Qual a diferença entre os certificados A1 e A3?
Assim como uma empresa que trabalha com a confecção de uniformes, precisa do seu CNPJ ou até mesmo uma pessoa física precisa do RG, no mundo virtual, um negócio também precisa ter um certificado virtual, que serve para autenticar documentos e realizar assinaturas digitais que possuem validades jurídicas.
Esse certificado é muito usado por lojas virtuais e qualquer negócio que esteja imersivo dentro desse mundo digital, ele garante que você assine documentos de maneira autêntica, validando sua assinatura, e fazendo com que, em apenas alguns cliques, você possa preencher documentos de maneira totalmente remota, e reconhecidas de acordo com a legislação.
Porém, sempre que o tema sobre certificados digitais entra em pauta, muitas pessoas ficam na dúvida qual modelo escolher para o seu negócio, afinal, existem dois principais: o A1 e o A3.
Você sabe a diferença entre eles? Sabe qual é o melhor para o seu negócio digital? Se ainda não conhece nada sobre eles, fique tranquilo que nós vamos te mostrar tudo, preparado? Então vamos lá!
Certificado A1?
O certificado digital A1 é conhecido pelo seu dinamismo, sendo conhecido por ter a sua atuação total dentro de um único computador, o seu armazenamento é realizado diretamente dentro desse computador e funciona por meio de par de chaves criptografadas.
Uma dessas chaves é pública, enquanto a outra é privada, a primeira é enviada para Autoridade Certificadora, enquanto a segunda fica no computador, e é protegida por um login. A chance de alguém hackear ou ter acesso a sua chave é bem baixa, garantindo a segurança do certificado da sua empresa de automação residencial.
Ela é praticamente imune a qualquer tipo de fraude, e em caso de qualquer ameaça virtual ou invasão, ela pode ser desativada, sendo sempre gerenciada totalmente pelo seu computador.
Certificado A3
O certificado A3, vai ter as mesmas funcionalidades que o A1, mas o seu armazenamento é realizado de uma forma diferente, sendo feito através de um token ou um cartão, fazendo que ele funcione de forma remota, podendo levá-lo e acessá-lo de qualquer computador.
Ele possui uma mobilidade e praticidade muito maiores que seu antecessor, porém, o risco pode ser considerado também maior, afinal, a conexão é realizada em qualquer computador, sempre tendo a chance de sofrer algum tipo de invasão ou ter seus dados roubados/ danificados.
Quais as principais diferenças entre eles?
Depois de explicarmos mais sobre cada um deles, ficou mais claro a principal diferença: o armazenamento. Ambos irão proporcionar praticamente as mesmas funcionalidades, porém de uma maneira diferente. O A1, é um certificado fixo, implementado no seu computador e que não irá sair de lá, fazendo todas as operações única e exclusivamente através dele.
Isso impede qualquer tipo de fraude, porém aumenta a dependência e também corre o risco de se algo ocorrer com o computador perder o certificado. Já o A3, possui um armazenamento móvel, podendo ser levado no bolso para onde a pessoa quiser.
Isso facilita muito a mobilidade para assinar documentos e preencher dados importantes em qualquer lugar, trazendo um acesso quase que ilimitado para a sua empresa de brindes corporativos.
Por outro lado, o risco é bem maior de fraudes e invasões, roubando ou denegrindo dados, afinal,o acesso ocorre em qualquer computador, sendo considerado menos seguro que o seu antecessor.
Agora que você já sabe as diferenças entre o A1 e o A3, qual se encaixa melhor no seu negócio? Conte para gente nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos caso tenha curtido esse texto, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.