4 maneiras de aumentar a satisfação do cliente no comércio
O alto nível de satisfação do cliente é uma meta de negócios para todas as marcas, seja ela do ramo alimentício ou de confecção de uniformes.
Esta é uma chave para o sucesso, portanto, se está lendo este artigo, significa que, provavelmente, concorda com essa afirmação e está procurando dicas sobre o tema, correto? Então, continue com a gente para saber mais!
Primeiras dicas
Em primeiro lugar, a satisfação do cliente afeta a receita do seu negócio. Quando há baixos níveis significa que suas taxas de retenção também serão baixas.
Há uma pesquisa que revelou que apenas 1 em cada 25 clientes insatisfeitos realmente reclamam. Porém, o número que me deixou boquiaberto é o próximo: 91% dos clientes insatisfeitos, simplesmente vão embora.
Com isso em mente, me responda: dá para perder este número tão grande de compradores? Se a resposta for não, veja as dicas que separamos e descubra como identificar clientes insatisfeitos coletando feedback dos clientes.
Com base nas informações dos clientes, você pode melhorar a experiência dos mesmos, aumentar sua satisfação e melhorar as taxas de retenção de sua marca. Ou seja, o importante é sair de sua caixa de papelão e ver o mundo com outros olhos.
Como melhorar a satisfação do cliente?
Então, como você pode melhorar a satisfação do cliente num mundo tão dinâmico como o de hoje? Siga estas etapas que é sucesso!
- Colete feedback do cliente: para entender melhor as necessidades de quem compra de você, ouça-os e saiba o que querem. Ao usar pesquisas, poderá medir a satisfação do cliente e descobrir quais melhorias precisa solicitar;
- Transforme o feedback do cliente em ação: agora que já sabe o que eles desejam, é hora de tirar as informações do papel. Por exemplo, se um cliente disser que determinado produto, como uma junta rotativa, não está nas especificações corretas, vale a pena trabalhar com sua equipe para melhorá-las;
- Melhore seu produto ou serviço: se esforce constantemente para melhorar seu produto ou serviço com base nos feedbacks. Por exemplo, se o cliente solicitar recursos que ainda não pode entregar, sempre atualize-os sobre o andamento;
- Acompanhe seus clientes: você fez uma melhoria com base no que seu cliente lhe disse? Faça um acompanhamento com as pessoas que repassaram as reclamações ou sugestões, para informá-los sobre isso. Manter seus clientes cientes das coisas, mostra que sua empresa valoriza aquilo que é comentado.
Portanto, fazer tais somatórias se resume a coletar feedback do cliente e, em seguida, agir de acordo com ele. Por isso, essas dicas extras vão te ajudar a melhorar ainda mais este diálogo:
- Ofereça suporte multicanal;
- Peça feedback em todos os pontos de contato;
- Compartilhe feedback em todas as suas equipes;
- Responda a todos os comentários;
- Atue em reclamações e críticas negativas.
Tirando estas dicas do papel, certamente você estará alguns passos à frente dos concorrentes e, com o passar do tempo, mais lucros e leads chegarão.
Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.
Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.