquisição por Cliente (CAC): O cliente que chegou até a sua empresa e fez a compra do produto, dificilmente veio de forma gratuita.
Existem mecanismos que estimulam o consumo e esses mecanismos têm custos, como as ações de marketing, relacionamento com o cliente, publicidade online, etc.
O CAC é uma métrica que visa definir o custo que cada cliente tem por venda. Isso ajuda a calcular o lucro real que a empresa tem sob o produto, o que concede mais materialidade na hora de avaliar a performance empresarial.
2. Ticket Médio: Adotando em tom de pluralidade, o ticket médio é uma métrica que visa calcular quanto cada cliente investiu na empresa.
Em outras palavras, se a empresa é especializada em fazer usinagem de precisão, por exemplo, é necessário calcular valores que vão desde o orçamento mais em conta, até o mais caro, e tirar uma média pelo número de clientes.
Essa média pode ser contabilizada por cada vendedor, ou por cada setor da empresa, como em vendas por e-commerce x vendas em loja física.
3. Taxa de retorno: Dependendo do segmento em que a empresa atua, é comum que clientes continuem comprando periodicamente.
É importante que o gestor fique atento à métrica de retorno, pois além de materializar o índice de fidelidade , também é um fator importante para assegurar a lucratividade da empresa. Faça esse levantamento semestralmente.
4. Lifetime Value: Trata-se do termo designado para calcular o tempo de vida de um cliente na sua empresa.
No tópico anterior falamos sobre a taxa de retorno e nesse estamos falando sobre a taxa dos clientes que não voltaram a comprar.
Em cadastros de CRM das empresas é comum encontrar clientes que faziam compras e simplesmente pararam. Ou esses clientes encontraram outros fornecedores ou eles acabaram mudando de segmento.
Essa métrica de venda vai ser importante para uma análise aprofundada de marketing para determinar quais são os motivos pelo qual os clientes deixaram de comprar da empresa.
5. Taxa de conversão: Por fim, mas não menos importante, a taxa de conversão representa clientes que acessaram o site, viram o anúncio, como por exemplo, lote de oxigênio medicinal, e fizeram a compra.
A taxa de conversão justifica todo o trabalho de marketing da empresa e é por isso que ela é uma das métricas mais importantes de venda.
Chega ao fim nosso artigo que falou sobre as principais métricas de vendas. Se gostou do conteúdo compartilhe e nos siga para mais dicas de marketing e gestão empresarial.
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.