Como um bom atendimento pode fidelizar clientes?
Conquistar novos clientes custa mais caro do que manter os já existentes. Na verdade, esse custo pode chegar a ser seis ou sete vezes maior, dependendo do segmento de atuação. Dessa forma, a estratégia para fidelizar clientes deve ser tratada de forma independente, mas ligada as estratégias de conquista dos novos.
Uma das maneiras mais fáceis de conseguir a lealdade dos consumidores é o bom atendimento. Enquanto as estratégias de conquistas de novos clientes focam no marketing e publicidade para atraí-los, o bom atendimento deve ser a estratégia chave para mantê-los satisfeitos. A fidelização vai além do atendimento e possui muitos outros fatores que influenciam esse feito, mas hoje vamos focar no atendimento.
Descubra agora como um bom atendimento pode fidelizar clientes:
1. Crie uma experiência de atendimento única
Todo mundo gosta de um pouco de atenção, não é mesmo? Então, sempre que receber um produto novo ou oferecer um serviço diferente, aproveite a oportunidade para enviar uma mensagem por e-mail, chat, redes sociais ou telefone para apresentá-los aos clientes.
Além disso, surpreenda-os positivamente enviando mensagens de aniversário. Isso demonstrará que se lembra e se importa com eles. O vínculo afetivo, além do comercial, conta muito nas estratégias de fidelização.
Outra forma de criar uma experiência única de atendimento é se antecipar as necessidades e problemas e fazer contato antes que o cliente o faça. Para isso, estude os hábitos de compras e identifique os comportamentos padrões dos seus consumidores.
Todas essas ações podem gerar um grande engajamento do cliente com a empresa.
2. Estabeleça uma boa comunicação
Cada cliente gosta de entrar em contato por um meio de comunicação específico. Dessa forma, disponibilize meios digitais (e-mail, redes sociais, chat, etc) e linhas telefônicas para que todos os perfis de clientes tenham maior comodidade.
Mas lembre-se, nada de enrolações. Os clientes devem ter retornos rápidos e com soluções definitivas. Por isso, tenha uma equipe preparada e de prontidão para atendê-los de forma adequada em cada meio de comunicação estabelecido. Vale lembrar que um padrão de atendimento deve ser mantido em todos os meios. Isso facilita o reconhecimento da empresa em qualquer lugar, seja na internet ou fora dela.
Seja gentil e adote uma linguagem formal, mas sem parecer um robô. Os clientes não gostam de atendimentos em que o profissional parece seguir um script. Isso demonstra frieza e que ele é apenas mais um para a empresa.
3. Construa valor em cada oferta
Enviar mensagens de promoções para os clientes é uma boa estratégia para aumentar as vendas, mas nem sempre serve para fidelizar clientes. Isso porque cada cliente possui um perfil de preferências diferente e nem toda promoção será atraente para todos.
Fique sempre atento a isso, pois o cuidado nessa estratégia será determinante para alavancar a taxa de retenção dos consumidores. Quanto mais a sua empresa se preocupar em oferecer o que eles realmente querem, mais valor terá a sua oferta e maior será o encantamento gerado.
Sendo assim, você deve verificar as preferências de compras de cada cliente e separá-los por grupos antes de enviar as mensagens. Ao fazer isso, além de ter melhores resultados financeiros com as promoções, a taxa de fidelização será aprimorada por ofertar somente o que o cliente precisa ou deseja.
4. Conheça bem cada cliente
Quando falamos em conhecer bem os seus clientes, isso não significa que sua empresa deve ficar restrita apenas ao que eles gostam ou precisam comprar. Você deve ser mais abrangente e descobrir também como gostam de pagar pelas compras realizadas.
Por isso, ao analisar os padrões de compra, identifique as formas de pagamentos mais utilizadas (Cartões de crédito ou débito, a vista ou a prazo, média de parcelamentos, etc.), formas de entrega preferidas e o que mais considerar importante.
Quanto mais informações tiver sobre eles, mais ágil e preciso será o atendimento. Imagine quanto tempo o atendente pode economizar tendo todas essas informações acessíveis quando o cliente entrar em contato.
Como o atendimento ao cliente em diversas empresas brasileiras ainda é muito falho, a sua empresa pode se destacar nesse aspecto e ganhar o respeito e admiração deles por oferecer um serviço de alto padrão.
5. Ouça seu cliente
Solicitar feedback sobre as experiências dos clientes, bem como sobre a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, mostra que você tem profissionais envolvidos com o negócio e que está sempre buscando novas maneiras de melhorá-lo.
Para isso, você deve pedir que atribuam uma nota para demonstrar o nível de satisfação que eles têm com a empresa e que descrevam os motivos. Assim, a empresa não só terá informações valiosas para promover melhorias no negócio como manterá o cliente interessado.
Os consumidores gostam de se sentirem úteis e darão mais valor as empresas que realmente os ouvirem e consideram suas opiniões. O sentimento de pertencimento na empresa pode ser um trunfo a mais para fidelizar clientes.
Peça também que os seus profissionais de atendimento ouçam mais os clientes e sempre registrem suas queixas. Ao se tornar um hábito, esse processo se transforma numa estratégia poderosa de fidelização.
6. Use um sistema de CRM
Graças a evolução das tecnologias de internet, hoje você pode contar com um software de gestão focado em CRM (Customer Relationship Management). Isso significa que todo o processo de gestão de relacionamento com os clientes pode ser automatizada para otimizar o atendimento, trazendo benefícios inimagináveis para o negócio.
As ferramentas de automação permitem que as tarefas executadas manualmente sejam automatizadas, liberando mais tempo para os atendentes identificarem os perfis de cada cliente e dedicarem um serviço mais profissional e adequado.
Além de economizar tempo, a empresa diminui o índice de retrabalho por falhas manuais e ganha informações mais rápidas e precisas sobre os clientes no momento exato, o que será fundamental para um atendimento focado na fidelização.
Ao adotar essas medidas, os clientes enxergarão valor no seu negócio, uma vez que o contato feito não tem apenas interesse em vendas, mas também para mantê-los informados sobre as novidades do mercado. Ou seja, você deixa de ser apenas um vendedor e passa a ser um consultor de confiança, o que será relevante para fidelizar clientes.
E você, considera o atendimento nas estratégias de fidelização dos clientes? Deixe um comentário contando a sua experiência.