5 tecnologias para aplicar no varejo
Com a chegada da tecnologia e as mudanças dentro do mercado, o varejo acabou sendo uma das áreas mais afetadas, mudando completamente as suas ações e se adaptando ao hábito dos consumidores, que vem sendo cada vez mais criteriosos. Muitas pessoas, até pensam que o varejo está morto, devido ao aumento das vendas no e-commerce, e a clara preferência de grande parte das pessoas em realizar compras em lojas virtuais.
Porém acredite, esse segmento não está morto, muito pelo contrário, ainda existe um grande espaço para que uma loja de batedeira industrial, consiga vender seus produtos e alcançar o sucesso. Mas para isso, é preciso que o ramo se adapte, integrando a tecnologia dentro das suas estratégias.
Se você ainda não usa nenhum tipo de tecnologia dentro do seu varejo, saiba que provavelmente está um passo atrás de seus concorrentes, e pode sofrer danos graves com isso. Pensando nisso, separamos 5 tecnologias para você aplicar no varejo e conseguir se adaptar a essa nova realidade, pronto para conferir? Então vamos lá!
1. Autoatendimento e totens interativos
A primeira tecnologia que já é uma realidade principalmente em restaurantes e grandes lojas, são os autoatendimentos e totens interativos, de acordo com pesquisas, 60,4% dos brasileiros irão realizar esse tipo de compra nos próximos anos, levando em conta principalmente o seu hábito de consumo.
Isso porque, as pessoas estão cada vez mais propícias a quererem encontrar soluções de forma individual, buscando produtos e serviços de maneira isolada, sem contar com a ajuda de um atendente. Tanto os totens quanto o autoatendimento, fornecem mais autonomia, e fazem com que o consumidor se sinta mais confortável durante sua jornada de compra.
2. Compras com realidade aumentada e virtual
Com o passar dos anos, a necessidade de integrar o mundo físico com o virtual vai crescer cada vez mais, e isso é claro, se aplica também dentro do ambiente do varejo, as pessoas querem ver os produtos como uma injetora de plástico, de forma remota e sem precisar realizar grandes esforços.
Para isso, a realidade aumentada e virtual, fornece que o consumidor possa ter uma noção de como é o produto, sua funcionalidade, como utilizá-lo, onde eles podem ser aplicados no seu ambiente, em caso de decorações, por exemplo, entre diversos outros recursos, dando uma imersão maior na jornada de compra e fazendo com que os usuários tenha uma experiência melhor.
3. Inteligência artificial
A inteligência artificial já é uma realidade em diversas áreas, como no setor industrial por exemplo, e agora, ela pode ser aplicada de maneira extremamente efetiva dentro do varejo. Com a IA, é possível personalizar e trazer sensações únicas para a jornada de compra de um consumidor.
Com ela, o atendimento fica muito mais fácil através dos chatbots, e a personalização também é muito mais efetiva, conseguindo se comunicar e oferecer produtos específicos de acordo com cada consumidor.
4. Experiência omnichannel
A internet é um universo enorme, e é claro que, nesse grande leque de oportunidades, é sempre importante estar presente no maior número de canais possíveis, e é exatamente aí que entra a experiência omnichannel.
Ela se baseia em estar presente em diversos meios de comunicação diferentes, para que você consiga alcançar seus clientes em mais de uma plataforma, utilizando por exemplo, o atendimento telefônico, presencial, redes sociais, e-mail, chat, site, whatsapp, e qualquer outra ferramenta que possa comunicar a sua loja com seu público.
5. Novos meios de pagamento
Além das exigências em relação a interatividade e conectividade, as pessoas estão cada vez mais criteriosas em relação aos meios de pagamento, nos dias de hoje, aceitar apenas dinheiro ou cartão de débito não é o suficiente para sustentar sua loja que vende produtos em caixa de papelão.
É preciso que você se adapte a tecnologia, e disponibilize para seus clientes, um bom leque de opções, Pix, transferência bancária, parcelamento no crédito, mercado pago, pagseguro, QR code, e diversos outros recursos, podem ser utilizados para que você consiga chamar a atenção do público com uma variedade muito maior de pagamentos.
O que achou do texto de hoje? Curtiu? Então comente abaixo qual a sua opinião e não se esqueça de compartilhar com seus amigos caso tenha curtido, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.