Conheça as tecnologias usadas em supermercados
Um gestor de supermercados precisa conhecer as tecnologias que estão disponíveis para administração do negócio, pois serão fundamentais para melhorar a qualidade de atendimento dos clientes e proporcionar uma boa jornada de compras.
A tecnológicas disponíveis nos dias de hoje oferecem uma série de vantagens, como, por exemplo:
- Gestão de estoque;
- Gestão de caixa e financeiro;
- Cadastro de clientes;
- Cadastro de produtos;
- Aplicativos para vendas;
- Formas de pagamento;
- Entre outros.
Produzimos esse artigo para falar um pouco mais sobre as tecnologias mais utilizadas em supermercados nos dias de hoje, com a intenção de auxiliar empreendedores que buscam uma melhor automatização de processos e excelência em atendimento.
Gostou da pauta? Então siga conosco e confira o conteúdo a seguir.
QR code de produtos
O QR code é uma ferramenta tecnológica que vem se aprimorando no Brasil. Algumas redes de supermercados já utilizam a tecnologia como rastreamento da origem de determinado produto.
A pessoa quer comprar luva de vaqueta, por exemplo, e na embalagem ou ao lado da prateleira tem um QR Code. Se for da vontade do cliente, acessando o código ele verifica todas as informações sobre o produto que ele quer comprar.
Especificando melhor, ele vai verificar a fabricante, o cnpj, o tipo de material e detalhes adicionais que podem ser importantes para o cliente.
Tecnologia do Farol
Sim, o nome pode ser um pouco estranho, mas essa tecnologia também é conhecida como “beacon”, e ela pode ser inserida nos aplicativos de rede de supermercados.
Para ser mais específico, imagine que um cliente esteja procurando pela sessão de pote biodegradável, mas não sabe onde está localizada. Basta ele escrever o nome do produto no aplicativo que automaticamente será mostrado a sessão e a localização dentro do supermercado.
Isso melhora consideravelmente a experiência do cliente, diminui o stress e flexibiliza a jornada de compras.
Rádio interno
Essa é uma dica muito simples, mas que faz uma grande diferença. Você já foi a um supermercado que fica completamente em silêncio? Existe, mas a pessoa não tem nenhuma vontade de ficar lá por muito tempo.
Colocar música ambiente espalhado pelo mercado motiva os clientes e aumenta o bem-estar.
Isso é ótimo para fazê-lo ficar mais tempo dentro das dependências da empresa. Às vezes ele resolve tomar um café e comer um lanche na praça de alimentação, pois o ambiente está agradável.
Aplicativo da loja com desconto
Muitas empresas estão criando seus próprios aplicativos. Eles podem dar descontos para compras on-line, ou melhores condições para quando o cliente visitar a loja.
O aplicativo é uma forma de deixar a empresa mais perto do público-alvo. O cliente tendo o espacinho da sua empresa dentro do smartphone que ele utiliza todos os dias, é uma grande jogada de marketing!
Por causa disso, busque por desenvolvedores que possam auxiliar sua empresa na criação de um aplicativo para clientes.
Pagamento instantâneo
O pagamento instantâneo veio para ficar, conhecido em vários lugares como PIX. Isso pode diminuir o tempo de fila e flexibilizar a agilidade no atendimento.
Se você vai vender caixa de papelão em atacado, por exemplo, utilizar essa forma de pagamento pode ser muito viável para a empresa, pois ela diminui as tarifas bancárias pelas transações, melhorando as taxas de lucros e agilizando o processo de venda.
Chega ao fim nosso artigo sobre as principais tecnologias usadas em supermercados nos dias de hoje. Se gostou do conteúdo, compartilhe e continue nos acompanhando para mais dicas de gestão empresarial.
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.