E-commerce para supermercados: como ele funciona e quais as diferenças para o mercado convencional
A venda e compra de produtos através da internet se tornou uma rotina para a maior parte das pessoas nos dias de hoje. Com diversas opções a um clique de distância, o mercado do e-commerce vêm crescendo mais a cada ano que passa, afinal, não é preciso sair de casa para comprar quase qualquer coisa que você possa querer (ou imaginar).
Temos um leque alto de opções que variam das mais simples como, por exemplo, eletrodomésticos, roupas, livros, cosméticos, jogos,jóias e acessórios para casa até opções mais específicas como uma batedeira industrial ou uma serra circular.
É possível encontrar de tudo dentro da internet. Porém, um outro nicho vem chamando a atenção dos consumidores e virou atração dentro do competitivo mercado online, se trata do e-commerce para supermercados.
Como funciona o e-commerce para supermercados?
Por conta de sua praticidade, ainda mais após a pandemia, o mercado digital cresceu de uma maneira avassaladora, e atualmente é quase uma regra toda a empresa possuir uma área para a venda de seus produtos de forma digital.
Esta “regra” é aplicada também quando falamos de supermercados, o e-commerce dentro desses estabelecimentos cresceu cerca de 180% no último ano. Com isso, vem sendo um desafio enorme para os supermercadistas conseguir balancear o consumo digital e o consumo físico.
No âmbito digital, o supermercado atua de uma forma diferente do que outras empresas de e-commerce atuam, afinal, os alimentos são repostos e consumidos de forma diária, apresentando um grande desafio para a venda deles online.
É necessário agilidade e cuidado para separar e entregar os produtos com qualidade semelhante à que compramos em um supermercado físico, é um desafio enorme, pois é bem diferente você comprar, por exemplo, uma chave de nível e um pacote de nuggets online.
Diferenças do supermercado físico e digital
Logo de cara já podemos observar algumas diferenças óbvias entre ambos. Assim como todo e-commerce, o conforto e praticidade pesam a favor de qualquer compra online. Em contrapartida, se tratando de supermercado, existem algumas outras diferenças e desafios que devemos nos atentar.
Diferente do mercado físico, quando fazemos compras de alimentos online, não separamos nosso carrinho de compras e caixa de papelão para escolhermos cada alimento a dedo. Ao invés disso, temos um leque de opções e marcas que varia de acordo com o estoque, porém aquela escolha do presunto fatiado mais magro ou do maracujá mais amarelo fica por conta do supermercadista que vai separar os produtos para você.
Dessa forma, existe um esforço redobrado por parte dos supermercados para que os clientes possam ficar satisfeitos,o comércio tem que estar preparado para a demanda digital que costuma ser alta e exigente em relação aos produtos.
Dificuldades e dicas para um e-commerce de supermercados
O primeiro passo é a qualidade dos alimentos, todos devem estar frescos e em ótimo estado de conservação. Selecionar os produtos corretos e fornecê-los com qualidade é o pontapé inicial. Além disso, o estoque para o supermercado digital tem que sempre ser atualizado conforme os produtos disponíveis no mercado.
Muitas vezes, as informações do estoque presencial com o digital não batem e o produto tem que ser cancelado ou enviado porém com uma marca diferente da solicitada pelo cliente. Por isso, diferente do mercado físico onde temos as opções diante dos nossos olhos, às vezes ficamos reféns de um estoque que nem sempre está atualizado.
Depois da separação dos produtos e confirmação no estoque vem uma das partes mais importantes e desafiadoras do e-commerce para supermercados que é a entrega. O prazo de entrega deve ser correspondido pelo desejo de cada consumidor, caso seja algo agendado, os produtos solicitados devem ser entregues dentro do prazo.
Muitas vezes temos prazos que não fazem sentido ou são maiores do que o esperado pelo cliente, por isso é sempre importante se atentar a entrega. Cuidado também com alimentos de geladeira, como frios, carnes ou congelados, que devem ser refrigerados de forma rápida e manuseados com cuidado até chegarem em sua residência.
Por fim, podemos observar que o mercado digital para supermercados possui sim suas diferenças e dificuldades, porém é um nicho que vem crescendo pelo seu conforto, praticidade e muitas vezes pela sua qualidade com a entrega.
Tomando os devidos cuidados com os alimentos, é possível agregar mais um e-commerce de sucesso no carrinho de compras.
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.